DR. MARCOS STERN – AOS 90 ANOS É EXEMPLO DE VITALIDADE E AMOR AO TRABALHO – POR GLORINHA COHEN

309_first_4_1“Pense em fazer o bem, plante semente com amor, pois o amor é uma plantinha que temos que regar todos os dias, para colher os frutos que nos deixam felizes”.


Farmacêutico e químico fisioterapeuta pela Faculdade Nacional de Farmácia da Universidade do Brasil e com pós-graduação em Farmotécnica Industrial na Universidade de Farmácia de São Paulo, o Dr. Marcos Stern é um dos mais respeitados profissionais de sua área e foi quem organizou, em 1989, o 1º Encontro Fitoterápico do Brasil, reunindo médicos de todo o país e da Argentina. É ainda sócio-fundador do 1º Jardim Botânico de Plantas Medicinais do Brasil, em Teresópolis, além de ser autor de 4 livros sobre “O poder de cura das plantas”.

Sensível e impulsionado pela paixão como todo bom capricorniano, este gaúcho de Porto Alegre com alma carioca – mora no Rio de Janeiro desde 1948 – está aposentado há muito tempo, mas não consegue parar de trabalhar e ainda hoje, no auge dos seus 90 anos completados dia 14 de janeiro, divulga em programas de rádio, TV e em colunas de jornais e revistas do país a Fitoterapia, na qual se especializou.

Nesta entrevista exclusiva que nos foi concedida, o Dr. Marcos Stern mostra que não há limite para as coisas que queremos realizar e, ao contar os segredos de tanta vitalidade, destaca uma mente repleta de sabedoria que nos encanta e nos leva a refletir sobre o quanto é importante trazermos para nosso estilo de vida o hábito de fazer o bem para as pessoas.


309_first_4_2Dr. Marcos com o filho Mauro e a esposa Anna

GC – Estado civil:
MS – Casado – e bem casado – há 61 anos com Anna.

GC – Filhos, netos e bisnetos.
MS – Dois filhos médicos: Mauro Stern e Luiz Stern, e seis netos: Rafael, Patrick, Nicoli, Bernard, Leticia e Illan.

GC – Qual foi o momento mais difícil de sua vida?
MS – Com a perda da minha mãe, aos 16 anos, por conseqüência vim para Rio onde cursei a Faculdade Nacional de Farmácia, e com três meses antes da formatura fui indicado por dois professores para assumir a chefia no Instituto Pinheiros em São Paulo, por mérito e dedicação às pesquisas que fazia. Por ser novo, com tanta responsabilidade não foi fácil.

GC – O senhor é aposentado, ou ainda trabalha?
MS – Aposentado, mas continuo trabalhando, dando entrevistas e tirando dúvidas dos ouvintes.

GC – Qual é a sua motivação e o que gosta de fazer quando não está trabalhando?
MS – Gosto ler biografias, fazer pesquisas e minha maior motivação é ajudar as pessoas.

GC – O senhor é Farmacêutico e químico fisioterapeuta. Quando e por que se interessou pela fitoterapia?
MS – Farmacêutico formado há 66 anos, me interessei pela fitoterapia quando meus filhos médicos foram convidados para fazer um curso de fitoterapia e saúde na superintendência do INAMPS e, sabedores do quanto eu gosto e aprecio o assunto, me convidaram para fazer junto. E sempre foi um sonho meu levar para os necessitados remédios a baixo custo com benefícios satisfatórios, pois acredito na cura através das plantas e assim venho estudando e aperfeiçoando meus conhecimentos sobre fitoterapia.

309_first_4_3Dr.Marcos em momento descontraído com os netos

GC – Qual a diferença da fitoterapia e a homeopatia?
MS – Fitoterapia é a ciência que estuda a utilização dos produtos de origem vegetal com finalidade terapêutica, ou seja, pra prevenir, atender ou curar um estado patológico. A matéria prima utilizada com efeitos farmacológicos são folhas, caules, raízes, flores e frutos. Homeopatia é um método terapêutico cujo princípio está baseado no similia similibus curantur ou seja, os semelhantes curam-se pelos semelhantes – na homeopatia os medicamentos são preparados a partir de substâncias provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal.

GC – Por que as plantas ainda não são tão aceitas pelas pessoas quanto deveriam?
MS – Por falta de conhecimento sobre o assunto.

GC – O senhor tem cuidados especiais com a alimentação?
MS – Não como deveria, mas me alimento bem seguindo a orientação médica.

GC – Gosta do termo “melhor idade” para definir a velhice?
MS – Não me incomoda, pois não estou acreditando que com 90 anos esteja velho e sim admirado em chegar à melhor idade.

“Pense em fazer o bem, plante semente com amor, pois o amor é uma plantinha que temos que regar todos os dias, para colher os frutos que nos deixam felizes”.

GC – Quais são as três palavras que melhor descrevem sua vida?
MS – Saúde, amor e alegria (bom humor)

GC – Para o senhor, o que é ter qualidade de vida?
MS – Estar contente com o que tenho, com que realizei e conquistei.

GC – O senhor se sente um homem realizado?
MS – Sim, pelas conquistas e pelo apoio de minha esposa, meus filhos, noras e netos.

GC – No seu dia a dia, o que costuma fazer pra melhorar a saúde?
MS – Seguir a orientação dos médicos.

GC – Tem o hábito de praticar exercícios físicos? Quais?
MS – Atualmente não, mas caminhava no calçadão de Copacabana entre um e duas horas. Hoje em dia somente trinta minutos perto de casa.

GC – Tem algum hobby?
MS – Ler parábolas, piadas, reportagem sobre alimentação e pesquisas sobre plantas medicinais citadas no velho testamento e filosofia.

309_first_4_4Dr. Marcos com a família

GC – Como é completar 90 anos e qual o segredo de ter uma energia como a do senhor?
MS – Essa energia está sendo uma surpresa pela prática de esporte que eu fazia na minha mocidade em Porto Alegre e pelo fato de eu fazer o bem às pessoas que necessitam de apoio.

GC – O que sentiu ao receber uma homenagem tão significativa de sua família ao completar 90 anos?
MS – De ser amado e reconhecido por tudo que realizei nessa vida.

GC – O que o senhor se orgulha de ter realizado?
MS – Ter amenizado o sofrimento das pessoas com problemas de saúde e ter ajudado a divulgar essa fantástica possibilidade natural econômica e que não provoca grandes efeitos colaterais. Orgulho-me também pelas entrevistas de rádio e TVs e pela coluna diária em jornal de grande circulação no Brasil chamando atenção das vantagens e benefícios das ervas bem usadas sobre orientação médica.

GC – Que conselho daria para quem quer ter uma vida longa e saudável?
MS – Pense em fazer o bem, plante semente com amor, pois o amor é uma plantinha que temos que regar todos os dias, para colher os frutos que nos deixam felizes. Agradeço a D`us todo poderoso que me auxilia guiando meus passos, dando-me luz para que eu possa ajudar a todos que necessitam.

20
20