EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE É NOTÍCIA…

E faz acontecer, como Nidia Duek, Elisabete Arbaitman, prefeito João Doria, Fernando Abreu, Fernando Lottenberg, Paulo Cesar Vasconcellos, Ministro Aloysio Nunes Ferreira, Presidente Reuven Rivlin, Embaixador Yossi Shelley, Helcio Kronberg, Amanda e o rabino Henry Sobel, Eva Zimerman, Célia Burd,Rosanne Azulay Majtlis, Grace Azulay Zolko, ministro Ofir Akunis, cônsul Osias Wurman, vereadora Teresa Bergher, professor Noam Zion, Jack Terpins, Adrián Werthein, Agustín Zbar, Claudio Epelman e Alberto Nisman Z’L, dentre outros.


AMEM INAUGURA O AUDITÓRIO DR. EDSON DE GODOY BUENO

Nidia Duek e Bete Arbaitman

Nidia Duek e Elisabete Arbaitman, presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo Amem, respectivamente, inauguram no próximo dia 8 de abril, às 10h, na Amem – Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior, o Auditório Dr. Edson de Godoy Bueno. Estará presente o Prefeito de São Paulo, João Doria, que é Presidente de Honra da instituição.


VISITA DE ALOYSIO NUNES A ISRAEL TEM ALCANCE HISTÓRICO

309_first_5_2

Fernando Abreu, Fernando Lottenberg, Paulo Cesar Vasconcellos, Aloysio Nunes Ferreira, Reuven Rivlin, Yossi Shelley e Modi Ephraim

Em uma das mais bem-sucedidas missões brasileiras a Israel, o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, acompanhou o chanceler Aloysio Nunes Ferreira em visita ao país a convite do ministro, promovendo uma reaproximação histórica com duas conquistas relevantes: o compromisso do premier Benjamin Netanyahu de visitar o Brasil ainda em 2018 e a promessa do Itamaraty de o País não mais votar de forma automática, nos foros internacionais, em questões envolvendo Israel. O governo brasileiro se comprometeu a analisar caso a caso as votações em foros internacionais. A visita foi amplamente divulgada pela imprensa.

Segundo informações do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, que também participou da comitiva, Netanyahu determinou à sua assessoria a aceleração nas negociações dos acordos de cooperação internacional com o Brasil, para que fossem assinados durante sua visita. Aloysio Nunes também conversou com o presidente Reuven Rivlin.

Para o presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Fernando Lottenberg, presente na reunião a convite do ministro, o saldo da conversa foi muito positivo, no sentido de restabelecer o forte vínculo que ambos os países mantiveram até alguns anos atrás. “Você sente dos dois lados, nas duas reuniões, um interesse grande de retomar a relação entre os dois países nos patamares históricos. Os dois lados têm interesses em comum e querem recuperar plenamente parcerias em tecnologia de cibersegurança. Temos uma pauta de interesses comuns e valores compartilhados”.

Em visita ao Yad Vashem, o chanceler Aloysio Nunes, deixou mensagem: “Mais uma vez, ao visitar este memorial, sinto a mesma profunda emoção que a lembrança dessas crianças me inspira”. “E aqui renovo meu compromisso na luta contra o antissemitismo, expressão da barbárie que levou à morte essas crianças pelo simples fato de serem judias”.

Outro resultado relevante veio com a visita ao Brasil do titular da pasta de Ciência e Tecnologia, Ofir Akunis. Matéria publicada na Folha de S. Paulo relata que Israel quer expandir a cooperação em matéria de ciência e tecnologia com o Brasil, incluindo a possibilidade de transferência de tecnologia de defesa, e afirma estar nos últimos passos de negociação de um acordo de segurança com o governo brasileiro.

Em Brasília, Akunis assinou com o ministro Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia) o que disse ser o primeiro acordo bilateral de ciência, tecnologia e inovação. A meta é ampliar o trabalho conjunto em áreas como tecnologia limpa, água, espaço e satélites. “A presença é boa, mas queremos que o futuro seja excelente”, afirmou à Folha. Akunis esteve acompanhado do diretor de relações exteriores da Agência Espacial Israelense, Leo Vinovezky. Juntos, visitaram a Embraer, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Parque Tecnológico, em São José dos Campos (SP).

Crédito fotográfico: Arthur Max – AIG/ MRE


HELCIO KRONBERG É NOMEADO LEILOEIRO OFICIAL NAS VARAS CÍVEIS DE CIANORTE

309_first_5_3Leiloeiro tem ampliado sua atuação no interior do estado

O leiloeiro público oficial habilitado pela Junta Comercial do Paraná Helcio Kronberg foi nomeado para atuar na 1ª e 2ª Varas Cíveis de Cianorte, Noroeste do Estado. Esta nomeação reforça a atuação do leiloeiro no interior do estado, já nomeado em diferentes varas judiciais. Considerado um dos mais importantes leiloeiros do Paraná, Helcio Kronberg possui ampla experiência em leilões extrajudiciais e judiciais, auxilia as varas judiciais com sugestão de edital de leilão mediante análise de cada processo, evitando nulidades processuais. Também atua na elaboração de intimações de partes e credores hipotecários, fazendas públicas, quando determinadas pelo juízo.


RABINO HENRY SOBEL NO BRASIL

309_first_5_4O rabino Henry Sobel e sua esposa Amanda, ora radicados em Miami, nos Estados Unidos, vieram ao Brasil para o bris do primeiro neto Leo, filho de Alisha e de Luiz Carlos Szuster e também neto de Esther e Jaime Szuster. Aproveitou para visitar a Hebraica de São Paulo, onde se encontrou com Eva Zimerman, Glorinha Cohen e Célia Burd.


MAIS DE 80 MULHERES PARTICIPAM DETOUR FEMININO NA FUTURA SEDE DA SINAGOGA KNESSET ISRAEL

309_first_5_5As irmãs Rosanne Azulay Majtlis e Grace Azulay Zolko

A Sinagoga Knesset Israel realizou um Tour Feminino seguido de Lechaim em sua futura sede localizada à Rua Dr. Brasílio Machado, 91 – Higienópolis, em São Paulo. Elas foram conduzidas pelos rabinos Motl Malowany e Avraham Stiefelman e tiveram a oportunidade de conhecer o projeto arquitetônico funcional e totalmente integrado da nova Sede, que passará a ser um centro de referência para a comunidade judaica de São Paulo.

A Knesset Israel (Groisse Shil) será totalmente acessível – com elevadores, rampas e banheiros para deficientes e abrigará duas Sinagogas (uma com capacidade para 500 e outra para 120 pessoas sentadas), além de Salão de Festas com lounge e cozinha independente, biblioteca, salas de aula, brinquedoteca, área de convivência, cozinha gourmet com forno de pizza e churrasqueira, mikve além de sauna seca e úmida. As mulheres contarão com diversos espaços para elas, como o espaço mamãe e bebê, o mikve feminino, além de uma sala especial para as noivas que terão uma entrada independente de estacionamento.

As irmãs Rosanne Azulay Majtlis e Grace Azulay Zolko frequentam a Sinagoga há bastante tempo e participaram do tour feminino. “O tour foi incrível e ficamos muito emocionadas em ver que aquele sonho que começou lá atrás está virando realidade e que teremos um lindo Centro Comunitário dentro de poucos meses”, destacaram.


MOVIMENTO JUVENIL BETAR É INAUGURADO NO CENTRO ADOLPHO BLOCH

309_first_5_6

O movimento juvenil Betar foi inaugurado no Centro Adolpho Bloch em um animado evento que contou com a presença de muitos ativista e lideranças comunitárias e autoridades, como o ministro israelense Ofir Akunis, de Ciência e Tecnologia; o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, o cônsul honorário de Israel no Rio de Janeiro, Osias Wurman, e a vereadora Teresa Bergher.


CIP RECEBE O PROFESSOR NOAM ZION

309_first_5_7Rabino Michel Schlesinger, prof. Noam Zion e rabino Adrian Gottfrid

A palestra com o Professor Noam Zion realizada na CIP, foi uma abordagem ampla sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) da ONU (1948) e suas Fontes Judaicas e Paralelos. Para quem não pôde presenciar ou acompanhar a transmissão ao vivo, consegue assistir pelo canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/canalCIP .

No dia seguinte o Professor Noam Zion, esteve na Comunidade Shalom falando sobre Israel os 70 anos de Israel. A tensão entre o Estado judeu e democrático, “o caso do kotel”, conversões, rabinato, entre outros.


CONGRESSO JUDAICO MUNDIAL SE REÚNE EM PARIS

309_first_5_8O Executivo do CJM e os presidentes das doze maiores comunidades judaicas do mundo se reuniram na capital francesa para discutir os principais desafios que enfrentam. Ao final do encontro, aconteceu um jantar oferecido pela CRIF, com a presença de Macron.

Ronald Lauder, presidente do CJM, liderou os trabalhos. Na ocasião, foram analisadas questões como o crescimento dos partidos de extrema direita na Europa, o fenômeno dos migrantes e refugiados e a situação do Oriente Médio.

Jack Terpins (foto), presidente honorário, Adrián Werthein, presidente do CJlL, Agustín Zbar, presidente da AMIA e Claudio Epelman, diretor executivo do Congresso, representaram a América Latina.

A respeito da paz no Oriente Médio todos concordaram sobre o desejo de buscar condições para que Israel e seus vizinhos possam viver em paz e segurança. Nesse sentido, o Congresso Judaico Mundial ratificou uma vez mais a possibilidade da resolução do conflito na região, mediante a existência de dois estados, posição essa que sustenta há anos.

A jornada de trabalho foi concluída com um jantar organizado pela Comunidade Judaica da França – CRIF, que teve como convidado de honra o presidente Emmanuel Macron.


NETFLIX COMEÇA A FILMAR MINISSÉRIE SOBRE PROMOTOR ARGENTINO ALBERTO NISMAN

309_first_5_9

A Netflix começou a produzir, em Buenos Aires, minissérie sobre Alberto Nisman, o promotor argentino que foi encontrado morto em seu apartamento, em janeiro de 2015, quando investigava o atentado à organização judaica AMIA. Ele se preparava para denunciar no Congresso a ex-presidente Cristina Kirchner por um acordo com o Irã, em que ela favorecia ex-funcionários iranianos envolvidos no ataque em troca de benefícios comerciais à Argentina. Considerado inicialmente um suicídio, o caso Nisman foi oficialmente classificado como assassinato.

A minissérie terá de quatro a seis episódios e entrevistas de parentes de Nisman e depoimentos envolvidos nas investigações. Nisman apontou a responsabilidade do Irã no atentado à AMIA, que deixou 85 mortos e mais de 300 feridos, em Buenos Aires, em 1994, e pretendia declarar inconstitucional o acordo com Teerã. Ele foi encontrado morto horas antes de apresentar denúncia no Congresso argentino.

20
20