O ERRO MINÚSCULO – RABINO NISSIN KATRI

310_historia_5_1O Maguid de Duvna queria ensinar sua audiência sobre a importância de cumprir qualquer detalhe na Torá. Para ele, coisas que nós consideramos triviais podem fazer um impacto muito maior do que aquele que nós poderíamos imaginar.

Ele ilustrava este conceito com a seguinte parábola:

Um homem rico ficou muito impressionado com uma mansão que ele visitou e pegou emprestados os planos do arquiteto, e por sua vez, deu para alguém copiar. Quando ele submeteu o plano para o construtor, ficou evidente que esta cópia não era exata.

O homem repreendeu o copiador por ter arruinado o projeto. O copiador disse: “Por que todo este estardalhaço? As linhas só estão alguns milímetros fora do lugar”.

“Seu tolo!” o homem disse. “Você não entende que cada milímetro no projeto pode representar muitos metros na construção? Os seus minúsculos erros deixaram todo o projeto sem valor!”

Assim ocorre também com a Torá. Uma pessoa pode pensar que uma violação “minúscula” é insignificante. Precisamos entender que esta pequena infração pode ter consequências de longo alcance e que todo detalhe, apesar de parecer trivial é muito importante.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20