A HASTE E A COBRA – POR DR. SIMÃO ARÃO PECHER

311_especial_5_1Quem idealizou o famoso símbolo da Medicina, a haste envolta pela cobra?


311_especial_5_2Quem idealizou o famoso símbolo da Medicina, a haste envolta pela cobra?

Na TORÁ (Bíblia Sagrada, Pentateuco ou também conhecido como Antigo Testamento) em NÚMEROS 19-21Chucát, Deus mandou Moisés falar com a rocha para jorrar água em Meribá (disputa), porém ele bateu duas vezes com seu cajado nela, saindo muita água acabando com a sede dos hebreus durante seu êxodo.

Pelo caminho do Mar Vermelho impacientou-se o povo contra Moisés e Deus, por ter saido do Egito e morrer no deserto, onde não havia pão nem água, já que suas almas não gostaram do Maná vindo do céu. O Eterno enviou serpentes que mataram muita gente, então pediram para Moisés orar para acabar com este sofrimento. Disse o Eterno a Moisés: “Faze para ti uma serpente abrasadora de cobre e põe-na sobre uma haste; e acontecerá que todo aquele que for mordido, olhando para ela, tendo fé e acreditar viverá” (Chucát, 21).

E assim foi cumprido pelo povo de Israel. Por sua durabilidade e rigidez, Moisés fez a serpente de cobre e não de outro material. Contra a luz do sol, tornava-se fulgurante e visível devido à altura da haste. Na verdade, todo o tempo em que os filhos de Israel elevavam seus olhos ao céu e submetiam seus corações a Deus, eles se curaram; quando não morriam (ROSH HASHANÁ 3,8).

Esta serpente enrolada na haste foi guardada pelos filhos de Israel junto à vasilha de Maná e o cajado de Aarão no Tabernáculo. Depois ela foi adorada pelo povo, alterando completamente seu significado. Foi então destruída pelo rei Chizkiáhu (Ezequias) (2 REIS 18:4).

E assim foi criado o símbolo da cura há três mil e quinhentos anos (2486 no Calendário Judaico, isto é 1475 AEC- antes da era comum) e que atualmente é usado na Medicina.


Dr.Simão Arão Pecher – Membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES) e Prof. Titular de Dermatologia da Universidade Federal do Amazonas. Especialista em alergia e dermatologia.

simaopecher@yahoo.com.br

20
20