ARMAS QUÍMICAS – RABINO DOVI GOLDBERG

311_história_1_1O mundo está chocado com os supostos ataques químicos na Síria. Será?! Será que estão mesmo incomodados?! E as outras 500.000 pessoas assassinadas nos últimos sete anos nesta guerra? Não é preciso se preocupar com elas?!

O objetivo do Protocolo de Genebra de 1925, proibindo o uso de gás e armas químicas em guerra, não era permitir outras formas de assassinato! Mas parece que este acordo é usado para fazer vista grossa diante de outras atrocidades.

Nós, judeus, já estamos acostumados a este tipo de hipocrisia, mas continuamos a lembrar ao mundo a visão judaica sobre o valor da vida.

No início da Criação, D’us criou vários indivíduos para cada espécie, mas para a espécie humana Ele criou apenas um. Isto é para nos ensinar que o valor de uma única vida humana equivale ao de toda a população do planeta. “Aquele que mata um único ser humano é como se tivesse matado o mundo inteiro!” Para D’us não há distinção se a arma usada é química ou não!

O valor da vida humana é algo intrínseco em nossas almas. É por isso que o governo israelense abriu hospitais de campanha para atender as vítimas do conflito sírio e de outros conflitos, inclusive pessoas que se declaram abertamente nossos inimigos.

Os judeus e Israel são, de fato, Or Lagoim — uma luz para as nações!

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi – Sinagoga do Morumbi

dg@chabadmorumbi.org.br

20
20