AS VOLTAS DA NOIVA – RABINO DOVI GOLDBERG

312_história_5_1Baseado no versículo “a mulher circundará o homem”, o Talmud afirma que o homem que permanece sem esposa está sem muro, ou seja, desprotegido. A noiva circulando representa a construção deste muro.


Caros amigos,

Pessoas estranham que na Chupá é a noiva que circula ao redor do noivo, e não o contrário.

Baseado no versículo “a mulher circundará o homem”, o Talmud afirma que o homem que permanece sem esposa está sem muro, ou seja, desprotegido. A noiva circulando representa a construção deste muro.

No sentimento místico e mais profundo, a Cabala fala de um tipo de energia divina, superior, que por sua intensidade não pode ser captada internamente pelo Universo e pelas criaturas, mas paira ao seu redor, envolvendo-os.

Durante o casamento, quando o casal está criando um novo lar (um novo universo), cada um dos ”sócios” desta criação contribui com esta energia e quanto mais elevada ela for, maior a sua abrangência:

o noivo coloca um anel envolvendo o dedo de sua noiva
a noiva circunda o noivo
D’us envolve ambos, representado pela Chupá.
Para construir e manter um lar feliz e sólido, cada um desses níveis de energia deve estar presente. A contribuição do marido é importante, assim como a da esposa, mas o fundamental mesmo é o casal incluir algo maior que ambos, é manter D’us nesta sociedade.

Shalom.


Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

20
20