EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Eva Alterman Blay, Fernando Lottenberg e Rony Vainzof, Ministro Luis Roberto Barrroso, David Chew, Sonia Goussinsky, Alexandre D’Antonio, Daniel Szafran, Ester Proveller, Leonor Szymomowicz, Isaac Wajnszelbojm, Rosana Abuhab e Miriam Doris Lilienfeld, dentre outros.


EVA ALTERMAN BLAY VAI RECEBER O TROFÉU PERSONALIDADE CONALIFE 2018

313_first_5_1Professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) DA USP e uma das pioneiras no estudo dos direitos das mulheres no Brasil, a ex-senadora da República e atualmente coordenadora do Escritório USP Mulheres, Eva Alterman Blay será homenageada no 3º CONALIFE – Congresso Nacional de Liderança Feminina da ABRH – 2018. O evento, que este ano terá como tema central “Liderança Feminina para um Mundo Colaborativo”, acontece em São Paulo no próximo dia 24 de maio, no Hotel Unique.

Socióloga, Eva Blay foi a fundadora do Centro de Estudos de Gênero e dos Direitos da Mulher da Universidade de São Paulo e se especializou em relações de gênero, violência, identidades étnicas; e imigração judaica. Teve contato com o feminismo quando, após terminar sua licenciatura em sociologia, estava buscando um tema para se graduar, e assim decidiu estudar o papel da mulher trabalhadora.


CONIB DEFENDE NO STF REMOÇÃO EXTRAJUDICIAL DE DISCURSO DE ÓDIO NA REDE

313_first_5_2Fernando Lottenberg e Rony Vainzof em audiência com o Ministro Luis Roberto Barrroso

Fernando Lottenberg e Rony Vainzof, presidente e secretário da CONIB, estiveram no Supremo Tribunal Federal para entregar pessoalmente, aos onze ministros, Memorando com entendimento sobre o Recurso Extraordinário n.º 1.037.396, que discute a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), o qual exige prévia e específica ordem judicial de exclusão de conteúdo para a responsabilização civil de provedor de internet, websites e gestores de aplicativos de redes sociais, por danos decorrentes de atos ilícitos praticados por terceiros.

No documento, a CONIB lembra o histórico e paradigmático precedente estabelecido no denominado “Caso Ellwanger”, em que a Suprema Corte brasileira decidiu que “o preceito fundamental da liberdade de expressão não consagra o direito à incitação ao racismo, dado que um direito individual não pode constituir-se em salvaguarda de condutas ilícitas, como sucede com os delitos contra a honra. Prevalência dos princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurídica.”

Ao final, a CONIB pede que a legislação não seja conivente e permita a adoção de mecanismos ágeis para tratamento de solicitações extrajudiciais de remoção de conteúdo, mormente aqueles contendo discurso de ódio, mensagens discriminatórias e assemelhados.


DAVID CHEW CELEBRA SEUS 50 ANOS DE CARREIRA E 65 ANOS DE VIDA NA CIDADE DAS ARTES

313_first_5_3Recentemente condecorado pela Rainha da Inglaterra por seu importante trabalho que vem desenvolvendo na área da música, David Chew chega aos seus 50 anos de carreira com fôlego de sobra para dar conta de tantos projetos. Para comemorar a efeméride, o violoncelista inglês, radicado no Brasil há 38 anos, fez no último dia 2 de maio, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca, RJ), um concerto especial celebrando, inclusive, seus 65 anos de vida.

Inspirado em Villa Lobos, sua maior especialidade, David Chew fundou e dirige até hoje, o Rio International Cello Encounter (Rio Cello), que há 24 anos reúne no Rio os maiores nomes do cello e da música, sempre oferecendo a todos gratuitamente, concertos, masterclasses. (www.riocello.com ). Juntamente com sua ONG (O-Music), David Chew vem trabalhando e contribuindo com outras importantes ONGs, como a “Grota de Surucucu”, Solar Meninos de Luz (Pavão Pavãozinho), e os Projetos Música nas Escolas em Volta Redonda e Barra Mansa.


TRIO HERANÇAS FAZ SUCESSO NA HEBRAICA DE SP

313_first_5_4O Trio Heranças, formado por Sonia Goussinsky (canto), Alexandre D’Antonio (violino) e Daniel Szafran (piano e canto), fez o maior sucesso na Hebraica de São Paulo ao se apresentar no Show do Meio-Dia, projeto dos mais bem sucedidos do clube paulista.


B’NAI B’RITH PR REALIZA ATIVIDADE PARA O DIA DAS MÃES EM HOSPITAL INFANTIL

313_first_5_5A equipe de voluntários da B’nai B’rith Paraná que atuou na atividade do dia 26/4 no Hospital Pequeno Príncipe

Os voluntários da B’nai B’rith Paraná realizaram tarde animada do Projeto Tikun para as crianças internas no Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. Desta vez, foi uma atividade com pintura em panos de cozinha, alusiva ao Dia das Mães. Cada criança, com a ajuda das voluntárias da B’nai B’rith e do hospital, decorou e pintou panos com os quais suas mães serão presenteadas.

De acordo com a presidente da Loja Chiam Weizmann da B’nai B’rith Paraná, Ester Proveller, “as crianças gostaram muito da atividade e se divertiram bastante. O número de voluntários tem crescido e o Projeto Tikun Olam tem alcançado plenamente os objetivos a que se propôs atingir”.

O Projeto Tikun Olam (que em hebraico significa “reparar o mundo”) é uma parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, em homenagem à memória do médico pediatra Ismar Strachman Z”L.O objetivo é incentivar jovens e adultos a atuarem num trabalho voluntário com as crianças internas no hospital, levando-lhes um pouco de alegria, distração edivertimento para amenizar o tratamento contra o câncer que estão enfrentando.


A 39ª EDIÇÃO DA FEIRA DA COMUNIDADE

313_first_5_6A presidente da Na’Amat SP, Leonor Szymomowicz com as chaverot

Foi realizada no Salão Marc Chagall, da Hebraica de São Paulo, a 39ª Edição da Feira da Comunidade, um marco na história da comunidade judaica paulista e da Na´amat Pioneiras São Paulo. Ela surgiu durante uma reunião do Fórum dos Dirigentes da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), onde foi constatada a necessidade de um espaço para que pessoas da comunidade pudessem promover e vender seus produtos de forma digna.

O Departamento de Geração de Renda da Na’amat São Paulo encampou o projeto, que se tornou um sucesso, e hoje, mesmo apesar da crise, continua servindo para complementar a renda ou até mesmo como meio de sobrevivência para vários expositores.

Quando participou da primeira edição do evento em 1998, Isaac Wajnszelbojm comercializava bolsas feitas por ele. “Com o passar dos anos adquiri uma clientela fiel e comecei a elaborar bolsas mais artesanais e diferenciadas que hoje fazem muito sucesso. A Feira da Comunidade é a única na qual exponho meus produtos, pois sempre me trouxe e continua trazendo um grande retorno”, destacou.

“Participo desse evento desde uma das primeiras edições. Naquela época eu fazia caixas de joias e de chás. Com o tempo fui evoluindo, comecei a fazer bijouterias e hoje comercializo semijoias e continuo participando das duas edições anuais. Aumentei a rede de clientes, a quantidade e a qualidade dos produtos. Sempre acreditei nesse projeto desde o começo e parabenizo a Na’amat por quase 20 anos da Feira da Comunidade”, finalizou a expositora Rosana Abuhab.

“Nos sentimos orgulhosas por trabalhar em um projeto que já dura tantos anos e que possibilita a comercialização e divulgação de produtos ou serviços realizados por pessoas da comunidade para a comunidade. A Feira é sempre a grande vitrine. Vale destacar a nossa sempre e excelente parceria com a Hebraica”, frisou Miriam Doris Lilienfeld, coordenadora do Departamento de Geração de Renda.

A realização da 39ª Feira da Comunidade foi do Departamento de Geração de Renda da Na´amat Pioneiras São Paulo, com apoio da A Hebraica e Federação Israelita do Estado de São Paulo.

20
20