12 COISAS QUE CRIANÇAS GOSTARIAM QUE SEUS PAIS SOUBESSEM – POR NOMI FREEMAN

313_especial_4_1Queridos pais,

1. Preciso saber com certeza que vocês me amam.
Quando vocês dizem que me amam, sinto-me segura. Quando demonstram que me amam, cresço confiante. Sinto-me amada quando m∂ão atenção. Quando chego em casa da escola e vejo que não atendem o telefone por que estão dedicando seu tempo para mim, sinto-me especial. Quando você me fala: “Fiz seus biscoitos prediletos,” “Preparei seu jantar preferido”, “Vi essa blusa na loja, e como é a cor que mais gosta resolvi comprar para você,” sei que sou amada, digna desse amor e isso me dá mais confiança para enfrentar o mundo.

2. Você é o alicerce da minha vida.

Quero agradá-lo e fazer com que sinta-se orgulhoso. Por favor, me dê um retorno positivo mais vezes. Sinto-me bem quanto sei que aprcia o que estou fazendo.

3. Adoro quando você reserva um tempo para passarmos juntos.

Podemos sair para comer uma pizza uma vez ao mês, ou pode me abraçar em minha cama por alguns minutos a cada noite. Mesmo sabendo que você também precisa cuidar de meus irmãos, há tantas maneiras de você me fazer sentir especial.

4. Preciso que você me escute.

Escola, lição de casa e interações sociais às vezes são tão estressantes para mim que sinto como se o mundo está prestes a explodir. Quando chego em casa, por favor, ouça-me de uma forma aberta, sem julgamentos. Se o professor foi injusto, não preciso que você o condene (o que seria prejudicial). Preciso que fique ao meu lado e me dê apoio. Se eu falhei, por favor, não me culpe. Já me sinto suficiente mal. Ajude-me a aprender perguntando, “O que você acha que poderia ter feito melhor?” e “Como acha que pode consertar as coisas agora?”

5. Quando você grita comigo, meu mundo desmorona.

Sinto medo. Meu único pensamento é “Quero que isso pare.” Não consigo entender, pensar em nada. Estou tão assustada. “

6. Observo como vocês se tratam.

Quando vocês dois discutem, fico preocupado se irão se separar,ou algo assustador está prestes a acontecer. Quando um respeita o outro, aprendo a respeitá-los. Quando vejo vocês resolvendo conflitos de forma pacífica e amigável, aprendo a ser altruísta e atencioso. Aprendo que é possível resolver conflitos sem raiva.

7. Não me confunda.

Sou um tesouro ou um fardo? Às vezes você diz que me ama, e outras que a deixo louca. Então me pergunto se você está feliz por eu ter nascido….

8. Seja paciente comigo.

Claro que não sou perfeito! Há pouco cheguei a este mundo com uma boa dose de más midot – traços de caráter. Preciso aprender, crescer e superar o negativo. Por favor, me ajude salientando o bom em mim. Mostre-me, de uma forma amorosa, como eu deveria agir. Por favor, seja paciente e permaneça sendo o adulto nessa relação. Lembre-se de como é dificil mudar. Ajude-me a trabalhar em uma coisa de cada vez. Não posso transformar todas minhas falhas de uma só vez. E se estou me rebelando, por favor, investigue; algo deve estar me aborrecendo.

9. Por favor, nunca me coloque para baixo ou me qualifique com nomes

Quando faz isso, acredito em você! Se você me chamar de rude, boba, chutzpadik, estúpida… Posso crescer para caber exatamente nessa descrição.

10. Faça-me sentir seguro o suficiente para cometer erros.

Por favor, não fique chateado quando eu derramar/quebrar algo acidentalmente. Ser desajeitado não é um pecado. Dessa forma, eu não vou crescer para ser um perfeccionista, com medo de dar um passo em falso. Todos nós cometemos erros. Pessoas inteligentes aprendem com seus erros e tentam não repetí-los.

11. Preciso de consistência no meu mundo.

Quando você sempre aplica as mesmas regras, a vida torna-se mais previsível. Sinto-me mais segura sabendo que há um adulto tomando conta de mim.

12. Você pode exigir de mim somente o que você próprio faz.

Eu não aprendo com sermões e castigos me deixam ressentido. Estou constantemente observando e absorvendo de você, então se você me mostrar amor e bondade, vou querer ser como você. Dessa forma, quando fizer algo errado, você poderá falar comigo sobre isso e me explicar a maneira certa de fazer as coisas. Nem sempre eu irei fazer o que você diz, mas certamente vou falar o que você fala e fazer o que você faz.

Com amor,
Seu filho


NOTA:
Este artigo é baseado em Likutei Sichot, vol. 27, pg. 158; Rambam, Hilchot De’ot, chs. 2–6; Igrot Kodesh de Rebbe Rayatz, vol. 4, pp. 302–3; Klalei ha-Chinuch veha-Hadrachah; e Pirkei Avot 4:12.
Nomi Freeman é filha do renomado Professor argentino cabalista Avraham Polichenco, de abençoada memória. Ela é conhecida por seus seminários sobre espiritualidade e misticismo judaico. Sra. Freeman lecionou extensivamente no Canadá e no exterior.


Fonte: www.pt.chabad.org

20
20