O QUE DIFERE UM ANTISSEMITA DE UM JUDEU? – RABINO ILAN STIEFELMANN

313_historia_1_1Vamos nos unir e procurar nossos pontos em comum. Não existe um mais importante que o outro, todos somos essenciais. Vamos fortificar o povo, amando e respeitando o indivíduo.


O antissemita odeia o povo judeu, ele tem certeza de que os judeus controlam a economia mundial e são culpados por todas as calamidades. Mas quando você lhe pergunta: “mas Dr. Weiss, o seu cardiologista? Dr. Levi, o seu advogado?…”

“Ah, eles são diferentes”, responde o antissemita, “nem parecem judeus”.

O judeu, por outro lado, ama seu povo de todo o coração. Quando ouve de uma comunidade judaica em apuros do outro lado do mundo, se preocupa e procura ajudar. Atos ou palavras contra os judeus ou Israel, são imediatamente compartilhando e recriminado nas redes sociais.

Mas quando perguntado o que ele pensa do seu vizinho, do seu primo… ele responde: “Ele não presta… com ele não falo há anos…Mas o povo eu amo…”

Uma piada triste, porém, importante como reflexão, quando lembramos o fim trágico da falta de respeito as diferentes formas de pensar dos alunos de Rabi Akiva.

Quantas vezes nos enchemos de orgulho pelas conquistas do nosso povo, mas ao mesmo tempo nos dividimos internamente. Não podemos deixar de lembrar que o povo é formado por indivíduos que pensam e se comportam das mais diferentes formas.

Falando de coração aberto: será que vale a pena transportar a política do país ou até mesmo de Israel para dentro de nossas casas e corações?

Vamos nos unir e procurar nossos pontos em comum. Não existe um mais importante que o outro, todos somos essenciais. Vamos fortificar o povo, amando e respeitando o indivíduo. Am Israel Chai!


Fonte: Lubavitch Copacabana [Newsletter@LubavitchCopacabana.org]

www.LubavitchCopacabana.org

20
20