EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE… | Glorinha Cohen

EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Charles London, Fernando Lottenberg, Ari Zugman, Cônsul Dori Goren, Floriano Pesaro, Jaime Lerner, Jayme Blay, Alberto Carlos Almeida, Samuel Pessoa, Leoni Bien, Malu Rodrigues, Raquel Kelly Barzilay, Michel Singer Barzilay, Drs. German San Martin, Luis Augusto Gomes e Renato Ochman, Paola e Carlos Levenstein, Sérgio Napchan, Marcelo Schapochnik, Leonor Szymonowicz e Leia Hecht, dentre outros.


JANTAR DE YOM HAATZMAUT COMEMOROU OS 70 ANOS DE ISRAEL EM CURITIBA

314_first_5_1Charles London, Fernando Lottenberg, Ari Zugman e Cônsul Dori Goren

Na noite de 15 de maio, a Kehilá do Paraná (Comunidade Israelita do Paraná) promoveu um jantar comemorativo aos 70 anos da criação do Estado de Israel, no salão do Centro Israelita do Paraná, em Curitiba.

O presidente da Kehilá do Paraná, Charles London, e o presidente da Federação Israelita do Paraná, Ari Zugman, receberam os convidados, entre eles o Cônsul de Israel em São Paulo, Dori Goren, o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, o Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, o vereador Pier Petruzziello e o ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner. Também estiveram presentes diretores da Kehilá e lideranças das entidades judaicas locais: Casa de Cultura Beit Yaacov, Wizo, Na´amat Pioneiras, B´nai B´rith, Instituto Cultural Judaico Brasileiro Bernardo Schulman, Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann, Habonim Dror e Fundo Comunitário.

Foto: Konrahd


1% DA RECEITA LÍQUIDA DA UNIÃO PARA O SUAS – SISTEMA UNIFICADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

314_first_5_1Uma importante conquista para a Assistência Social foi anunciada por Floriano Pesaro na Câmara dos Deputados: a criação de uma Comissão Especial para garantia de recursos da União para a Assistência Social. Leia abaixo:

“A Câmara dos Deputados instalou na última terça-feira, 22 de maio, uma Comissão Especial para analisar e dar encaminhamento à PEC 383/2017, que propõe a vinculação de um mínimo de 1% da receita líquida da União para o SUAS – Sistema Unificado de Assistência Social”.
O deputado federal Floriano Pesaro (PSDB-SP) e pré-candidato à reeleição, indicado para uma das vice-presidências da Comissão, considera a instalação desta Comissão Especial um grande avanço, uma vez que, em números de hoje, isso significa repassar diretamente à assistência social recursos de aproximadamente R$ 7 bilhões, mais do dobro do que é destinado para a Assistência atualmente no Orçamento da União.
“Essa é uma importante conquista para o fortalecimento da Assistência Social em todo o país”, disse Floriano.


CÂMARA BRASIL-ISRAEL, LIVRARIA CULTURA E EDITORA RECORD REALIZAM O DEBATE “POLÍTICA E ELEIÇÕES NO BRASIL”

314_first_5_3Jayme Blay entre Alberto Carlos Almeida e Samuel Pessoa

Como será o futuro do Brasil? Em quem votar nas eleições esse ano? Como pensam os outros brasileiros e o que influencia as suas decisões?

Para debater esses importantes temas, a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, a Livraria Cultura e a Editora Record realizaram no dia 23 de maio, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, o debate “Política e Eleições no Brasil”, com o cientista político Alberto Carlos Almeida e o economista Samuel Pessoa.

Usando seu mais novo livro como pano de fundo, “O voto do brasileiro”, cujo lançamento aconteceu logo após o debate, Almeida analisou mapas comparativos inéditos que destrincham o comportamento eleitoral do brasileiro nas últimas três eleições presidenciais no país, projetando um possível cenário para as eleições presidenciais de 2018.

Segundo ele, o padrão de votação tem sido sistemático nos últimos anos e deve se repetir nesta eleição, com o Nordeste votando em peso no candidato do PT e o Centro – Sul no PSDB. Há também um padrão sócio econômico, onde educação e renda ajudam a estabelecer um padrão de votação. “Na minha visão, a tendência é que para o segundo turno teremos o candidato que será apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) disputando com o candidato do PSDB, já definido como Geraldo Alckmin”.

O papel de Minas Gerais também foi destacado no debate como um Estado que deve decidir a eleição. “Minas é o “meião” do Brasil, é um estado de transição com um colégio eleitoral muito grande e que com certeza terá um peso muito grande nesta eleição”, destacou o economista Samuel Pessoa, que prefacia o livro “O voto do brasileiro” e recomenda a leitura. “Gosto muito das análises do Alberto, por conta do rigor que ele tem em levantar os dados, sempre muito calcado em solidas evidências empíricas”, complementou o economista.

“O autor apresentou uma análise profunda sobre o comportamento do eleitor que está muito associado à condição econômica, ao status social e à presença de fatores econômicos que interferem nas decisões. O debate foi muito esclarecedor e nos trouxe uma nova perspectiva”, finalizou o presidente da Câmara Brasil-Israel de Comercio e Indústria, Jayme Blay.


MICHEL SINGER BARZILAY NO MUSICAL “A NOVIÇA REBELDE”

314_first_5_4Malu Rodrigues, Raquel Kelly Barzilay e Michel Singer Barzilay

Haja coração. Raquel Kelly Barzilay quase estourou de orgulho ao assistir seu neto Michel Singer Barzilay no musical “A Noviça Rebelde” – ele fez o papel de Kurt, o filho mais novo do Capitão Von Trapp -, que esteve em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo. A noviça Maria foi interpretada por Malu Rodrigues.


CÂMARA BRASIL – ISRAEL REALIZA PALESTRA SOBRE COMO EVITAR A BITRIBUTAÇÃO NOS NEGÓCIOS ENTRE BRASIL E ISRAEL

314_first_5_5Drs. German San Martin, Luis Augusto Gomes e Renato Ochman

As empresas multinacionais brasileiras têm sua competitividade afetada pela bitributação. A celebração de novos acordos para evitar a dupla tributação e a uniformização dos tratados existentes reduzirá obstáculos e aumentará a segurança jurídica e a competitividade das empresas.

A convite da Câmara Brasil- Israel de Comércio e Indústria, foi realizada no dia 11 de maio, no escritório da Braga Nascimento e Zilio, palestra com os advogados tributaristas Dr. German San Martin e Dr. Luis Augusto Gomes, sobre o Tratado Brasil-Israel procedimentos para evitar a bitributação.

Os advogados fizeram uma exposição sobre as relações comerciais entre Brasil e Israel desde o início das relações diplomáticas entre os dois países, analisando aspectos positivos da inclusão de Israel como membro convidado do Mercosul e debateram pontos polêmicos e relevantes do tratado internacional para evitar a bitributação da renda tais como: rendimentos imobiliários, lucros das empresas, empresas associadas, dividendos, juros, royalties, bem como a retenção na fonte nas remessas relativas à prestação de serviços com transferência de tecnologia.

“90% dos produtos que o Mercosul exporta para Israel tiveram eliminação do imposto de importação. Até 2019, quase 100% dos produtos gozarão de alíquota zero para imposto de importação, o que é muito positivo para o incremento das relações comerciais entre os dois países”, destacou o Dr. German San Martin.

“As relações entre Brasil e Israel nos termos de importação e exportação sempre foram atípicas, pontuais e não recorrentes. Tivemos um pico de exportação do Brasil para Israel no primeiro semestre de 2017. Em março de 2018, o Brasil obteve o Certificado de Saúde Internacional (CSI) para a exportação de pescados para Israel, o que já está trazendo a retomada de um grande volume de importação. A celebração de novos acordos para evitar a dupla tributação e a uniformização dos tratados existentes reduzirá obstáculos e aumentará a segurança jurídica e a competitividade das empresas”, complementou o vice-presidente da Câmara Brasil- Israel, Dr. Renato Ochman.

Ao final da explanação, os advogados aproveitaram para esclarecer dúvidas específicas do público presente. “Temos vários negócios com Israel e com o tratado de bitributação será possível baixar muitos custos. Essa foi uma palestra foi extremamente esclarecedora. Parabenizo a Câmara pela excelente iniciativa”, disse Abramino Schinazi, especialista em processos de importação e exportação.


MUSEU JUDAICO NA LITUANIA

314_first_5_6Paola e Carlos Levenstein, cônsul honorário da República da Lituânia, Sérgio Napchan e Marcelo Schapochnik.
Foto: Claudio Schapochnik

No último dia 25 de maio o projeto do Museu da Cultura e Identidade dos Litvaks (judeus da Lituânia) foi apresentado em um evento na Fundação Ema Klabin, no Jardim Europa, São Paulo. A apresentação foi feita pela Dra. Kamile Rupaikaite, Sub-Diretora do Museu Estatal Judaico Gaon de Vilnius – uma das instituições culturais mais ativas e mais visíveis da Lituânia, cuja missão é juntar, investigar e apresentar o patrimônio histórico, material e espiritual dos Judeus da Lituânia, suas obras artísticas, bem como documentos e objetos relacionados com o Holocausto.

O Museu da Cultura e Identidade dos Litvaks será inaugurado em Vilnius em 2020 e pretende ser um espaço no qual obras de arte, documentos, fotografias, histórias pessoais e vídeo material das coleções de outros museus serão exibidos e enriquecidos mediante programas educacionais e interculturais.


PROJETO TIKUN OLAM DA B’NAI B’RITH LEVA ALEGRIA ÀS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

314_first_5_7No último dia 24/5 a Loja Chaim Weizman da B’nai B’rith Paraná realizou mais uma atividade de seu Projeto Tikun Olam no hospital infantil Pequeno Príncipe. Desta vez, houve apresentação de música com interatividade das crianças internas no hospital. Elas receberam chocalhos feitos de garrafinhas plásticas e confeccionados pelas voluntárias do grupo.

As crianças cantaram e dançaram ao som da banda Toque de Imaginação. O evento teve a participação da bailarina de solo Cristiane Costa.


BOUTIQUE BAZAR BENEFICENTE DA NA´AMAT SP MOVIMENTA O BUFFET MENORAH

314_first_5_1Leonor Szymonowicz com chaverot do Grupo Kadima

A Na´amat Pioneiras São Paulo realizou no Buffet Menorah, em Higienópolis, sua tradicional Boutique Bazar Beneficente, com renda revertida em prol dos projetos sociais da organização.

Coordenados pelo Grupo Kadima com empenho especial da chaverá Dorinha Wolak, cerca de 50 expositores ofereceram artigos importados e nacionais para presentes e decoração, roupas femininas e para crianças, bolsas, acessórios, bijuterias e produtos de beleza, entre outros. A Na’amat contou ainda com uma mesa especial com muitos brinquedos e toalhas de mesa importadas a excelentes preços.

“Esse evento marcou o retorno do nosso Grupo Kadima que organizou o Bazar. Tivemos dois dias de intenso movimento e excelentes vendas”, destacou a chaverá Leia Hecht.