KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que tornam melhor o nosso dia a dia.


Resiliência

O homem mais sábio que já existiu, o rei Salomão, escreve: “Às vezes é melhor a mágoa do que o riso, porque ela faz bem ao coração”. (Eclesiastes 73).A tristeza, quando bate, revela as profundezas da alma que desconhecíamos, capacitando-nos para novas experiências.

O sofrimento é o arado que D’us nos deu para revolvermos as profundezas de nossa alma e produzirmos abundantes colheitas. Nessas horas de dificuldade é que devemos usar todas as nossas capacidades de servir a D’us e ao próximo.

Ninguém é usado por D’us de maneira grande sem antes ser “quebrado” por Ele na vida. É o sofrimento que faz a alma expandir.


Não adianta querer mudar o mundo

Os pensadores de ética judaica nos ensinam que as pessoas são o que são e não o que queremos que elas sejam. Todos têm defeitos e falhas. Portanto, não crie expectativas nem avalie o outro além da realidade, para não se decepcionar. Aceite as qualidades e defeitos dos outros, que assim você estará dando mais um passo em direção à sua perfeição.


Consertar faz bem!

Corrija o mal que você fez, espalhando o bem no mesmo ambiente. Dê a quem você prejudicou; agrade a quem você desagradou; elogie quem você caluniou; cure quem você feriu; ressuscite quem você matou. Só a reparação do mal pode saná-lo. Só o amor anula o ódio. Só o benefício invalida o malefício.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

314_historia_4_1

20
20