OS 70 ANOS DE ISRAEL SÃO CELEBRADOS POR TODO O BRASIL

Os 70 anos de Israel estão sendo celebrados em diversos estados do Brasil. Desde o final de 2017, os eventos se sucedem pelo país. Do Rio Grande do Sul a Manaus. Retratamos abaixo uma seleção destes momentos, propiciados pelas federações.

A seleção abre com os festejos da Federação Israelita de Minas Gerais, que comemorou o aniversário de Israel em dois eventos,: na quinta, 24 de maio, com uma reunião especial na Assembleia Legislativa, por iniciativa do Deputado João leite (PSDB). E na sexta (25), em jantar comemorativo, na sede do Centro Comunitário Associação Israelita Brasileira.

314_especial_4_1Na sessão na Assembleia, o Presidente da Federação Israelita de Minas Gerais, Salvador Ohana ganhou uma placa comemorativa e o Embaixador Yossi Shelley recebeu o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais. O jantar (acima) teve entre os convidados, o Presidente da Conib, Fernando Lottenberg, Embaixador Yossi Shelley, Shlichá da Agência Judaica no Brasil, Revital Poleg, Pastora Jane Silva, Deputado João Leite, Rabino Uri Lam e o Vereador Gabriel Azevedo. Fernando Lottenberg foi agraciado com uma medalha comemorativa, assim como outros representantes de entidades da comunidade judaica. Foto: Divulgação.

314_especial_4_2Brasília celebrou os 70 anos com uma sessão solene no Plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados, em 17 de maio.

Compuseram a mesa os quatro proponentes da solenidade, deputados federais Onyx Lorenzoni, Jony Marcos, Hidekazu Takayama e Roberto de Lucena, acompanhados do embaixador de Israel no Brasil Yossi Shelley e do rabino da Sinagoga Sem Fronteiras, Gilberto Ventura. O Deputado Federal Hidekazu Takayama, abriu a sessão lendo discurso do presidente da Câmara, Deputado Federal Rodrigo Maia. Também estiveram presentes os deputados federais Floriano Pesaro, Roberto de Lucena, Sóstenes Cavalcanti, Marco Feliciano Carlos Gomes e Paes Landim. A CONIB e a ACIB estiveram representadas por Tamara Socolik. Foto: Divulgação.

314_especial_4_3
Centenas de pessoas participaram do evento realizado no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio Grande do Norte, em Natal. O embaixador Yossi Shelley cumpriu agenda até 28 de março na capital potiguar. O evento foi realizado pelo Centro Israelita do Rio Grande do Norte (CIRN) e a Embaixada Israelense no Brasil. A abertura do encontro foi feita pelo diretor do CIRN, Max Simon Gabbay. Foto: Divulgação.

314_especial_4_4Porto Alegre celebrou a data com um jantar em 28/11. O Presidente da Federação Israelita do RS, Zalmir Chwartzmann foi anfitrião de jantar que contou com as presenças do embaixador Yossi Shelley, do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. Uma homenagem ao legado de Osvaldo Aranha foi entregue para seus familiares, Zenia e Eduardo Aranha. O jantar teve ainda a presença do representante da presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Marcel Van Hattem, do senador Lasier Martins, representante da presidência da Câmara Municipal, o vereador Valter Nagelstein, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o desembargador Thompson Flores, do cônsul-geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, e da cônsul-geral dos Estados Unidos, Julia Harlan. Foto: Divulgação.

314_especial_4_5Os 70 anos da independência de Israel foram celebrados, em Curitiba, com um jantar de gala no Centro Israelita do Paraná, na terça, 15 de maio. O presidente da Kehilá do Paraná, Charles London, e o presidente da Federação Israelita do Paraná, Ari Zugman, receberam os convidados, entre eles o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, o Cônsul de Israel em São Paulo, Dori Goren, o Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, o vereador Pier Petruzziello, ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner, o conselheiro da Conib e o presidente da Casa de Cultura Beit Yaacov, Miguel Krigsner. Também estiveram presentes diretores da Kehilá e lideranças das entidades judaicas locais: Wizo, Na´amat Pioneiras, B´nai B´rith, Instituto Cultural Judaico Brasileiro Bernardo Schulman, Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann, Habonim Dror e Fundo Comunitário. Foto: Divulgação.

314_especial_4_6
As celebrações no Rio foram marcadas, em 22 de abril, por assinatura pelo prefeito Marcelo Crivella do termo de cessão de uso de uma área no Morro do Pasmado, em Botafogo, na Zona Sul, onde será construído o Memorial do Holocausto. A solenidade aconteceu no Clube Israelita Adolph Bloch, na Barra da Tijuca, durante as comemorações do “Yom Haatzmaut” que celebrou os 70 anos da independência do estado de Israel. A área foi cedida à Associação Cultural Memorial do Holocausto, responsável pela captação de recursos da iniciativa privada para execução de todo o projeto. Foto: Divulgação.

314_especial_4_7Na Bahia, foi realizada uma sessão solene em homenagem aos 70 anos de Israel, na qual houve a outorga da Medalha 2 de julho ao Desembargador e ex-presidente da SIB, Maurício Kertzman Szporer na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Esteve presente na sessão solene o embaixador de Israel Yossi Shelley, que também compareceu a um cabalat shabat realizado pela Sociedade Israelita da Bahia no dia 27 de abril. Foto: Divulgação.

314_especial_4_8As comemorações dos 70 anos do estado de Israel em Manaus iniciaram, no dia 18 de abril, na Câmara do vereadores da cidade através de uma tribuna popular organizada pelo Vereador Isaac Tayah com a presença do Rabino David Benchimol e do presidente do Comitê Israelita do Amazonas, Livio Assayag. Nesta solenidade a comunidade judaica recebeu uma placa em homenagem aos 70 anos de Israel. Foto: Divulgação.

314_especial_4_9
A Associação Israelita Catarinense (AIC) celebrou os 70 anos de Israel em 14 de maio com a presença de 45 pessoas da comunidade.Foi realizada uma exposição ” Israel, 70 anos Exposição Ângulos Judaicos”- da fotógrafa Priscila Bat- Chanoch e apresentação musical com Magda Nimerosky, vice- presidente da AIC , acompanhada pelo clarinete de Estelita Schames. Rosita Schmid, presidente da AIC abriu a cerimônia enaltecendo a importância da data e da presença da comunidade para a celebração. Foto: Divulgação.

314_especial_4_10
Em São Paulo, por iniciativa do Vereador Gilberto Natalini, houve em 22 de maio, Sessão Solene no Palácio Anchieta, com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Milton Leite. O evento contou com a presença maciça de lideranças judaicas, tais como o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, o cônsul de Israel em São Paulo, Dori Gorenos presidentes da Fisesp, Hospital Israelita Albert Einstein, Hebraica e KKL Brasil, Luiz Kignel, Sidney Klajner, Daniel Bialski e Eduardo El Kobbi, além de Claudio Lottenberg, presidente do Conselho do Einstein e Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Fisesp. Também estiveram presentes representantes da B’nai B’rith, CIP e Wizo. Foto: Divulgação.

314_especial_4_11Pernambuco celebrou a data com duas sessões solenes na Cidade do Recife: na Câmara Municipal de Recife e na Assembleia Legislativa de Pernambuco (foto). As iniciativas partiram do Vereador André Regis e da Deputada Priscila Krause. Presidiram as sessões, respectivamente, o Vereador Eduardo Marques e o Deputado Bispo Ossesio Silva.Em paralelo, na Assembleia Legislativa, foi exibida a exposição “120 Anos do Movimento Sionista”. Foto: Divulgação.

20
20