PRAGA – ESTILO DE VIDA, COMPOSITORES E ARTISTAS – POR FELIPE DAIELLO

315_saude_4_1Praga, ao contrário de Viena e Budapest, não sofreu grandes danos durante o segundo conflito mundial.


315_saude_4_2Praga, ao contrário de Viena e Budapest, não sofreu grandes danos durante o segundo conflito mundial. Cidade Imperial, além da boa cerveja, dos cristais, está cheia de agradáveis surpresas.

315_saude_4_3Depois de visitar o bairro judeu, Josefov, visitando seis sinagogas com arquitetura diversa e o famoso cemitério onde, por falta de espaços, as lápides e os túmulos eram empilhados, é hora de conhecer o espetáculo da Lanterna Mágica.

Trabalho de luz e de sombras, mímicas e contorcionismos, apresentam espetáculo sem palavras. Era modo de criticar regimes opressivos e ditatoriais.

315_saude_4_4

Na escuridão de pequenos palcos surgem fantasmas, Alices e o gigante Golien – personagem criado pelo rabino Löw. Figuras mitológicas venceram a censura comunista da época.Como censurar o silêncio ?

315_saude_4_5Kafka, o escritor , alcança a ruela dourada, lugar de privilegiados que moravam perto do Castelo Real. Era distância quase impossível; a reação contra os estrangeiros, imensa na sua época .A casa onde viveu e trabalhou ainda existe.

315_saude_4_6O percurso recomendado, o da Coroação Real, começa na Praça da Igreja Maria de Tyn, o astrônomo Tycho Brahe está ali enterrado. O velho relógio da Torre da Prefeitura sinalizará posto de observação importante.

315_saude_4_7Ruelas medievais nos levam à ponte Carlos IV, pavilhão de arte a céu aberto. A igreja de São Nicolau, do outro lado do rio nos indica que estamos em Mala Strana. Subimos a colina em direção ao Santuário de Loreto, local onde o “Sol de Praga”em prata resplandece cercado de 6.300 diamantes. No alto, destaque, o Castelo de Praga é soberano.

315_saude_4_8Na Catedral de São Vicente, arquitetura gótica, sepulcro de reis, vitrais e pinturas para não esquecer, é local de imenso ostensório de prata. As minas de prata da Bohemia forneceram divisas para o comércio mundial.

Na Rua Nerudova, surgem rastros do Nobel chileno – Neruda era nome de poeta checo -; o poeta chileno, como homenagem agregou nome emprestado: Pablo Neruda.

315_saude_4_9De noite, podemos assistir shows de marionetes ou, em teatros ou sala de espetáculos, escutar Smetana e Dvorak. A alma de Moldavia e da Boêmia pede atenção.


FELIPE DAIELLO – Autor, dentre outros livros, de “Palavras ao Vento”, “Ventos do Deserto” e ” A Viagem dos Bichos” – Saiba mais.

www.daiello.com.br

20
20