KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que tornam melhor o nosso dia a dia.


Julgue sempre pelo mérito

Julgue e valorize as pessoas por suas características gerais positivas e não por fatos negativos isolados e momentâneos. Dê um crédito a pessoas boas que falharam. Seja flexível nos julgamentos que D´us será flexível com você.


Seja você mesmo

Não mascare sua verdade, querendo mostrar aos outros o que você não é. Não se iluda, não minta sobre si mesmo. Os verdadeiros amigos o aceitarão como você é. Seja você mesmo, autêntico e simples. Estando com a verdade, as amizades virão.


Independência

Consta no Pirkei Avot (6, 4): “Esta é a forma de estudar Torah: come um pedaço de pão com sal, bebe pouca água, dorme sobre a terra, vive uma vida árdua e esforça-te no estudo da Torah”. Esse ensinamento, muitas vezes entendido de forma restrita e automática, vem nos passar a seguinte mensagem: o estudo de Torah deve ser algo independente de qualquer condição. Mesmo que a pessoa só tenha pão com sal para comer, pouca água para beber, isso não o isenta da obrigação de estudar, de se conectar, de viver uma vida de Torah.


Be free (seja livre)!

A definição de liberdade há muito foi deturpada e desviada de seu verdadeiro significado. Nossos sábios nos ensinam (Avot 6, 2): “Pois só é livre aquele que se dedica ao estudo da Torah”. O estudo da Torah nos proporciona uma visão de mundo distinta, de que o homem, para ser livre, necessita de limites. Caso contrário, seria dominado e escravizado por seus desejos e instintos! Dessa forma, a verdadeira liberdade está na Torah!


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

317_historia_4_1

20
20