MATURIDADE E SEUS INÚMEROS PAPEIS NA PALESTRA DO FELIZ IDADE

Uma tarde de muito conhecimento,  trocas  e  aprendizado.  Assim  foi  a  palestra  de  Dorli Kamkhagi e Sandra Kusminski, psicanalistas e Coordenadoras de Grupos da Maturidade do Instituto de Pesquisa da Faculdade de Medicina da USP, que abordaram com muita sabedoria o tema “Maturidade e seus Inúmeros Papéis” para o Projeto Feliz Idade.

“Foi pensando nas possibilidades que a longevidade tem nos premiado e com os nossos estudos no envelhecer que propusemos falar sobre os seus inúmeros papéis. Mas, qual foi a nossa surpresa em perceber a troca com as pessoas que vieram nos ouvir e que nós acabamos por escutá-las, pois tinham uma riqueza e uma maturidade emocional”, disse Dorli Kamkhagi. E acrescentou: “Foi fascinante perceber a curiosidade e vivacidade em pessoas acima dos 85 anos que podiam e queriam falar, e sobretudo escutar que nesta fase da vida eram as donas de seus desejos e de suas decisões”.

“O nosso tema foi ampliado pelos exemplos vivos e dinâmicos de bravas pessoas guerreiras que aprenderam a dizer não àquilo que não queriam mais. Elas estavam em busca de conhecimento e de transformação neste momento da vida”, completou Sandra Kusminsky, finalizando: “Embora sabendo que o tempo não era eterno, mas permeado de possibilidades e de mudanças, todos saímos modificados e entendemos que a maturidade pode ser um caminho de se auto-perdoar de algumas prisões do passado”.

317_hebraica_3_1

317_hebraica_3_2

317_hebraica_3_3

317_hebraica_3_4

317_hebraica_3_5

317_hebraica_3_6

317_hebraica_3_7

317_hebraica_3_8

317_hebraica_3_9

317_hebraica_3_10

20
20