135 ANOS DE NASCIMENTO DO ESCRITOR E PINTOR GIBRAN KHALIL GIBRAN

317_fique_2_1Gibran foi um líder intelectual, filósofo, poeta, pintor, ensaísta e romancista. Sua obra literária, marcada pelo misticismo oriental, alcançou popularidade em todo o mundo.


OBJETIVO:

A Associação Cultural Brasil-Líbano, Comitê Nacional Gibran e o Museu Gibran estão comemorando os 135 anos de Nascimento de um dos mais consagrados escritores e pintores do século XX, Gibran Khalil Gibran. Gibran foi um líder intelectual, filósofo, poeta, pintor, ensaísta e romancista. Sua obra literária, marcada pelo misticismo oriental, alcançou popularidade em todo o mundo.

Foi a publicação de seu best-seller “O Profeta”, em 1923, que lhe assegurou a notoriedade no mundo ocidental. Considerada uma das cem obras mais importantes do mundo, “O Profeta” é o gigante da literatura universal. A obra literária acentuadamente romântica e influenciada pela Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte, a natureza, entre outros, e já foi traduzida para mais de 80 idiomas.

Suas obras tornaram-se mundialmente conhecidas como: Temporais, As Ninfas do Vale, Os Deuses da Terra, Jesus: O Filho do Homem, Asas Partidas (romance baseado no primeiro amor de Gibran) e outros.

Gibran nasceu em 6 de janeiro de 1883, na cidade de Becharre, ao norte do Líbano, próximo aos Cedros milenares e faleceu em 10 de abril de 1931, em Nova York.

EVENTO:

O evento inclui uma exposição da obra literária de Gibran em vários idiomas, ampliações fotográficas de suas pinturas, documentos, cartas pessoais. Haverá também exposição fotográfica do vale sagrado de Kadisha, região onde Gibran viveu, considerada pela UNESCO, Patrimônio Mundial da Humanidade, que inspiraram suas obras e que atraem turistas do mundo inteiro.

Exposição Itinerante:

Estação Paraíso do Metrô de 10 a 31 de julho
Estação Luz do Metrô de 10/agosto a 31/agosto
Estação São Bento do Metrô de10 a 30/setembro
Lar Sírio Pró-Infância de 13/agosto a 14/setembro
Espaço Cultural Católico Melquita de 02/agosto a 05/outubro
Catedral N. Sra. do Líbano até 27/agosto

CONSIDERAÇÕES:
O Brasil é o país que abriga o maior número de imigrantes libaneses do mundo, sendo aproximadamente 8 milhões de libaneses e descendentes. O evento, além de estreitar os laços históricos e culturais entre os dois países, passará a fazer parte da agenda cultural de São Paulo.

20
20