PAULO VON POSER NA SMITH GALERIA

Paulo von Poser participa da coletiva São Paulo na Smith Galeria

Paulo von Poser é um dos sete artistas convidados a compor São Paulo, mostra coletiva com a qual a Smith Galeria inicia o ano de 2013 e também com a qual homenageia a capital paulista em seu aniversário de 459 anos.

Encantado pela paisagem urbana de sua cidade, Paulo já desenhou várias de suas construções. O artista inicia agora uma série sobre um espaço que ainda não havia retratado: o Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão. Na exposição São Paulo serão expostos dois desenhos dessa série. “Começo a redesenhar São Paulo diretamente a procura de mobilidade em lugares inéditos e que estão na eminência de sua transformação. Paisagens, vazios e perspectivas que revelam a potência do desejo coletivo de áreas públicas mais abertas e livres”, explica Paulo von Poser.

Em um primeiro passeio de observação pelo local num dia de domingo, quando o mesmo se encontra fechado para o tráfego de automóveis, servindo como espaço para diversas atividades, entre esportes, cultura e lazer, Paulo selecionou um ponto do trajeto que mais lhe agradou, levando em conta a disposição dos elementos arquitetônicos olhando em ambas as direções e, dessa maneira, desenvolveu duas obras, com essas duas vistas. Em São Paulo, esses desenhos ficam opostos um ao outro em espaço reservado da galeria, no primeiro andar, onde o espectador se coloca exatamente no local que inspirou o artista a criar.

“Visitar o Minhocão aos domingos foi uma surpresa. Em seu uso intenso e diverso sente-se a curiosidade do lugar pelos moradores, em sua polêmica discussão dos projetos possíveis que sintetizam a complexidade dessa ‘cicatriz’ da nossa cidade em seus 459 anos”, analisa aindaPaulo.

“O intuito de realizar uma exposição em homenagem a São Paulo surgiu da vontade de levar ao público as diferentes formas de expressão que destacam a pluralidade não apenas da nossa metrópole, mas também desses artistas contemporâneos tão díspares, reunidos através de sua produção focada na cidade grande”, explica Anne Lopes, que coordena a mostra ao lado de Suzana Mendes.

Além de Paulo von PoserSão Paulo exibe obras de Edu Verenguel (objeto), Fúlvia Molina (vídeo), João Carlos de Souza (vídeo e projeção ampla), João Pinheiro (mural), Newton Mesquita (pintura) e Vivian Lembo (fotografia).


Exposição: São Paulo – Edu Verenguel, Fúlvia Molina, João Carlos de Souza, João Pinheiro, Newton Mesquita, Paulo von Poser e Vivian Lembo

Coordenação: Anne Lopes e Suzana Mendes

ATÉ  09 de março de 2013.

Local: Smith Galeria – Rua João Moura, 417-419, Pinheiros – São Paulo/SP

Horário: terça a sexta das 13h às 19h, sábado das 10h às 14h

[imagebrowser id=6]

20
20