EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Isaac Herzog, Natan Sharansky, Reuven Rivlin, juiz Alberto Salomão, Daniel e Mauricio Carasso, Ary Bergher, Taphael Mattos, João Bernardo Kappen, Aloysio Nunes Ferreira, Rodrigo Maia, Alan Strozenberg, o príncipe William, Cláudio Goldemberg e Herry Rosenberg, dentre outros.


ISAAC HERZOG SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA AGÊNCIA JUDAICA

317_first_5_1Isaac Herzog. Foto: Divulgação

O líder da oposição israelense, Isaac Herzog, foi designado para substituir Natan Sharansky na presidência da Agência Judaica. A indicação de Herzog foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Administrativo da agência no domingo, 24/6. Herzog iniciará seu mandato de quatro anos em 1º de agosto, em substituição a Sharansky, ex-prisioneiro na extinta União Soviética, que deixará o cargo no próximo mês, após nove anos no comando da agência. “A Agência Judaica é a ponte que conecta o Estado de Israel e o povo judeu onde quer que ele esteja”, disse Herzog ao agradecer pela indicação. “E esta ponte enfrenta os mesmos desafios do nosso povo. E se eles (os judeus) estão em risco (em algum lugar), nós temos que fazer tudo o que pudermos para garantir a unidade do povo judeu, especialmente entre as novas gerações”.

O presidente israelense, Reuven Rivlin, cumprimentou Herzog pela nomeação, dizendo que ele “atuou no coração da democracia israelense a maior parte de sua vida e serviu ao povo israelense”. O movimento reformista israelense – o Movimento Israelita pela Reforma e pelo Judaísmo Progressivo -, também cumprimentou Herzog pela indicação, afirmando que a escolha por unanimidade “reflete o reconhecimento internacional pela sua competência e dedicação e corresponde às preocupações da liderança judaica sionista em sua busca para aproximar cada vez mais Israel das comunidades judaicas da diáspora”.

O diretor-executivo e CEO do movimento Judaísmo Conservador de Israel, Yizhar Hess, disse que “Herzog já provou o seu profundo compromisso com o mundo judaico e com o fortalecimento de sua ligação com Israel”. “Estou convencido de que ele agirá para garantir que Israel seja o lar de todo o povo judeu”, disse Hess.


JUSTIÇA DO RJ PROÍBE EXPOSIÇÃO, VENDA E DIVULGAÇÃO DO LIVRO DE HITLER

O juiz Alberto Salomão, da 33ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça/RJ, proibiu definitivamente a exposição, venda e divulgação do livro “Minha Luta”, de Hitler. Ele atendeu a um pedido do Ministério Público em razão de notícia de crime apresentada pelos advogados Ary Bergher, Taphael Mattos e João Bernardo Kappen. Até agora, o Rio de Janeiro é o único estado brasileiro onde esta determinação está em vigor..


CONIB PROTESTA CONTRA DISCURSO DE ÓDIO DO EMBAIXADOR IRANIANO NO BRASIL

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) enviou cartas ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, protestando contra as palavras proferidas pelo embaixador do Irã em sessão solene realizada no dia 14 na Câmara dos Deputados.

“A Confederação Israelita do Brasil, representação da comunidade judaica em nosso país, vem por meio desta protestar com veemência contra as palavras do embaixador do Irã proferidas em sessão solene na Câmara dos Deputados em 14/06/2018. O representante iraniano, ao coroar todo um discurso de ódio contra os judeus e Israel, afirmou que ‘o Estado Judeu é um nódulo cancerígeno no Oriente Médio’. A conclusão é imediata: segundo ele, Israel deveria, portanto, ser extirpado do mapa. É espantoso que a Câmara dos Deputados do Brasil tenha aceitado ser palco de um pronunciamento desse tipo, que agride nossa comunidade, ataca um país com o qual o Brasil mantém relações diplomáticas e, na prática, defende o genocídio de todo um povo. Receba, portanto, Sr. Ministro, nosso mais enfático protesto. Temos a certeza de que Vossa Excelência tomará as providências necessárias nesse caso”.

Com o mesmo teor, a carta dirigida a Rodrigo Maia termina com a frase: “Receba, portanto, Sr. Presidente, nosso mais enfático protesto. Lamentamos que a casa do povo tenha sido utilizada para fins tão abjetos”.


DANIEL CARASSO RECEBE MEDALHA DE JUDÔ

317_first_5_2Daniel Carasso exibe orgulhoso e ao lado do pai Mauricio a medalha de participação que ganhou no campeonato de judô realizado na A Hebraica de São Paulo.


CARTAZES COM APOLOGIA AO NAZISMO NO RECIFE VIRALIZAM NA WEB

317_first_5_3Imagens com conotação nazista foram colados em postes da região central do Recife. Um dos cartazes com os dizeres “Adolf Hitler tinha razão” foi fixado em cima da placa de identificação da sinagoga judaica Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga das Américas. De acordo com Thales Mota, integrante do movimento skinhead “Carecas do Brasil”, entre os responsáveis estão dois ex-integrantes do movimento, que foram expulsos depois de manifestarem opiniões nazistas.

De acordo com o artigo 20 da lei 7.716/1989, “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” configura crime com pena de reclusão de um a três anos e multa. Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo, também configura crime, com reclusão de dois a cinco anos e multa.


CARTUNISTA FAZ SUCESSO COM HISTÓRIAS DA “YIDDISHE MAME”

317_first_5_4Quando o publicitário Alan Strozenberg resolveu transformar em cartoons fatos de seu relacionamento com sua mãe, Ruth, não imaginava que faria tanto sucesso. Nos últimos 20 anos, o criador do “Yiddishe Mame” conseguiu reunir cerca de 2.500 citações de Ruth, hoje com 81 anos, que escapou dos nazistas fugindo para a Argentina quando era jovem.

Alan conta que, em 1998, quando namorava sua atual esposa, Ticiana, contou a sua mãe que pretendia fazer uma viagem romântica pela Europa com sua namorada. A resposta de Ruth veio rápido: “OK, quando vamos?” Alan não conseguiu dizer “não” a sua mãe e os três aproveitaram um feriado para viajar para Praga e para o sul da França. Quando a mãe soube que iria dormir sozinha em um quarto de hotel separado, ela se virou para o filho, então com 28 anos, e disse: “O que? Você vai dormir com ela?”

Strozenberg, agora com 48 anos e executivo de publicidade, mantém a página “Yiddishe Mame” no Facebook, que acumulou quase 50 mil curtidas, enquanto o @yiddishemame tem mais de 5 mil seguidores no Instagram. Agora, ele resolveu ampliar o sucesso de suas tiras e está imprimindo os desenhos em canecas e ímãs de geladeira e colocando à venda em seu site LoveYM.com. Os itens custam entre US$ 2,50 e US$ 28, e uma parte dos lucros vai para uma fundação de apoio a mães carentes.

Fonte: Doree Lewak, New York Post


PRÍNCIPE WILLIAM VISITA O MUSEU DO HOLOCAUSTO

317_first_5_5Em visita a Israel, o príncipe William esteve no Museu do Holocausto (Yad Vashem), em Jerusalém, onde participou de cerimônia e se encontrou com judeus resgatados pela Grã-Bretanha durante a perseguição nazista. Antes de depositar flores no Hall of Remembrance, ele visitou o Museu de História do Holocausto e o Museu de Arte do Holocausto, onde assinou o livro de visitas. “Visitar o Yad Vashem hoje foi uma experiência de profunda emoção. É difícil entender o porquê desse terrível episódio na história. Tudo o que vi aqui – nomes, fotos e objetos – são registros de uma grande tragédia sofrida pelo povo judeu. A história do Holocausto é de escuridão e desespero, e de questionamento da própria natureza da humanidade”, escreveu o príncipe. “Nunca devemos esquecer o Holocausto – o assassinato de 6 milhões de homens, mulheres e crianças, simplesmente porque eles eram judeus. Todos nós temos a responsabilidade de lembrar e ensinar às gerações futuras sobre os horrores do passado, para que eles nunca mais voltem a ocorrer. Que os milhões de judeus lembrados no Yad Vashem nunca sejam esquecidos”.

317_first_5_6William também prestou homenagem a sua bisavó, a princesa Alice de Battenberg, que é reconhecida no Yad Vashem como ‘um Justo Entre as Nações’ por ter ajudado a salvar uma família judia na Grécia durante o Holocausto. “As ações daqueles poucos que assumiram grandes riscos para ajudar os outros são um sinal de esperança e crença na capacidade humana de amar ao próximo. Sinto-me honrado por minha bisavó ser uma dessas pessoas justas entre as nações”.


CAMPANHA DO AGASALHO NO RJ – MAIS DE 20 MIL DOAÇÕES

317_first_5_7PARABÉNS, COMUNIDADE JUDAICA!

A Campanha do Agasalho da FIERJ terminou com um saldo de mais de 20 mil roupas e cobertores doados aos abrigos da Prefeitura. Durante os meses de maio e junho, pontos de coleta foram instalados em mais de 50 instituições judaicas, como escolas e sinagogas e ontem a campanha foi encerrada com uma grande carreata pela cidade.

Os voluntários partiram às 10h da Praça Cazuza e percorreram ruas do Leblon, Ipanema e Copacabana recebendo doações de quem ouvia o chamado pelo carro de som. “É nossa obrigação contribuir para que não haja pessoas passando frio em nosso estado e estou feliz em ver nossa comunidade participando em peso desta iniciativa”, diz Herry Rosenberg, presidente da FIERJ. Aliás, Herry Rosenberg e seu vice Cláudio Goldemberg estiveram com o vereador Marcelo Arar em reunião com o ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão. O ministro assegurou apoio ao 10º Festival de Cinema Judaico do Rio, que este ano acontecerá entre os dias 16 e 22 de agosto e incluirá uma mostra especial sobre os 70 anos do Estado de Israel.

Confira as reportagens das TVs Globo e Record .

20
20