O 5° FÓRUM DE DIRETORES COMUNITÁRIOS REÚNE PROFISSIONAIS EM ISRAEL

O 5° Fórum Nacional de Diretores Comunitários, do Congresso Judaico Mundial (WJC) foi realizado de 24 a 27 de junho, este ano excepcionalmente em Israel, por ocasião dos 70 anos de fundação do país, como um tributo a inquebrantável relação entre o Estado Judeu e a diáspora. O fórum reuniu cerca de 60 profissionais das várias comunidades judaicas espalhadas pelo mundo.

“Foi uma excelente oportunidade para estudarmos diferentes assuntos, bem com discutir temas prioritários do cotidiano de nossas comunidades. Conversarmos a respeito das melhores práticas, desafios comuns e particularidades de cada região do planeta”, disse o diretor geral da Conib, Sergio Napchan, que participou do encontro.

Para Napchan, o evento propiciou uma excelente ocasião para conhecer a pujança da sociedade israelense: suas principais conquistas nos diferentes campos do conhecimento; seus desafios internos inerentes à própria sociedade israelense, plural e complexa; e externos, em relação a sua vizinhança hostil.

Temas como antissemitismo, mídia social, discurso de ódio, relacionamento entre Israel e Diáspora, definiram a essência dos temas tratados no evento, com a presença de grandes especialistas nestes assuntos.

Outro momento de relevância foi a análise de iniciativas de determinados segmentos da sociedade civil, que promovem campanhas difamatórias ou de boicote ao Estado de Israel, em diferentes áreas. Especialmente no esporte, na cultura e na Academia.

Uma parte do programa foi dedicada ao encontro com cinco diretores gerais de cinco Ministérios em Israel: Imigração e Absorção, Assuntos Estratégicos e Diplomacia Pública, assuntos da Diáspora, Mundo Judaico e Religiosos, Patrimônio de Jerusalém e sua herança e Chevra Kadisha, ou seja, sociedade funerária.

Um dos momentos marcantes, conta Sergio Napchan, foi a visita ao Kibbutz Nahal Oz, na fronteira de Gaza. Naquele local, os participantes constataram a tensão e o stress que vivem os moradores daquela comunidade, por conta da sistemática ação beligerante por parte do Hamas, grupo terrorista que lidera a população da região. “Vale destacar que aquela área já foi uma fronteira segura e amistosa, onde israelenses frequentavam as praias de Gaza e seus estabelecimentos comerciais, e o palestinos por sua vez trabalhavam em Israel e desfrutavam dos produtos e dos serviços. Estamos nos referindo a um período até a década de 1980. Os moradores desta comunidade ainda aguardam esperançosos o dia em que esta situação do passado possa ser uma realidade presente, por esta razão permanecem vivendo naquela região”, relata o diretor.

Ele ainda ressaltou a importância do evento: “Estes encontros são muito importantes para promover sinergias, networking e especialmente estudarmos temas centrais do nosso cotidiano comunitário”.

318_especial_5_1O diretor geral da Conib, Sergio Napchan visita o Kibbutz Nahal Oz e fala ao público. Foto: Divulgação.

318_especial_5_2Sergio Napchan com lideranças do Kibbutz Nahal Oz. Foto: Divulgação.

318_especial_5_3Participantes do congresso. Foto: Divulgação.

318_especial_5_4Participantes do congresso em visita ao Kotel. Foto: Divulgação.

20
20