LIVROS: FRAGMENTOS DE UMA VIDA, DE ANNA VERONICA MAUTNER, E PANCADAS NA CABEÇA, DE ANA LUCIA CORADAZZI E RICARDO CAPONERO

FRAGMENTOS DE UMA VIDA, DE ANNA VERONICA MAUTNER

PANCADAS NA CABEÇA – AS DIFICULDADES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DA MEDICINA, DE ANA LUCIA CORADAZZI E RICARDO CAPONERO


FRAGMENTOS DE UMA VIDA, DE ANNA VERONICA MAUTNER

318_fique_3_1A obra reúne textos que retratam a existência de Anna Verônica, psicanalista na Sociedade Brasileira de Psicanálise, da infância, da juventude, militante do Movimento Juvenil Sionista-Socialista (Dror), a convivência com toda uma geração de sociólogos e filósofos que marcaram a esquerda paulista, a fundação do curso de Psicologia Reichiana no Instituto Sedes Sapientiaie, aos dias atuais. Compilado pela filosofa Regina Fravre, que compõe um mosaico em que o enigma da mulher moderna se revela com toda radicalidade, dor, espanto, humor, contemplação, ternura, crueldade, gratidão e memória.

Sobre a autora

Anna Veronica Mautner (Pest, 1935 [1]) é uma psicanalista brasileira, nascida na Hungria.

Transferiu-se com sua família para o Brasil quando ainda criança e cresceu em São Paulo. É graduada em Ciências Sociais, com mestrado em Psicologia Social pela USP, e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Já trabalhou como publicitária e professora universitária na USP, no Instituto Sedes Sapientiae e na FGV.

É também cronista do jornal Folha de S. Paulo e escritora.

Na década de 1970 dedicava-se a uma abordagem de terapia “corporal” baseada em Wilheim Reich. Essa abordagem incluía, além de terapia individual ou em grupo, danças, alongamentos, exercícios físicos para externalizar a agressividade, etc.


PANCADAS NA CABEÇA – AS DIFICULDADES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DA MEDICINA, DE ANA LUCIA CORADAZZI E RICARDO CAPONERO

318_fique_3_2Descrição do produto

A medicina é, sem dúvida, para os fortes. Os médicos precisam lidar desde muito cedo com angústias, controvérsias, desafios, incertezas. Seus sucessos e fracassos caminham de mãos dadas. Eles se envolvem em situações das quais a maior parte das pessoas fugiria, apavorada. Muitas vezes, cabe a eles executar o trabalho “sujo”. É também sobre eles que as maiores expectativas se depositam. Os médicos assumem sobre seus ombros responsabilidades que, em muitas culturas, são atribuídas a divindades.

Este livro traz os percalços, as frustrações e os sofrimentos de seu dia a dia – tais como as dificuldades na formação do profissional de medicina, o primeiro contato com a morte, erro médico, entre outros –, além de discutir assuntos como a ética profissional e a relação médico-paciente e dar dicas a estudantes e jovens que pretendem ingressar nessa carreira. É assim, trocando experiências e expondo angústias, que as “pancadas na cabeça” tornam-se menos doloridas, mais fáceis de suportar.

Sobre os autores

Ana Lucia Coradazzi – Graduada pela Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), ANA LUCIA CORADAZZI concluiu a residência médica em Hematologia e Hemoterapia na Unesp e, posteriormente, em Cancerologia Clínica no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú/SP. É especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), com PhD em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Unesp. Concluiu pós-graduação em Medicina Paliativa pelo Instituto Pallium, em Buenos Aires, e exerceu o cargo de coordenadora da Unidade de Controle da Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Amaral Carvalho desde sua inauguração, em 2008, até outubro de 2015. Atualmente é responsável pela equipe de Oncologia Clínica da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, e é médica do Centro Avançado em Terapias de Suporte e Medicina Integrativa (Catsmi) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Ricardo Caponero -Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP),

Ricardo Caponero– É especialista em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc) e em Cancerologia Clínica pela Associação Médica Brasileira (AMB), além de mestre em Oncologia Molecular pelo Centro de Investigaciones Oncológicas de Madri, Espanha. Membro da American Society of Clinical Oncology (Asco), da European Society for Medical Oncology (Esmo), da Multinational Association of Supportive Care in Cancer (Mascc), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) e da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos (ABCP), é ex-presidente e atual diretor científico dessa última instituição. Atuou como oncologista na Clinonco – Clínica de Oncologia Médica, em São Paulo, e atualmente é oncologista Clínico e Coordenador do CATSMI – Centro Avançado de Terapia de Suporte e Medicina Integrativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. É coautor do livro Câncer e prevenção (2013) e autor de a comunicação médico-paciente no tramento oncológico (2015), ambos da MG editores.

Detalhes

Formato: eBook Kindle

Tamanho do arquivo: 796 KB

Número de páginas: 133 páginas

Editora: MG Editores; Edição: 1 (4 de junho de 2018)

Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda

20
20