COMEMORAÇÃO DOS 135 ANOS DE KHALIL GIBRAN

A Associação Cultural Brasil-Líbano promoveu a cerimônia de abertura dos 135 anos de Khalil Gibran, um dos mais consagrados escritores e pintores do século XX. Gibran foi um líder intelectual, filósofo, poeta, pintor, ensaísta e romancista.

Sua obra “O Profeta“, considerada uma das cem obras mais importantes do mundo, é o gigante da literatura universal. Sua obra literária marcada pelo misticismo oriental alcançou notoriedade no mundo ocidental. A obra literária acentuadamente romântica e influenciada pela Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte, a natureza, entre outros e já foi traduzida para mais de 80 idiomas.

A cerimônia de abertura, que contou com a participação da profa. de Filosofia Lúcia Helena Galvão Maya, da Organização Internacional Nova Acrópole, ocorreu em São Paulo, no Teatro SESI-FIESP, tendo sido exibido um vídeo com as principais passagens da vida de Gibran.

O projeto inclui o lançamento, pela Caixa Econômica Federal, de bilhetes da Loteria Federal desde o início de 2018, com estampas alusivas às obras de Khalil Gibran, em homenagem às comemorações de seus 135 anos, e uma exposição itinerante da sua obra literária em vários idiomas, ampliações fotográficas de suas pinturas, documentos, cartas pessoais. Faz parte também da exposição, fotografias do Vale Sagrado de Kadisha, região onde Gibran viveu, considerada pela UNESCO, Patrimônio Mundial da Humanidade, que inspiraram suas obras e que atraem turistas do mundo inteiro.

 318_first_3_1 Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi, entre Lody Brais e Nouha B. Nader

318_first_3_2Primeira Dama Lúcia França, recebendo um mimo do Cônsul Geral do Líbano, Sr. Rudy El Azzi

318_first_3_3Luiz Cutait, Dr. Fernando Jafet e esposa

318_first_3_4 Prof. José Álvaro Moisés entre a irmã e Nouha B. Nader

318_first_3_5Stephanie Nader, Nouha B. Nader, Michel Nader e Lody Brais

318_first_3_6 Dr. Rudy El Azzi, Cônsul Geral do Líbano em S.Paulo, entre Omar Golmia e Georges Abboud

318_first_3_7Profa. Lúcia Helena Galvão Maya recebendo um mimo de Georges Abboud

318_first_3_8 Teatro lotado

20
20