EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Marcus Lederman, Leandro Karnal, rabino Ruben Sternschein, Denise Antão, Sandro Assayag, Claudia Ajbeszik, Simone e Alexia Assayag, Amanda, Monica e Sidney Schapiro, Boris Sister, Fabio Ajbeszik, Fabio Schapiro, André e Daniel Bialski, Claudia Costin, José Luiz Goldfarb, Lucia Hauptman, Regina P. Markus, Carolina Padilha, Mario Fleck, Luiza Coutinho, Roxana Tabakman, Luis Almagro, Alejandro Kelman, Jack Terpins, Claudio Lottenberg, Embaixador Ilan Sztulman, ator Ben Stiller e Yuval Shany, dentre outros.


LEANDRO KARNAL E O RABINO RUBEN STERNSCHEIN DEBATERAM SOBRE “ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS E JUDAÍSMO”

318_first_5_1Marcus Lederman, Leandro Karnal, rabino Ruben Sternschein e Denise Antão

Aconteceu na Unibes Cultural a palestra “Assuntos Contemporâneos e Judaísmo” com a participação do historiador e filósofo Leandro Karnal e do rabino da Congregação Israelita Paulista (CIP), Dr. Ruben Sternschein.

A pauta do encontro, que contou com a presença da presidente da Unibes, Denise Antão e do presidente da CIP, Marcos Lederman, teve como foco três temas principais: a política – onde foram abordados os sistemas de governo e a democracia x ditadura; a justiça – por que julgamos e o que busca um ser humano ao julgar o outro e os sentidos da vida – onde foram abordadas algumas contradições da Bíblia, o pecado e o perdão, além de D’us e o sentido da vida.

“Estamos muito felizes em realizar esse evento em parceria com a Unibes, que é basicamente uma entidade irmã da CIP. Temos uma visão de mundo muito convergente, onde o preceito de Tikun Olam (consertar o mundo) é um valor básico para as duas entidades”, destacou o presidente da CIP, Marcos Lederman.


SIDNEY E MONICA SCHAPIRO RECEBEM BRASILEIROS EM RANANA

318_first_5_2Sandro Assayag, Claudia Ajbeszik, Simone e Alexia Assayag, Amanda, Monica e Sidney Schapiro, Boris Sister, Fabio Ajbeszik e Fabio Schapiro

Aproveitando que estava em Israel, Sandro Assayag foi com a família assistir o jogo do Brasil na casa de Monica e Sidney Schapiro, ora radicados em Ranana. Lá encontraram Claudia e Fabinho Ajbeszik e Boris Sister.


DANIEL BIALSKI EM VIAGEM PARA A RÚSSIA E HOLANDA

318_first_5_3Acompanhado do filho André, Daniel Bialski, presidente da Hebraica de São Paulo, aproveitou temporada de férias e foi visitar a Rússia e a Holanda.


MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE ESCRITORES

318_first_5_4Em cerimônia realizada no último dia 29 de junho na Câmara Municipal de São José do Rio Preto, Claudia Costin e José Luiz Goldfarb tornaram-se membros da Academia Brasileira de Escritores. Merecidamente, diga-se de passagem. Agora imortais, eles continuam promovendo letras, livros e leitura.


ALUNOS BOLSISTAS DO INSTITUTO WEIZMANN PREPARAM-SE PARA VIAGEM A ISRAEL

318_first_5_5Lucia Hauptman, Regina P. Markus, Maria Vitória, Carolina Padilha, Mario Fleck, Luiza Coutinho, Gean de Oliveira e Roxana Tabakman.

Com a presença dos fundadores e da atual diretoria, o grupo de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil foi recebido por Lucia Hauptman em um jantar especial para a apresentação dos quatro alunos brasileiros que ganharam a bolsa integral para participar do curso de verão do Instituto Weizmann de Ciências de Israel.

Gean de Oliveira da Silva, de Araponga, PR, Maria Vitória Valoto, de Londrina – PR, Carolina Eva Padilha, de São Paulo SP, e Luiza Elias Coutinho, de Belo Horizonte – MG, estão às vésperas de vivenciarem uma experiência única durante o mês de julho, quando participarão da Escola de Verão que acontece todos os anos no campus do Instituto Weizmann de Ciências (WIS), na cidade de Rehovot, juntamente com 80 estudantes do mundo todo.

Os bolsistas foram recepcionados pelo presidente, Mario Fleck que, dirigindo-se aos jovens e aos patrocinadores do programa, destacou a velocidade de progresso de Inteligência Artificial, Big Data e as expectativas das mudanças devidas ao desenvolvimento científico. “A maior preocupação do Weizmann é com o talento. “O Brasil tem encaminhado alunos desde 1983 e muitos dos que passaram pelo Instituto tiveram suas vidas acadêmicas e profissionais positivamente influenciadas por esta experiência”, disse Fleck.


AMIA – 24 ANOS DE IMPUNIDADE

318_first_5_6Luis Almagro, Alejandro Kelman, Jack Terpins, Claudio Lottenberg e o Embaixador Ilan Sztulman

Como a cada 18 de julho desde 1994, centenas de pessoas enfrentaram o nevoeiro e frio do inverno no sul e se reuniram em frente à sede da Associação Mutual Judaica da Argentina (AMIA) , em Buenos Aires, ao som do slogan “Em tempos de impunidade, lembrar é exigir justiça “. Embora o tom da cerimônia, que contou com oradores da comunidade, religiosos e políticos tenha sido solene, a celebração teve também tom de protesto. Passados 24 anos, o crime segue sem solução.

O presidente Mauricio Macri não compareceu e preferiu se reunir na terça, dia 17, com membros atuais da Amia e familiares de sobreviventes. Representantes do Governo, como a vice-presidente, Gabriela Michetti e o chefe de gabinete, Marcos Peña marcaram presença. A Conib estava representada pelo presidente do Conselho Consultivo, Claudio Lottenberg.

O ato teve a leitura dos nomes de todas as vítimas, comandado pelo jornalista Luis Novaresio. Também se acendeu uma vela em memória do promotor Alberto Nisman, que investigou o caso nos últimos anos de sua vida e cuja morte, com um tiro na cabeça, ainda está cercada de mistérios.

O ataque à AMIA foi o segundo contra a comunidade judaica no país, depois que 29 pessoas morreram em 1992, quando uma bomba explodiu em frente à embaixada israelense, também na capital argentina.


BEN STILLER É NOMEADO EMBAIXADOR DE AGÊNCIA DA ONU PARA REFUGIADOS

318_first_5_7Embaixador da boa vontade do ACNUR, Ben Stiller visita refugiados na Guatemala. Foto: ACNUR/Michael Muller.

A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) anunciou nesta segunda-feira (2) a indicação do ator, diretor, produtor e filantropo judeu norte-americano Ben Stiller como embaixador da boa vontade da agência. O ator lançou campanha em favor dos refugiados e dos que tiveram que deixar suas casas por causas de conflitos.

Stiller visitou a Guatemala, onde se reuniu com refugiados, incluindo crianças desacompanhadas, e presenciou o trabalho da ACNUR, do governo e de seus parceiros. “Com mais de 68 milhões de pessoas deslocadas no mundo atualmente, nunca houve uma razão tão forte e urgente para mostrar solidariedade e apoio aos refugiados”, disse o ator de Hollywood, conhecido por comédias como “Entrando numa fria” e “Zoolander”. “Farei o que puder como embaixador da boa vontade da ACNUR, em defesa dos refugiados e pelo engajamento de outros nessa luta”, disse.


PROJETO TIKUN OLAM PROMOVE TARDE FELIZ PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

318_first_5_8Em nova etapa de atividades realizada dia 28 de junho, os voluntários do Projeto Tikun Olam Ismar Strachman, da B’nai B’rith do Paraná, promoveram uma tarde feliz com brincadeiras juninas para as crianças em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

O projeto Tikun Olam (que em hebraico significa “reparar o mundo”) é uma iniciativa da B’nai B’rith do Paraná e é realizado no Hospital Pequeno Príncipe há três anos. Começou com a ideia de homenagear a memória do médico pediatra Ismar Strachman, já falecido e que atuava naquele hospital. Tem como objetivos levar um pouco de alegria e diversão às crianças em tratamento e ao mesmo tempo incentivar jovens e adultos a atuarem em trabalhos voluntários como este.


ISRAELENSE PRESIDIRÁ O COMITÊ DE DIREITOS HUMANOS DA ONU

318_first_5_11

Yuval Shany, da Cátedra Hersch Lauterpacht de Direito Internacional Público da Universidade Hebraica de Jerusalém, foi selecionado para chefiar o Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas.

O Comitê de Direitos Humanos (e não o Conselho de Direitos Humanos do qual os Estados Unidos se retiraram em 20 de junho de 2018) é um corpo de especialistas independentes que supervisiona a implementação do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos pelos Estados Partes. Esta é a primeira vez na história que um israelense vai liderar o Comitê.

“Atualmente, o Comitê de Direitos Humanos da ONU enfrenta vários desafios, principalmente porque vivemos em um clima internacional que não apoia mais os direitos humanos. Como chefe do comitê, espero aproveitar sua influência positiva e não política para garantir os direitos humanos para todos os cidadãos do mundo “, compartilhou Shany.

20
20