VOCÊ GOSTARIA DE UMA LISTA PRÁTICA PARA O DIA A DIA? – RABINO KALMAN PACKOUZ

320_história_5_1O fim do ano Judaico já está chegando. Hora dos preparativos! Um dos leitores do Meór HaShabat me pediu para sugerir uma lista com 10 regras para servir como base para suas condutas pessoais, para fazer deste um mundo melhor – além de ser uma ótima idéia para nos prepararmos para Rosh Hashaná (dias 11 e 12 de setembro). O detalhe, entretanto, foi o seguinte: que eu fizesse uma lista super-prática, sem ‘filosofagem’ ou tarefas inatingíveis. Que idéia interessante! Gostaria de compartilhar com você, querido leitor, a minha lista:

10 Regras para Aperfeiçoarmos a Humanidade

(1) Falemos corretamente

(2) Ajamos com Honestidade e Integridade

(3) Respeitemos os Demais

(4) Sejamos Afáveis e Benevolentes com os Outros

(5) Estudemos Sabedoria

(6) Trabalhemos por uma Causa

(7) Sejamos Humilde

(8) Rezemos

(9) Façamos um balanço diário

(10) Sejamos realistas com D’us e com a vida

E eis minha explicação:

1. Falemos corretamente – Fofocas e mexericos são as bombas atômicas verbais dos relacionamentos. Eles destroem casamentos, negócios, amizades. Apenas por ser verdade não significa que precisemos – ou devemos – dizê-los. Pessoas de alto nível conversam sobre idéias, pessoas medianas falam sobre coisas e pessoas inferiores conversam sobre outras pessoas. Corramos para o mais alto dos níveis! Uma palavra boa proferida na hora certa pode mudar uma vida, inspirar e encorajar nossa grandeza!

2. Ajamos com honestidade e integridade – Nossa palavra é o nosso certificado. É verdade que muitas pessoas têm sucesso e ganham muito dinheiro em curto prazo utilizando-se de meios desonestos, mas isto nos custaria a perda da confiança, respeito, amor e relacionamentos amistosos e fiéis que desfrutamos ao sermos íntegros e honestos. Se reagirmos sempre com sinceridade e honestidade às oportunidades que aparecem em nosso dia-a-dia, isto evitará que façamos coisas que nos envergonharíamos de explicar depois.

3. Respeitemos os demais – Rabi Akiva resumiu isto muito bem: “Não faça aos outros o que não quer que lhe façam”. Toda pessoa neste planeta foi criada à imagem do Todo-Poderoso. Se não respeitarmos os demais, não respeitaremos D’us também!

4. Sejamos Afáveis e Benevolentes com os Outros – Esforcemo-nos ao máximo para ajudar os outros. Segure a porta para alguém, ajude a carregar os pacotes do mercado para dentro de casa, sorria para os demais, ouça mesmo quando tem vontade de sair correndo, e encontre algo agradável para dizer. Os significados da vida aparecem quando nos dedicamos a metas elevadas: ajudar os outros, por exemplo.

5. Estudemos sabedoria – O livro Pirkei Avót, Ética de Nossos Antepassados, explica: “Uma pessoa ignorante nunca será uma pessoa correta”. Precisamos estudar sabedoria para saber o que fazer e o que não fazer, o que dizer e o que não dizer. Este tipo de estudo nos mantém ‘nos eixos’ e nos ajuda a crescer. Ele nos ajuda a conhecer nossas crenças e valores. A Torá é um compêndio de sabedoria, é o manual de instruções para nossas vidas!

6. Trabalhemos por uma Causa – Gostaria de ser maior do que você mesmo? Então trabalhe para tornar o mundo um lugar melhor! Depois dos 120 anos, ao fazermos um balanço final de nossas vidas, será que gostaríamos de avaliá-la a partir de quantas férias anuais tiramos? Ou de quantas vezes comemos um bom churrasco? Ou seria melhor contabilizar quantas vezes e o que fizemos para ajudar a melhorar a vida de outras pessoas e do mundo em geral? Uma pessoa sozinha é uma ínfima minoria neste mundo, mas uma pessoa e D’us já são uma vasta maioria. Nós podemos modificar o mundo, ou nossa comunidade, ou nossa família ou pelo menos a nós mesmos. Ame a justiça e lute contra a injustiça e o mal!

7. Sejamos humildes – A sabedoria é absorvida apenas por pessoas humildes. Uma pessoa arrogante é tão cheia de si que já não cabe mais nada nela. Humildade não significa deixar que outros ‘montem’ em nós. Humildade é saber exatamente nossos talentos e capacidades e reconhecer que são uma dádiva do Criador. O que pensaríamos se uma pessoa dissesse: “Hei, olhe para mim! Eu consigo levantar o meu dedo indicador!”? A não ser que esta pessoa tenha algum problema médico em sua mão, não há motivo algum para se gabar por conseguir erguer o dedo. Então por que seria diferente se a pessoa disser: “Hei, olhe para mim! Eu sei fazer cálculos de física quântica!”?

Não sejamos arrogantes ao utilizar o nosso potencial. Sejamos gratos!

8. Rezemos – D’us não precisa de nossas preces. Nós é que precisamos delas para focalizar nossa atenção à fonte de todas as bênçãos. Ao reconhecermos de onde nossas bênçãos provêm, tornamo-nos ‘recipientes’ adequados para que D’us as envie a nós. Mesmo se uma pessoa não acredita no Criador, rezar faz com que pelo menos perceba que ela própria não é D’us!

9. Façamos um balanço diário – Crescimento e sucesso só vêm através do esforço e de metas corretas. Diariamente, perguntemos a nós mesmos: 1) Pelo que estou vivendo? 2) O que fiz em direção à minha meta hoje? 3) O que fiz que me afastasse dela? 4) Existe alguma meta melhor pela qual eu deveria interessar-me?

10. Sejamos realistas com D’us e com a vida – Isto significa que existem conseqüências geradas por nossas atitudes. Como diz o ditado: “Não existe almoço de graça”. No final haverá recompensas por nossos bons atos e o contrário por nossas transgressões… se não neste mundo, no próximo. Ser realista na vida significa perceber que a vida tem um fim. Muitos pensam que existe um clube de pessoas que morrem… e nós não somos afiliados a ele. Infelizmente os fatos desmentem esta noção. Se um sujeito tivesse um relógio com um mostrador fazendo contagem regressiva sobre sua televisão, em que ponto ele desligaria a TV e começaria a fazer todas aquelas coisas que sempre quis fazer, mas deixou para começar na ‘próxima segunda-feira’?


VOCÊ GOSTARIA DE PROPORCIONAR ÀS FAMÍLIAS CARENTES UM ROSH HASHANÁ MELHOR ?

Dezenas de famílias não têm condições de adquirir produtos básicos para Rosh HaShaná. A instituição abaixo está se esforçando muito para prover vinho, halá, mel e outros produtos casher a estas famílias carentes. É uma instituição muito séria e eu também a ajudo com dinheiro. Envie sua contribuição para:

ORGANIZAÇÃO ISRAELITA O.I.S.E.R – BANCO BRADESCO – AG. 114 – C/C 79.589-5

Maiores informações com a Sra. Rivka – tel: 011-3082-1562 – CNPJ: 45.884.426/0001-93


PENSAMENTO: “Uma pessoa enrolada em si mesma forma um pacote muito pequeno!”


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20