AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Especialmente programados pelas nossas entidades, eventos dos mais importantes e para todos os gostos acontecem em São Paulo e no Rio de Janeiro nas próximas semanas. Confira aqui os detalhes.


EM SÃO PAULO

III RIKUDAY – FESTIVAL DE DANÇA E ARTE ACONTECE NO DIA 02 DE SETEMBRO NA PRAÇA VICTOR CIVITA

320_fique_5_1Evento gratuito e aberto ao público é organizado pela CIP com o apoio da Federação Israelita do Estado de São Paulo

A Congregação Israelita Paulista (CIP) realiza, no dia 02 de setembro, das 10h às 20h, na Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580) em Pinheiros, o III Rikuday – Festival de Dança e Arte.

O III Rikuday contará com dois shows principais e a participação de mais de 20 grupos de dança, além de Harkadot (dança de roda), Foodtrucks, Foodbikes, Workshops, Exposição, atividades para as crianças, além de um Bazar em prol do Lar das Crianças da CIP.

O evento vai festejar os 70 anos de Israel com muita alegria e união entre povos, mostrando suas riquezas artísticas e fortalecendo o diálogo inter-religioso e cultural, unindo ainda mais as instituições judaicas e não judaicas.

Ingresso solidário: Kit de higiene (sabonete, creme e escova dental) para os projetos assistenciais da Ação Social da CIP (Projeto Vida Chai de Campos do Jordão e São Paulo)


LITERATURA E CULTURA NOS 70 ANOS DA CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL

O Centro de Estudos Judaicos realiza na 4ª feira, 29/08/2018 – das 16:00 às 21:30, o evento Literatura e Cultura nos 70 anos da criação do Estado de Israel, na sala 14, do prédio de Ciências Sociais da FFLCH. O evento, cuja abertura será feita pelo Prof. Moacir Amâncio (USP), contará com a participação de Nancy Rozenchan (USP), Luis S. Krausz (USP), Mordechai Tabib, Suzana Chwarts (USP), Isadora Sinay (USP), Prof. Leopoldo Oliveira (UFRJ), Gabriel Steinberg (USP), Rafaela Barkay (USP), Juliana Portenoy Schlesinger (USP), Roberto Zular (DTLLC/USP), Gabriel Steinberg (DLO/USP) e da escritora e poeta israelense Tal Nitzán.

Tal Nitzán, uma poeta reconhecida em seu país e internacionalmente, tendo sido traduzida para mais de 20 idiomas, inclusive o português, com o livro “O ponto da ternura”, publicado no Brasil, com traduções de Moacir Amâncio (prof. de Literatura Hebraica da FFLCH) é também importante tradutora da literatura castelhana para o hebraico. Entre os muitos autores traduzidos estão Jorge Luis Borges, Julio Cortázar e Pablo Neruda. Nitzán falará sobre sua experiência artística e intelectual, que inclui a participação em oficinas literárias, sua poesia e a poesia atual em Israel.

Centro de Estudos Judaicos | Center for Jewish Studies – Universidade de São Paulo | University of São Paulo
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 – Sala/Room 105 – São Paulo (SP)
E-mail: cejudaic@usp.br – Tel.: +55 11 2648-6120


INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA KNESSET ISRAEL ACONTECE NO DIA 07 DE SETEMBRO

Comunidade Judaica ganhará Centro Cultural no coração de Higienópolis

No dia 07 de setembro, a comunidade judaica paulista será presenteada com um novo Centro Cultural no Bairro de Higienópolis. Nesta data, acontecerá a solenidade de inauguração da nova sede da Knesset Israel (Groisse Shil) – fundada em 1916 e uma das primeiras Sinagoga da comunidade judaica de São Paulo – com um grande evento aberto a autoridades, lideranças e a todos os membros da comunidade judaica.

O evento terá início às 10h com a colocação de mezuzot. Ás 11h acontecerá a solenidade de inauguração seguida de apresentação do Coral da Sinagoga. Haverá programação especial para as crianças durante o evento.

A nova Sede, localizada na Rua Dr. Brasílio Machado, 91 – Higienópolis, passará a ser um centro de referência para a comunidade judaica de São Paulo, com um projeto arquitetônico funcional e totalmente integrado que abrigará duas Sinagogas, salão de Festas com lounge e cozinha independente, biblioteca, salas de aula, brinquedoteca, área de convivência, espaço mamãe e bebê, cozinha gourmet com forno de pizza e churrasqueira e mikve masculino e feminino. Tudo dentro das mais rígidas normas de segurança e em um espaço amplo, que privilegia a iluminação natural e totalmente acessível – com elevadores, rampas e banheiros para deficientes.

O serviço religioso terá a coordenação do Rabino Motl Malowany, juntamente com o rabino Avraham Stiefelmann, que prometem manter o mesmo clima familiar do Groisse Shil.


WIZO SÃO PAULO

DIA DOCE 2018 – O Grupo Tzeirot está realizando o Dia Doce 2018 quando são vendidos os tradicionais bolos, tortas e doces das mais tradicionais pâtisseries para as Grandes Festas. Dia 31 de agosto, sexta-feira, às 9h30 às 13h30, na sede da entidade à Rua Minas Gerais, 36.

CENÁRIOS E PERSPECTIVAS POLÍTICAS – Palestra com o cientista político, palestrante e professor da ESPM Heni Ozi Cukier, dia 29 de agosto, às 15h, na sede da entidade. Confirme presença com Liane, tel. 3257-0100. Ingresso: dois produtos de higiene.


CENTRO NOVO HORIZONTE

JANTAR DE ROSH HASHANÁ 2018/5779 – Na primeira e segunda noites, dias 9 e 10 de setembro, às 19h30. Vagas limitadas. Reservas pelos telefones 3159-4777 e 9-4721-9301. Endereço: Rua Novo Horizonte, 208 – São Paulo. Site: www.centronovohorizonte.com.br


NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO E BRASIL

PROJETO “UM NOVO OLHAR” – A Na´amat Pioneiras São Paulo está lançando o projeto “Um Novo Olhar”, que tem como proposta acolher, fortalecer e compartilhar experiências entre familiares que cuidam de pessoas com doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson e Demência, entre outras.

O primeiro Circulo Restaurativo, conduzido por Joyce Markovits e Helena Moritz, do Departamento de Mediação da Na’amat SP, acontecerá no dia 29 de agosto, das 14 às 16h, na Sede das Pioneiras (Rua São Martinho, 48 – Campos Elíseos).

Os interessados em participar devem agendar pelo telefone (11) 3667.5247 ou pelo Whatsapp (11) 9.5327.4482

PROJETO CULTURAL ARTE & ARTISTAS 2018 COM GRANDE EVENTO NA A HEBRAICA – Depois do enorme sucesso no Rio de Janeiro, a Na’amat Pioneiras Brasil lançará no dia 02 de setembro, das 10 às 18h, com um grande evento na A Hebraica de São Paulo, seu projeto cultural “ARTE & ARTISTAS 2018”, onde serão apresentadas réplicas licenciadas e assinadas de obras de dois reconhecidos artistas contemporâneos – Tarsila do Amaral e Benjamin Rothstein.

O evento será gratuito e aberto a toda família, que além de visitar uma exposição intimista de Tarsila do Amaral, contará com diversas atividades para adultos e crianças durante todo o domingo.

Quem prestigiar o evento terá a oportunidade única de adquirir réplicas licenciadas, numeradas e com selo holográfico garantindo sua autenticidade cedidas por Tarsila do Amaral, pintora e desenhista brasileira, que através da sua sobrinha-neta, Tarsilinha do Amaral, cedeu as obras “Abaporu” e “Cartão Postal”, e “O Vazio da Cidade Grande” do artista plástico Benjamin Rothstein, arquiteto, que em 2010 fez sua primeira exposição individual na Galeria Thomas Cohn-SP e que atualmente, é representado pela galeria Patrícia Costa do Rio de Janeiro. As réplicas tem o tamanho de 50 x 60cm , em tecido canvas, com ótima qualidade de resolução.

A programação inclui palestras com Tarsilinha do Amaral, às 11h30 e 15h30, que falará sobre aspectos da vida da artista e suas obras, entre elas o famoso Abaporu, e atividades para as crianças divulgando as obras da artista, como pinturas, releitura de sua obra Cuca, além do sorteio de brinquedos. As atividades acontecerão no Saguão Social do clube, na Sala Plenária e em áreas próximas para as crianças.

O público presente também poderá adquirir outros produtos da Na’amat, entre eles as joias Tarsila, com miniaturas de figuras e personagens de suas obras, toalhas de mesa, pingentes e obras da 1ª edição do Projeto. Cada produto adquirido dará direito a um número para o sorteio de vários prêmios que acontecerá ao final da tarde.

“Esta será uma oportunidade única para apreciadores de obras de arte adquirirem réplicas cuidadosamente elaboradas e poderem conversar com Tarsilinha do Amaral e Benjamin Rothstein, que estarão presentes ao evento”, declara a presidente da Na’amat Pioneiras Brasil, Clarice S. Jozsef.


MEGA CHALLAH BAKE BRASIL

Mais um evento Mega Challah se concretiza em São Paulo. As vendas dos ingressos já começaram e é tempo de se programar para garantir o seu. Esse ano em uma nova localização com mesas redondas e cadeiras para todas. Venha se unir a centenas de mãos e massas, em um momento propício para jogarmos fermento em nossas rezas, pedidos e brachot para o ano novo que começa!

Data: quarta-feira, 29/8 às 19:00 (entrada a partir das 17:30)
Local: Casa Bisutti, Rua Casa do Ator, 577, Vila Olímpia
Público: Feminino, a partir de 11 anos
Valor: R$ 60
Venda on-line: www.megachallahbrasil.com.br


WEIZMANN TALKS – BOLSISTAS VÃO APRESENTAR SUAS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA DE VERÃO

A Associação de Amigos do Weizmann no Brasil realiza, no dia 04 de setembro (terça-feira), às 20h (welcome coffee às 19h30), na Congregação Israelita Paulista (CIP), o Weizmann Talks, encontro com os alunos bolsistas que retornaram recentemente da Escola de Verão do Instituto Weizmann de Ciências (localizado em Rehovot, Israel).

Gean de Oliveira da Silva, Maria Vitória Valoto, Carolina Eva Padilha, e Luiza Elias Coutinho, escolhidos pós um intenso processo de seleção aberto a todo Brasil, vão dividir as experiências e projetos dos quais participaram durante o mês de julho no Instituto Weizmann de Ciências.

Os jovens vão relatar como foi a experiência de conhecer Israel e de trabalhar em um dos melhores centros de pesquisa do mundo, vivenciando a ciência 24h por dia e imersos em constante aprendizado.

O evento é aberto ao público em geral. Saiba mais em http://amigosdoweizmann.org.br/stage/parabens-aos-bolsistas-escola-de-verao-2018/ e em https://www.facebook.com/cientistabeta/videos/701034256898282/

Local: Congregação Israelita Paulista (CIP) – Rua Antônio Carlos, 653

Inscrições: Enviar nome e RG para o e-mail: weizmann.br@gmail.com

Siga-nos em www.amigosdoweizmann.org.br, https://www.facebook.com/amigosweizmann e @doweizmann


NO RIO DE JANEIRO

HOMENS DE AÇÃO – HOMENS DE AVALOR 2018 NA HEBRAICA RIO

320_fique_5_2


ELEIÇÕES DA FEDERAÇÃO ISRAELITA/RJ (FIERJ): DIA 26 DE AGOSTO

No próximo dia 26 de agosto, a partir das 9h, acontece em várias entidades do Rio de Janeiro e nas cidades de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Niterói, a eleição para renovação do Executivo e do Conselho Deliberativo da FIERJ. Para presidente concorre Ary Bergher, que terá como vices Arnon Velmovitsky, Marcio Meilman e Leonardo Isaac Moritz. Não deixe de comparecer.


STARTUP ISRAELENSE PROMOVE PRIMEIRA “OLIMPÍADA DIGITAL DE MATEMÁTICA” DO BRASIL

320_fique_5_3Já estão abertas as inscrições (gratuitas) para a primeira “Olimpíada Digital de Matemática”, promovida pela startup israelense Matific. O torneio, que acontecerá entre os dias 26 de setembro e 09 de outubro, é destinado aos alunos da educação infantil até o sexto ano, da rede pública e privada, com idades entre 5 e 11 anos. No total, serão oferecidos R$ 150 mil reais em prêmios.

Para Dennis Szyller, diretor da Matific Brasil, a proposta é apresentar a matemática de um jeito fascinante e engajador, tirando a ideia de que a disciplina é chata e difícil. “Os alunos poderão experimentar os jogos e, assim, vivenciar uma nova forma de aprender matemática”, explicou.

Especializada em gamificação para o ensino matemático, a Matific desenvolveu um sistema educacional de matemática, projetado por equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos, adotado em mais de 40 países, com 1 milhão de alunos e 3 milhões de jogos executados por mês. No Brasil, a ferramenta é utilizada atualmente por 260 escolas, com cerca de 100 mil alunos da rede pública e privada. Informações: acesse.


AYRAN NICODEMO APRESENTA COMPOSIÇÕES DO PRELÚDIO 21 NESTE SÁBADO, 25, NA CINELÂNDIA

320_fique_5_4No próximo sábado, dia 25, às 15h, o Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – RJ) receberá mais um convidado dentro da série Música do Presente, promovida pelo grupo de compositores Prelúdio 21. Desta vez, o jovem violonista Ayran Nicodemo subirá ao palco da Cinelândia para interpretar as peças compostas por seus integrantes Alexandre Schubert, Caio Senna, J. Orlando Alves, Marcos Lucas e Neder Nassaro – uma obra de Sergio Roberto de Oliveira também será tocada, em sua memória. O concerto tem entrada gratuita.

Músico atuante no cenário brasileiro e antigo parceiro em toda a história do Prelúdio 21, Ayran Nicodemo iniciou seus estudos aos 13 anos, estudando na UFMG logo em seguida. Em 2010 e 2011 integrou como spalla e chefe de naipe a OSB Jovem, como também foi spalla e solista da Camerata Sinfônica do Rio de Janeiro em 2011 e 2012. Frequentemente colabora com as principais orquestras do Rio de Janeiro (Orquestra Petrobrás Sinfônica, OSB Ópera & Repertório e Orquestra Sinfônica Nacional).

SERVIÇO:

Centro Cultural Justiça Federal – Teatro – Av. Rio Branco, 241 – Centro – Tel. (21) 3261-2550

Entrada Franca – Distribuição de senhas meia-hora antes – Classificação Livre

20
20