O SHABAT – RABINO ARIEH RAICHMAN

321_história_3_1O próximo Shabat (7 de setembro) é o último do ano. Posso sugerir que cada um de nós torne esse Shabat ainda mais alegre. Pode ser um prato especial, uma conversa de Torá, ou até mesmo fazer o Kidush.


Havia um discípulo do famoso rabino Bunim que constantemente ficava deprimido e melancólico. Ele viajara a negócios na segunda-feira e estava voltando para casa antes do Shabat. No entanto, se atrasou e teve que passar o Shabat na estrada.

Ao retornar, rabino Bunim lhe disse: “O dia do Shabat dá muita honra e respeito aos convidados. Quando Rosh Chodesh cai no Shabat, um Mussaf e Maftir especiais são lidos em vez do regular de Shabat. O Shabat não se queixa. Quando Yom Tov cai no Shabat, toda a oração é mudada junto com a leitura da Torá. O Shabat também nunca se queixa. Mesmo quando Yom Kipur é em Shabat, e o Shabat perde as refeições, também não reclama. No entanto, se o dia 9 de Av for um Shabat, o Shabat não permite espaço para luto ou jejum. Isto é porque um convidado que está deprimido e melancólico, o Shabat não deseja receber. Portanto, é bom que você tenha vindo depois do Shabat”.

A Torá diz que todos os desastres que acontecem à nação vêm porque não servimos a D’us com alegria. Esta semana visitei um judeu, a quem não via há muito tempo. Ao iniciarmos a colocação do tefilin, notei que ele estava muito nervoso. Começamos a dizer o Shema, ele já queria remover o tefilin. Eu perguntei o que estava errado, e ele compartilhou comigo uma série de questões que estavam perturbando sua concentração.

Disse-lhe que há muitas coisas neste mundo que nos puxam para baixo e nos fazem sentir desesperançados e preocupados. O judaísmo é um elo com algo mais elevado e deve fazer com que a pessoa se sinta elevada. Neste caso, o Tefilin é como fazer um telefone para o Criador de todos os problemas e pedir uma reinicialização. Mesmo quando os problemas estão à nossa frente, precisamos nos concentrar na mitsvá em mãos. Ao escutar isso, se acalmou e se concentrou profundamente no toque do shofar.

O próximo Shabat (7 de setembro) é o último do ano. Posso sugerir que cada um de nós torne esse Shabat ainda mais alegre. Pode ser um prato especial, uma conversa de Torá, ou até mesmo fazer o Kidush. Se mostrarmos alegria por este dia, certamente D’us nos abençoará com um ano abençoado e alegre.

Shalom e Ketiva Vechatima Tova!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20