VOCÊ ACREDITA EM MILAGRES? – RABINO KALMAN PACKOUZ

322_história_2_1Uma vez que a natureza de D’us é permanecer anônimo, os milagres são o jeito que Ele escolheu para abrir os nossos olhos para o fato de que Ele existe e é real. Todos temos livre arbítrio para acreditar ou não em D’us e para seguir ou não Sua Torá. Entretanto, os milagres ‘inclinam a balança’ em direção à uma crença mais forte no Todo-Poderoso.


A história judaica é repleta de milagres. A maioria das pessoas sabe sobre as Dez Pragas e a Abertura do Mar em nossa saída do Egito, a vitória sobre os Gregos-Seleucidas e o frasco de azeite que ardeu por 8 dias na história de Hánuca. Entretanto, se alguém ler a nossa história nos livros dos Profetas, verá que há muito mais milagres – a vitória do exército de Guideon com 300 soldados sobre o exército midianita (Juízes 6-8) e a morte súbita de 185.000 soldados assírios sob as ordens de Sancheriv que estava m cercando Jerusalém (Reis II, 18,19).

Os milagres têm continuado para o Povo de Israel pelos últimos 3.000 anos, até os dias de hoje. Rodeados por nações e um mundo hostil à existência de Israel, não apenas sobrevivemos como florescemos. Nossa história única até motivou o famoso escritor norte-americano Mark Twain (1835-1910) a ponderar: “Todas as coisas são mortais, menos os judeus. Todas as demais potências se vão, mas os Judeus permanecem. Qual o segredo de sua imortalidade?” (Harper Magazine 1898, “Concerning the Jews).

Mas por que não? O Todo-Poderoso prometeu a Abraão que o Povo Judeu seria eterno: “Eu estabelecerei Meu pacto entre Eu e você e seus descendentes, por todas as gerações, um pacto eterno para o seus D’us e o D’us de seus descendentes (Genesis 17:7)”. Embora tenha havido alguns lapsos em nossa conexão com o Todo-Poderoso e em relação a cumprir a Sua vontade, Ele declarou: “Nunca os rejeitarei nem os deixarei de aceitá-los … pois Eu sou o seu D’us (Leviticus 26:44)”.

Em 1948, na cidade de Safed (Tsfat), no norte da Galiléia, algumas centenas de Judeus foram cercados por alguns milhares de árabes. Os Judeus estavam quase sem munição e alimentos. Um pequeno canhão caseiro batizado de Davidka foi trazido secretamente para eles. O canhão não estava bem acabado e, portanto, as balas não eram apenas imprecisas, mas voavam pelo ar com um tremendo barulho. Espalhou-se um rumor entre os árabes que os Judeus tinham uma bomba atômica … e fugiram. Os Judeus ficaram confusos e perplexos, porém agradecidos.

Em 1973 os tanques sírios entraram profundamente dentro de Israel… e pararam. Em relatos posteriores, os sírios declararam que, devido à falta de oposição, temeram que fosse uma emboscada. O Rei Salomão escreveu, em seu livro Mishlei (Provérbios), capítulo 21, versículo 1: “O coração de um rei está nas mãos de D’us …”

O que é um milagre? O dicionário Merriam-Webster define como “um extraordinário evento manifestando a intervenção Divina nos assuntos humanos”. Em resumo, alguma coisa fora das leis comuns e habituais da física.

O Rabino Moshe Haim Luzzato (1707-1746), um dos maiores filósofos, místicos e escritores que o nosso Povo jamais produziu, escreveu em seu livro ‘O Caminho de D’us (Derech Hashem)’ o seguinte: “Todas as coisas do Universo existem porque D’us assim o decretou. O mesmo é verdadeiro para todas suas leis e propriedades, que existem unicamente porque foi decretado pela Sabedoria Divina que assim existissem e se comportassem. Da mesma forma que Ele ordenou estas regras por Sua vontade, Ele é capaz de suspendê-las ou alterá-las conforme Sua vontade, à hora que bem Lhe aprouver. As coisas que D’us faz acontecer fora do reino das leis naturais são chamadas de milagres!”.

Uma vez que a natureza de D’us é permanecer anônimo, os milagres são o jeito que Ele escolheu para abrir os nossos olhos para o fato de que Ele existe e é real. Todos temos livre arbítrio para acreditar ou não em D’us e para seguir ou não Sua Torá. Entretanto, os milagres ‘inclinam a balança’ em direção à uma crença mais forte no Todo-Poderoso.

O Talmud nos ensina que não podemos confiar que milagres ocorram para nós, pois talvez não sejamos merecedores de que sejam feitos por nossa causa. Este é o motivo pelo qual devemos realmente nos esforçar em nossas vidas, de uma maneira inteligente, para fazer as coisas certas, justas e de forma eficiente. Entretanto, embora não possamos confiar em possíveis milagres, certamente podemos orar por eles e estar conscientes de que eles realmente acontecem. Nós, Judeus, sempre vivemos como um Povo que acredita que o Todo-Poderoso dirige o mundo e que nossas preces ajudam em tudo o que fazemos!


PENSAMENTO: Há duas maneiras de vivermos nossas vidas: Uma como se nada fosse um milagre. A outra, como se tudo fosse um milagre! – Albert Einstein


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20