OS DESAFIOS DE FAZER A COISA CERTA – RABINO ARIEH RAICHMAN

322_história_3_1Existem vários desafios que confrontam a pessoa antes e enquanto cumpre uma mitsvá. No entanto, será que há dúvidas após fazer a mitzvá? Que dúvida poderia surgir?


Recentemente a avó de minha esposa, Esher Chayo A”H, faleceu. Ela foi abençoada por ter 12 filhos e mais de 100 descendentes. Pode-se imaginar como era administrar a casa com uma família tão grande. No final do dia, ela entrava na sala de jantar e se sentava em uma cadeira para rezar o Shema antes de ir dormir. A oração tem várias páginas com uma seção que deve ser dita em pé. Noite após noite, e ano após ano, ela se levantava para a oração. Não fazia diferença quão idosa ou cansada estava, ela não só rezava, também se levantava para isto. Era a coisa certa a fazer e ela fazia.

Antes, durante e depois

Existem vários desafios que confrontam a pessoa antes e enquanto cumpre uma mitsvá. Pensamentos como: “Você não está cansado?”, “O que as pessoas vão pensar?” e “Que diferença isso faz?”, podem entrar na mente antes ou enquanto se faz uma mitsvá. No entanto, será que há dúvidas após fazer a mitzvá? Que dúvida poderia surgir?

O patriarca Avraham acabara de ser testado por D’us com um dos maiores testes. Ele foi ordenado a sacrificar o único filho seu com Sara. Mesmo que D’us havia prometido que este filho seria pai de uma grande nação, Abraão nunca duvidou se D’us cumprirá essa promessa.

No entanto, após o grande teste, ele voltou para casa e descobriu que sua esposa havia morrido por causa dele. Alguém lhe havia contado que Abraão estava prestes a matar o filho deles. A notícia foi chocante demais e ela faleceu. Agora, qualquer ser humano normal teria dúvidas se ter seguido a ordem de sacrificar o filho foi coisa certa a fazer. Afinal, fazer a coisa certa só o levou a perder a esposa. No entanto, Abraão nunca duvidou de D’us.

Havia um homem de negócios chamado Efraim Zalman Margolit que consagrava um tempo determinado para estudar Torá. Ele pediu a sua esposa para não perturbá-lo durante as horas de estudo com assuntos de negócios. Um dia, um empresário se aproximou da casa deles na hora que estudava. Sua esposa abriu a porta e ouviu a proposta de negócios. A quantia de dinheiro que seu marido poderia ganhar era uma fortuna e ela quebrou a regra e foi falar com ele. Ele não quis interromper e disse-lhe para, por favor, mandar o homem embora, perdendo a oportunidade.

Quando o empresário terminou seus estudos e descobriu quanto dinheiro deixou de ganhar, ele disse com alegria: “Veja o quanto essas páginas que eu estudei valem!”

Em caso de dúvidas sobre se a mitzvá vale a pena, lembre-se do patriarca Abraão que nunca duvidou de D’us. E se isso não ajudar, lembre-se de Esther Chayo A ”H e Efraim Zalman Margoit, que continuaram fazendo a coisa certa, não importa o quê.

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20