FELIZ EM TE FAZER FELIZ – RAV EFRAIM BIRBOJM

322_história_5_1Aquele homem era William Waldorf Astor e o magnífico edifício era o Waldorf-Astoria Hotel, um dos hotéis mais famosos do mundo. O jovem empregado, que se tornou o primeiro gerente deste hotel, era George Boldt. Personagens de uma bela história de bondade recíproca e preocupação com o próximo.


Há muitos anos, em uma noite tempestuosa, um homem e sua esposa entraram no saguão de um pequeno hotel na Filadélfia tentando escapar da chuva torrencial. Aproximaram-se da recepção e perguntaram ao atendente, um homem muito simpático e com um incrível sorriso, se havia algum quarto disponível no hotel para eles passarem a noite. O atendente olhou para o casal com um olhar preocupado e disse:

– Há três convenções acontecendo aqui na cidade. Sinto muito, mas todos os quartos estão ocupados.

O casal, decepcionado e sem saber o que fazer, virou-se para sair e enfrentar aquela terrível chuva. Mas então o atendente correu atrás deles e disse:

– Esperem, não posso deixar um casal sair a 1 da manhã com uma chuva destas. Vocês estariam dispostos a dormir no meu quarto? Não é tão bonito quanto as outras suítes do hotel, mas é bom o suficiente para que vocês possam dormir confortavelmente nesta noite chuvosa.

Eles recusaram, pois sabiam que se aceitassem, o atendente não teria onde dormir. Porém, o atendente insistiu mais uma vez, assegurando que ficaria bem. O casal, sem outra opção e escutando o ruído da chuva cada vez mais forte, resolveu aceitar. Na manhã seguinte, quando foi pagar a conta, o homem disse ao atendente:

– Você é o tipo de administrador que poderia ser o chefe do melhor hotel dos Estados Unidos. Talvez um dia eu construa um para você.

O atendente olhou para o casal e sorriu. Eles se despediram e partiram. Durante o caminho, o casal foi conversando sobre aquele funcionário excepcional, difícil de ser encontrado.

Dois anos se passaram e o atendente já havia esquecido completamente daquele episódio. Foi quando ele recebeu uma carta daquele homem. Era um convite para visitá-los em Nova Iorque, com uma passagem de ida e volta anexada. Porém, na carta não havia nenhuma razão específica para o convite. Curioso, ele foi. Quando chegou em Nova Iorque, foi recebido com alegria por aquele homem e levado para a esquina da Quinta Avenida com a rua 34. O homem apontou para um enorme edifício novo, quase um palácio, com torres que subiam até o céu, e disse para o atendente com um enorme sorriso:

– Conforme combinamos, este é o hotel que eu construí para você administrar.

O atendente achou que era apenas uma brincadeira e deu risada. Mas o homem falou, com um brilho de satisfação no rosto: “Garanto a você que isto não é uma brincadeira”.

Aquele homem era William Waldorf Astor e o magnífico edifício era o Waldorf-Astoria Hotel, um dos hotéis mais famosos do mundo. O jovem empregado, que se tornou o primeiro gerente deste hotel, era George Boldt. Personagens de uma bela história de bondade recíproca e preocupação com o próximo.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

efraimbirbojm@gmail.com

20
20