POLÍTICO COM MUITO ORGULHO – POR FLORIANO PESARO

322_especial_4_1

O universo político brasileiro está recheado de oportunistas, de deslumbrados pelo poder, de espoliadores do povo e de incautos. Mas sou um otimista. Acredito no Bem. Acredito na possibilidade de espelhar bons exemplos e de trabalhar com correção, seriedade, competência e integridade.


322_especial_4_2

Em dias de total descrédito na política e nos políticos, armo-me de coragem e declaro incondicionalmente meu orgulho, meu prazer, minha vocação de exercer a política.

Longe de ser um meio de enriquecimento, de trampolim social, de conquista de poder, a política é, antes de tudo, coisa muito séria. O político digno deste nome, o estadista real, almeja muito mais. A obra de um político convicto e sério nasce do sonho de multiplicar o bem possível, de harmonizar direitos e deveres de cidadania.

Sei muito bem que o momento que estamos vivendo não poderia ser pior para aqueles que, como eu, levam a política a sério. Experimento essa dificuldade diariamente. Por isso não estranho as pesquisas que mostram que 70% dos jovens brasileiros querem sair do País, ou que menos de 3% deles pensam em se tornar professores. Não me surpreende, mas me entristece e me preocupa demais.

É por isso que ouso levantar a voz neste momento conturbado para dizer que a saída para o caos político é a política. A política verdadeira, séria, exercida com responsabilidade, ética e honestidade.

É disso que tenho orgulho: de participar de um processo que busca a construção coletiva do bem comum. Quero dialogar, ouvir e entender os anseios das pessoas a quem sirvo, para buscar meios de melhorar qualidade de vida para todos, não só para poucos.

Tenho uma ficha limpa. Sou um funcionário público, tenho consciência do meu papel de servidor e interlocutor do povo, povo que me elegeu e elegeu os políticos com quem trabalhei e com quem aprendi os valores mais elevados da política: idoneidade e liderança. Políticos como Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin.

Sim, sou um entusiasta da política, mas não sou ingênuo. O universo político brasileiro está recheado de oportunistas, de deslumbrados pelo poder, de espoliadores do povo e de incautos. A própria palavra política está poluída, impregnada de um conceito negativo derivado de muitos maus exemplos.

Mas sou um otimista. Acredito no Bem. Acredito na possibilidade de espelhar bons exemplos e de trabalhar com correção, seriedade, competência e integridade.

Por isso abro este espaço. Sim, ouso abrir este espaço afirmando: Tenho orgulho de ser político.

www.florianopesaro.com.br


QUEM É FLORIANO PESARO

Candidato à reeleição para Deputado Federal pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Floriano Pesaro foi eleito o melhor deputado federal por São Paulo e o quarto melhor do Congresso Nacional pela ONG Ranking dos Políticos. Pesaro reassumiu seu mandato na Câmara Federal em abril deste ano após exercer o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo e destacou-se imediatamente por sua atuação firme e vigilante sobre os temas que mais interessam à sociedade brasileira, como a garantia dos recursos para cultura e esportes no Orçamento da União e o impedimento de que as verbas da assistência social sejam contingenciadas e/ou desviadas para outras finalidades.

Mesmo quando seu voto é vencido por maiorias quase absolutas – ele foi um dos apenas 45 votos contra a possibilidade de aumento dos salários dos funcionários públicos no próximo ano – Floriano é intransigente em sua posição. “O governo passa por enormes dificuldades financeiras e esta não é a hora de falar em aumento de salários e de gastos, mas sim em eficiência e trabalho pesado”, sustenta o deputado.

Esse destaque, no entanto, não é surpresa. Quando foi vereador na cidade de São Paulo, Floriano Pesaro foi considerado o melhor parlamentar da Câmara Municipal pela ONG Voto Consciente. Ficha limpa, um dos mais assíduos, austero em suas contas e incansável na no trabalho parlamentar, logo que voltou à Câmara Floriano Pesaro passou a integrar a Comissão de Seguridade Social e da Família e a Comissão de Educação e foi escolhido relator de mais de 10 projetos de lei. O deputado também apresentou alguns dos mais importantes projetos de lei de proteção à infância e à juventude, como os PLs 10214/2018 e 10215/2018, que restringem o acesso de adolescentes e jovens menores de idade a bebidas alcoólicas.

Natural de São Paulo, Floriano nasceu no dia 14 de abril de 1968, é sociólogo formado pela USP com especialização em Processo Legislativo e Relações Executivo/Legislativo na Universidade de Brasília (UNB). Fez curso de extensão na Escola de Governo de São Paulo e pós-graduação em 2011 na FIA/USP e MBA sobre Meio Ambiente na Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE). Participou do curso Executive Leadership Program in Early Childhood Development na Universidade de Harvard, Massachusetts (EUA) e foi o representante da América Latina no Conselho Internacional de Parlamentares Judeus (ICJP).

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Foi eleito vereador em 2008 e, em 2012, foi reeleito. Em 2014 foi considerado, pela ONG Voto Consciente, o melhor parlamentar do Legislativo paulistano e eleito deputado federal com 113.949 votos.

Melhor deputado federal de São Paulo em 2018 – Foi avaliado pela iniciativa “Unidos Contra a Corrupção” como um parlamentar ficha limpa, comprometido com a democracia e com as novas medidas contra a corrupção. Essa iniciativa é coordenada por entidades de peso, como Contas Abertas, Cidade Democrática, Instituto Ethos, Transparência Internacional Brasil, Observatório Social e MCCE, entidades que buscam aprimorar o ambiente político, como a ONG Ranking dos Políticos.

NO GOVERNO FEDERAL

Servidor público desde 1995, Floriano exerceu importantes funções nas três esferas de governo. Em Brasília, foi subchefe para assuntos parlamentares da Casa Civil da Presidência da República, então chefiada por Clóvis de Barros Carvalho, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. No Ministério da Educação, em 1999, foi diretor de Projetos da Secretaria de Educação Superior, quando criou e implantou o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), que substituiu o programa brasileiro de crédito educativo (CREDUC).

De Janeiro de 2001 a Dezembro de 2002, Floriano foi secretário do Programa Nacional da Bolsa Escola, o primeiro do País na área de transferência de renda que deu origem aos programas sociais do atual Governo, durante a gestão do Ministro da Educação, Paulo Renato Souza. Integrou a Comissão Especial constituída pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, do Ministério da Justiça, então chefiado por José Gregório, para acompanhar denúncias de exploração do trabalho forçado, trabalho infantil e outras formas de violação de direitos. Foi membro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), do Ministério da Previdência e Assistência Social.

NO GOVERNO ESTADUAL

Entre Janeiro de 2003 a Dezembro de 2004, foi Secretário Adjunto da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, então chefiada por Arnaldo Madeira, durante o segundo mandato de Geraldo Alckmin; Secretário Executivo do Comitê de Qualidade da Gestão Pública; e Coordenador do Comitê Gestor de Política Social, criado para formular políticas, programas e ações sociais do Governo do Estado.

A partir de Janeiro de 2005, Floriano foi nomeado Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo na gestão José Serra. Atuou em importantes conselhos de administração de empresas públicas, como a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB); a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (EMURB); a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP), a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP); e a DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A.

Na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), criou um modelo inovador de gestão social, implantando os programas São Paulo Protege e Ação Família– viver em comunidade, além do lançamento da inédita campanha ”Dê mais que esmola, dê futuro”, que afastou do trabalho infantil mais de 2 mil crianças na capital.

No final do ano 2008, lançou o livro “O Futuro no Presente – Por uma São Paulo mais humana e participativa”, no qual relata sua experiência como secretário municipal.

NA CÂMARA MUNICIPAL

Em 2009, quando iniciou o primeiro mandato como vereador de São Paulo, tornou-se membro da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) e Vice-Presidente de Comissão Extraordinária Permanente em defesa da Criança, do Adolescente e da Juventude.

Nos anos de 2010 e 2011, integrou a Comissão de Justiça e Legislação Participativa (CCJ) e foi o primeiro Presidente da Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente.

Na Câmara Municipal, foi Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte, dos Microempreendedores Individuais e das Cooperativas.

Também foi membro da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia e de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto – Juvenil; integrou a Frente Parlamentar para implantação do Conselho de Representantes da Cidade de São Paulo (vice-presidente) e a Subcomissão de Acompanhamento do Plano de Metas 2012 (relator).

Em 2011, ganhou o prêmio “Boas Práticas Legislativas” (1ª edição), com o projeto “Aquisição de Papéis com Certificação”, na categoria “Inovação”. No mesmo ano, foi finalista na categoria “Excelência”, com a Lei 15.276, que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil em Suas Piores Formas.

Foi Presidente da Comissão Extraordinária Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude e participou da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher. Além disso, lutou pela criação da Frente Parlamentar de Mobilidade Humana, recém-aprovada na Câmara Municipal.

Em 2012 foi Presidente da Comissão Extraordinária Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude e participou da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher. Além disso, lutou pela criação da Frente Parlamentar de Mobilidade Humana.

Floriano permaneceu na liderança da bancada do PSDB na Câmara em 2013, ano em que o trabalho legislativo aumentou, uma vez que passou de situação a oposição. No mesmo ano foi vice-presidente da Comissão da Educação, Cultura e Esportes e integrou a Comissão Extraordinária Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude.

Em 2014, foi reeleito líder da bancada pela quarta vez consecutiva, membro da Comissão de Constituição e Justiça, e permaneceu ainda, na presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana.

CARGOS

Governo FHC (1995-2002) – República do Brasil

Diretor de Projetos do Ensino Superior – Ministério da Educação;

Secretário Nacional do Bolsa-Escola Federal – Ministério da Educação;

Conselho Nacional da Assistência Social – CNAS.

Governo José Serra (2005-2006) – Prefeitura de São Paulo

Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Governo Alckmin (2003-2004) – Governo do Estado de São Paulo

Secretário-adjunto da Casa Civil

Governo Alckmin (2015-2019) – Governo do Estado de São Paulo

Secretário de Estado de Desenvolvimento Social

 

CRIOU E IMPLANTOU

FIES – Financiamento Estudantil

Bolsa Escola Federal

Programa São Paulo Protege

Programa Ação Família– viver em comunidade

Campanha “Dê mais que Esmola. Dê Futuro”


 

RAZÕES PARA VOTAR EM FLORIANO PESARO – 4544, DEPUTADO FEDERAL

  • É sério: abomina a velha política e exerce um mandato transparente e próximo do eleitor.
  • É experiente: sociólogo, trabalha há 23 anos na administração pública nas áreas da educação, assistência social e infância. Defende o conceito de cultura de paz para combater a violência.
  • Padrão Poupatempo: defende o uso intensivo de tecnologia da informação no Estado, focado na educação, saúde e segurança pública.
  • É reconhecido: foi eleito melhor vereador paulistano pela ONG Voto Consciente e melhor deputado federal de SP em 2018 pela ONG Ranking dos Políticos.
  • Pensa no futuro: defende a responsabilidade fiscal e as reformas necessárias para modernizar o país e melhorar a vida de todos.
  • Cuida das pessoas: implementou e ampliou programas como FIES e Bolsa Escola no governo federal, Bom Prato, Viva Leite, SP Amigo do Idoso e Recomeço no governo estadual.
  • É o seu melhor voto: Floriano Pesaro merece a sua confiança e quer ser a sua voz em Brasília, como deputado federal.

 

Saiba mais: www.florianopesaro.com.br

 

20
20