EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE….

E faz acontecer, como Osias Wurman, Ministro Luiz Fux, Embaixador Yossi Shelley, Claudio e Fernando Lottenberg, Dias Campos e a esposa Mônica, Ovadia Saadia, Paulo Skaf, rabinos David e Berel Weitman, Ricardo Berkiensztat, Daniel Bialski, Moisés Nigri , Denise Antão, Manoel David Horn de Carvalho, Renata e Sergio Simon, Dr.Marcos Knobel, Cônsul de Portugal Paulo Lourenço, Joice Toyota, Lênia Luz, Roberto Caruso, Heni Ozi Cukier, Luiz Felipe Pondé, Rabino Dudu Levinzon e Dr. João Bosco Oliveira, dentre outros.


PRESIDENTE DA CONIB ELOGIA A FIERJ E DÁ BOAS-VINDAS À NOVA DIRETORIA

322_first_4_1Ary Bergher, novo presidente da FIERJ

Em discurso na posse da nova diretoria da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), ocorrida dia 2 de setembro, o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, destacou o importante trabalho da instituição na liderança de grandes iniciativas em defesa da comunidade judaica brasileira. “A Fierj tem sido pioneira em mobilizar os membros da comunidade judaica e simpatizantes para causas importantes do judaísmo local, nacional e internacional. E também para causas caras aos judeus, como os direitos humanos e a tolerância. Nesse sentido, tem sido um exemplo para Conib e as outras comunidades pelo Brasil”, disse Lottenberg.

322_first_4_2Osias Wurman e sua esposa ladeiam Luiz Fux, Embaixador Yossi Shelley, Claudio e Fernando Lottenberg

Estiveram presentes na posse da nova diretoria da Fierj, entre outras autoridades, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o ministro Luiz Fux, do STF; o delegado Rivaldo Barbosa, chefe da Polícia Civil no Rio, e os ex-prefeitos Cesar Maia e Eduardo Paes.


MOSTRA EM HOMENAGEM A SOPHIA LOREN

322_first_4_3O escritor Dias Campos e sua esposa Mônica foram conferir a Mostra em Homenagem a Sophia Loren que aconteceu no MIS – Museu da Imagem e do Som, onde houve palestra/debate sobre a diva e apresentação do filme Matrimonio all’Italiana, em que contracenou com o eterno Marcello Matroianni. E ainda tiveram o prazer de encontrar Ovadia Saadia, presidente da FEBRACOS.”


PAULO SKAF É RECEBIDO POR LIDERANÇAS JUDAICAS NO TEN YAD

322_first_4_4Paulo Skaf, candidato a governador pelo MDB , visitou a Instituição Beneficente Israelita Ten Yad, por iniciativa da Federação Israelita do Estado de São Paulo, que está promovendo encontros entre lideranças da comunidade judaica com os principais candidatos majoritários ao governo de São Paulo.

Acompanhado de Marcelo Barbieri e Cidinha Raiz, candidatos ao Senado, Skaf foi recebido pelos rabinos David e Berel Weitman e pelo presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat.

Skaf visitou e almoçou na instituição acompanhado de lideranças da comunidade judaica, entre elas, os presidentes da Conib, Fernando Lottenberg, da Hebraica, Daniel Bialski, do Ten Yad, Moisés Nigri e da Unibes, Denise Antão, além do candidato a deputado estadual, Manoel David Horn de Carvalho.

Skaf parabenizou o Ten Yad por sua atuação exemplar “Foi muito gratificante poder conhecer esse trabalho que atende a tantas pessoas e que mostra a preocupação da comunidade judaica com as pessoas mais carentes”, disse o candidato, que frisou a parceria da entidade com o Bom Prato. “Meu pai é libanês cristão, sou católico e tenho netos judeus. Esse é um exemplo brasileiro que serve para o mundo, um exemplo de respeito e de pessoas que se amam, pois não existe diferença entre as pessoas do bem, nem de raça, cor ou religião. Estamos juntos para construir uma nação do bem”, complementou o candidato.


ANIVERSÁRIO E BAR-MITZVÁ EM MIAMI

322_first_4_5

Dupla emoção viveram Renata e Sergio Simon em Miami: o aniversário dela comemorado no dia 21 de setembro, e o Bar-Mitzvá do primeiro neto Ilan Shay, filho de Michele e David Simon, radicados nos Estados Unidos há um ano.


ALUNOS DA ESCOLA BEIT YAACOV REALIZAM EXPOSIÇÃO NO EINSTEIN SOBRE O DIREITO À SAÚDE

322_first_4_7

Os alunos do quinto ano da Escola Beit Yaacov realizaram uma exposição sobre “Saúde Pública X Saúde Privada” na unidade Morumbi do Hospital Israelita Albert Einstein. Este foi o resultado de um trabalho de pesquisa sobre acesso à saúde, em que os estudantes investigaram e concluíram a importância da contribuição do setor privado na rede pública.

Para a pesquisa, alunos do quinto ano foram a campo e investigaram vários hospitais, entre eles o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – M’Boi Mirim e Hospital Municipal Vila Santa Catarina Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho administrados pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

Durante o dia, os alunos Maurício Ernesto Rahmani, Camila Zyebil Coifman e Sharon Shamay, acompanhados pela professora Andréa de Alencar Kasteckas e pela orientadora educacional Adriana Clemente Gardel, tiveram a oportunidade de conversar com o Dr. Marcos Knobel, Vice-Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.


CÔNSUL GERAL DE PORTUGAL, PAULO LOURENÇO, RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO

322_first_4_8

Numa iniciativa do vereador Quito Formiga, a Câmara Municipal de São Paulo outorgou ao Cônsul Geral de Portugal, Paulo Lourenço, o título de Cidadão Paulistano.

Escritor e poeta nascido em Angola em 10 de março de l972, Paulo Lourenço está em São Paulo desde 2012. Foi Conselheiro do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Conselheiro diplomático do Ministro da Defesa Nacional, Ministro Conselheiro na Embaixada de Portugal em Luanda (Angola), encarregado de Negócios na Embaixada em Sarajevo (Bósnia) e Secretário na Embaixada em Londres. É Mestre em Direito pela Universidade Católica de Lisboa e possui inúmeros prêmios, dentre os quais a Medalha da Ordem do Mérito MMDC da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em 2016, atribuída pelo Secretário de Estado da Educação de São Paulo, Desembargador José Renato Nalini, e a Medalha da Ordem do Mérito Infante D. Henrique da Casa de Portugal em São Paulo, em 2018.


NA´AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO REALIZA DEBATE SOBRE O EMPODERAMENTO FEMININO

322_first_4_9Grupo Lehitraot com as debatedoras e o humorista

Empoderamento Feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo.

Para discutir sobre esse importante tema, o Grupo Lehitraot, da Na´amat Pioneiras São Paulo realizou no Hotel Meliá Jardim Europa, o evento “Empoderadas – um debate com mulheres de atitude”, que reuniu Claudia Sender, CEO da Latam, Joice Toyota, co-fundadora da Vetor Brasil e Lênia Luz, fundadora do Empreendedorismo Rosa. O debate contou com mediação da Dra. Fabiana Garcia, fundadora do Movimento Mulheres com Direito.

As participantes relataram suas trajetórias pessoais, bem como as dificuldades que enfrentaram pelo fato de serem mulheres. Elas também discutiram sobre o que vem a ser uma mulher empoderada e o que pode ser feito para que mais mulheres se destaquem na sociedade. O público também participou com perguntas sobre por exemplo, o papel da mídia e das redes sociais nesse contexto, e de como os homens se sentem diante dessa nova sociedade de mulheres empoderadas.

O evento contou ainda com a participação especial de Roberto Caruso, do projeto Humor com Propósito, que fez uma atividade interativa reforçando a importâncias das mulheres se aceitarem, se amarem e se valorizarem.


“ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?” FOI TEMA DE DEBATE COM LUIZ FELIPE PONDÉ

322_first_4_10O cientista político Heni Ozi Cukier, o filósofo Luiz Felipe Pondé e Rabino Dudu Levinzon

O Teatro Folha (Shopping Pátio Higienópolis) foi palco de um encontro inédito. O escritor Luiz Felipe Pondé, o rabino multimídia Dudu Levinzon e o cientista político e professor da ESPM Heni Ozi Cukier. Eles falaram, a partir de suas expertises, sobre o tema “Onde estamos e para onde vamos?”. A jornalista Madeleine Lacsko fez a mediação.


EINSTEIN INAUGURA CENTRO DE MEDICINA PERSONALIZADA

Primeiro hospital a organizar uma assistência personalizada em genética na América Latina, centro unirá práticas para facilitar acesso dos pacientes à genética médica

Com o objetivo de ampliar o acesso a ferramentas de ponta e que permitam prevenção, diagnósticos e tratamentos mais precisos, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein acaba de inaugurar o primeiro Centro de Medicina Personalizada em um hospital na América Latina.

O novo espaço foi criado a partir da conjunção do centro de aconselhamento genético do Einstein junto à Genomika Einstein e às parcerias estratégicas com áreas clínicas do hospital, que permitirão uma melhor assistência aos pacientes que procurarem o serviço.

“Atualmente, o uso da genética é capaz de melhorar a precisão do diagnóstico de doenças graves e complexas. Além do mais, possibilita um direcionamento mais assertivo de prevenção e na individualização do tratamento”, afirma Dr. João Bosco Oliveira, imunologista e diretor técnico e executivo da Genomika Einstein.

Formado por um laboratório genético de ponta, um grupo de geneticistas altamente capacitados e uma área de bioinformática e TI responsável pela análise de dados, o Centro é capaz de fornecer suporte para diferentes especialidades clínicas, como doenças raras, neurologia e oncologia. “Somos o primeiro hospital brasileiro que faz parte da Personalized Medicine Coalition, o que nos permite oferecer um serviço de qualidade para doenças que tenham qualquer cunho genético”, reforça Bosco.

Entre os exames oferecidos estão ferramentas para detecção de origem de malformações congênitas, diagnóstico de doenças raras, indicação de medicamentos para o tratamento oncológico e detecção de risco hereditário de câncer.

Além de assistência, o objetivo do Centro também é promover um programa de educação médica com ciclos de palestras mensais integradas a projetos externos e fomentar a pesquisa, buscando parcerias na área de medicina personalizada.

O Centro é aberto para qualquer paciente que procure o serviço de genética do Einstein. Em 2013, uma norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar ampliou a cobertura obrigatória, dando mais acesso a milhões de usuários de planos individuais e coletivos aos exames genéticos.

20
20