ADEN OU EDÉN. PARAÍSO OU INFERNO – POR FELIPE DAIELLO

323_especial_5_1A cidade de Aden, construída dentro da base de vulcão extinto, cujo nome em grego significa paraíso, está associada ao Jardim do Éden. Teria sido aqui o local bíblico do paraíso terrestre? O local identificado com o pecado da maçã?

Na realidade, o caos sempre esteve instalado no atual Iêmen. Mesmo após a reunificação do Iêmen do Sul com o Iêmen do Norte, capital instalada na cidade de Sanaa, as rivalidades não acabaram.

O antigo presidente, Ali Abdullah Saleh, do partido PDRY, esteve no poder por mais de 20 anos e possui uma das maiores fortunas do globo. Sua posição sempre contestada, como ditador, resultou em atentado que quase o queimou vivo e o obrigou a fugir do país.

323_especial_5_2

A produção de petróleo deve se exaurir em 2022 e não há campos de gás a explorar. As discussões com os países vizinhos – Arábia Saudita e países do Golfo Pérsico provocaram o retorno de mais de 850.000 iemenitas. Hoje uma barreira está sendo construída no deserto pelos sauditas. Emigrantes do país não são aceitos pelos vizinhos.

Seca prolongada traz problemas de abastecimento, prevê-se para 2020 o colapso total do fornecimento de água na capital Sanaa.

No sul, regiões pantanosas, com mosquitos transmissores da malária, afastam os habitantes.

323_especial_5_3

O cultivo da “catha eddulis”, atividade econômica essencial dos camponeses, estimula o uso das folhas de Quat ou Khat. Pelo mascar libera-se anfetaminas, com efeito semelhante ao da coca, que deixa as populações em estado total de euforia seguida de letargia endêmica.

Base de terroristas foi instalada nas montanhas. Os atentados, os sequestros de turistas é algo possível. No porto de Aden, o destróier americano Colt foi atingido por lancha-bomba. Ataques em 2008 à Embaixada Americana em Sanaa; em 2010 o embaixador britânico foi atacado a caminho de Sanaa.

Existem mais de 40 milhões de armas no país. Os fundamentalistas islâmicos aumentam a sua influencia sobre as populações mais carentes. O desemprego atinge mais de 60% da população, o crescimento da população é incentivado. A lei civil estabelece 15 anos como idade mínima de casamento, mas poderá ser modificada para 9 anos. O Profeta Maomé, ao tomar sua terceira esposa, ele aos 56 anos, escolhe criança de 6 anos, mas só aos 9 anos a torna sua esposa. Como referência, todos devem cumprir a lei. Discussão teológica infindável.

323_especial_5_4

Os atuais ataques piratas, vindos da Somália, estão atrapalhando o comércio marítimo e a vinda de turistas para a região

Problemas demais para uma terra esquecida, onde no interior a população vive em choupanas, não há serviços públicos e a poluição devida ao uso e ao abandono de sacos plásticos transformam as planícies em um lixão.

Uma lástima para o turismo, pois Sanaa, considerada uma das cidades árabe melhor preservada do mundo, gostaria de mostrar as suas torres residenciais, cinco ou seis pavimentos, decoradas, detalhes típicos, que há mais de quinhentos anos representavam os primeiros arranha-céus.

323_especial_5_5A partir de 2015, a situação, após revoltas da tribos houthis do norte contra o atual presidente Abd Rabbo Mansur Hadi , levou o país a uma nova guerra civil. Apoiados pelo Irã shiita os houthis capturam a capital Saana. O presidente foge para a Arábia Saudita que apoia os sunitas.Os bombardeios aéreos sauditas atingem alvos civis e militares. Destruição total e fuga das populações famintas.Não esquecer que na confusão simpatizantes do Estado Islâmico e grupos da Al Qaida recuperam posições perdidas. O bloqueio dos portos , a paralisação da produção do petróleo, as secas e os combates produzem holocausto crescente e fome devastadora. Auxílio externo é quase impossível.

O inferno está presente no Iêmen.


FELIPE DAIELLO – Autor de “Ventos do Deserto”, “Palavras ao Vento” e ” A Viagem dos Bichos”, dentre outros livros. – Saiba mais.

www.daiello.com.br

20
20