CIMC – UM CENTENÁRIO PARA NINGUÉM BOTAR DEFEITO

Uma instituição que completa cem anos de existência é antes de tudo vitoriosa. O Colégio Israelita Moysés Chvarts – CIMC, no Recife, celebrou entre os dias 20 e 22 de setembro a passagem do seu centenário. Foram dias de intensa alegria, com participação maciça da comunidade judaica e a vinda de muitos ex-alunos que hoje moram em outros estados e países.

Na quinta-feira, a grade festa no Arcádia Boa de Viagem, um dos endereços mais badalados da cidade. O jantar estava simplesmente impecável, verdadeiro show gastronômico e no palco, o som animado do conjunto “Messibá”, formado por Márcio Guendler, Paulinho Ludmer e David Katz, seguidos da Orquestra de Lúcio Azevedo.

No telão, pudemos assistir ao documentário de entrevistas e fotos de turmas antigas do colégio, algumas datadas da década de trinta. A organização do filme e da exposição em painéis esteve ao encargo da competente Sheila Dimenstein, com ajuda de Cláudia Jacobovitz.

A festa varou a madrugada e no dia seguinte, Cabalat Shabat no Centro Israelita, bairro da Torre, conduzido pelos chazanim David Leo Eisencraft e Phillipe Manuard. Esse foi talvez o mais concorrido shabat da keilá do Recife em todos os tempos.

As emoções não pararam por aí. No terceiro dia, os festejos foram no sábado à tarde, no auditório da Academia Pernambucana de Letras, tendo como apresentador ninguém menos que o ator Germano Haiut, (sim! o tátale de “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, filme nominado ao Oscar). Germano nos proporcionou momentos de rara emoção, como no momento em que chamou ao palco o coro de crianças do Colégio Israelita.

Tivemos uma tarde de homenagens aos grandes benfeitores do passado, aqueles nossos pais e avós, que não mediram esforços para que a escola se mantivesse até nossos dias. Dentre os oradores, Sônia Schechtman Sette, presidente da Federação das Organizações Israelitas de Pernambuco e Margarida Cantarelli, presidente da Academia Pernambucana de Letras. Tivemos também depoimentos da professora de estudos bíblicos da USP, Suzana Chvarts, e do escritor Jacques Ribemboim. Em seguida, Oscar Jaroslavsky fez um belo discurso em defesa da continuidade do Colégio.

O encerramento ficou por conta da presidente do Colégio Israelita, Bela Ludmer, convidando o senhor Israel Averbuch para receber o diploma de grande homenageado da festa. Este homem queridíssimo, de 96 anos, dos quais meio século de serviços prestados voluntariamente à escola.

Durante as comemorações, foi lançado o livro “Centenário do Colégio Israelita Moysés Chvarts”, obra coletiva de quarenta e sete textos assinada por ex-alunos, servidores, professores e simpatizantes, organizada por Jacques Ribemboim e Jacy Averbuch, com a receita das vendas totalmente revertida para o colégio.

Foram três dias de júbilo pelo centenário daquele que é o mais antigo educandário judaico em atividade ininterrupta do Brasil (1918-2018).

Vida longa ao CIMC!

Texto: Jacques Ribemboim

323_first_2_1A morá Ilana Kreimer Benedykt, ladeada por Flávio Kreimer e Sérgio Kreimer.

323_first_2_2 De pé estão Mitchel Lewis, Jaime Singer (Rio), Tereza Peixoto, Ismar Schwartz (Rio), Márcio Ribemboim, e Vitor Sitcovsky. Sentados estão AndraEngelsberg, Sheila Dimenstein, Jaime Haiut e Orlando Peixoto.

323_first_2_3Suzana Mizrahi (Israel) e Helena Ribemboim.

323_first_2_4 Levi Rosenfeld (São Paulo) ladeado por Riva Wolfenson, Priscilla Bichler (Salvador), Gilda Kitner, Alexandre Prtuchansky (São Paulo), Marly Ludmer, Katia Pines (Israel) e Gina Safer (Porto Alegre).

323_first_2_5 Os bons amigos Marcio Torban, Oscar Jaroslavsky (Venezuela), Zenaldo Loibman, AzrilGandelsman (Israel) e Rubem Abramof.

323_first_2_6 Daniela Knecht, SydiaHaiut, e Mitchel Lewis

323_first_2_7Turma do Israelita de 19877, aparecendo José Carlos Loibman, Isaac Averbuch, Sulamita Choze, Sergio Genes, Berta Tabachnik, RiveSarfstein (Israel), RosabethSteremberg, Suzana Schachnik, Liliane Mizrahi (Kansas City), Jaime Portugheis (Campinas), Jacques Ribemboim e, sentados, JacyAverbuch, IardenaAbenansur (São Paulo) e Estela Parnes.

323_first_2_8A Miss Israel 2017, Adar Gandelsman (ao centro), com Márcia Zaicaner (Estados Unidos), Luciana Posternak, Circe Raskin Kosminsky, Ana Gandelsman (Israel), Germana Zaicaner e Jassa Zaicaner.

323_first_2_9 Germano Zaicaner, Moisés Sirkis (São Paulo), Alexandre Prutchansky (São Paulo), Sônia Schechtman Sette (presidente da Federação Israelita de Pernambuco) e Anita Krathamer.

323_first_2_10Samara Rosenthal, Gabriela Torban, Safira Zaicaner e Maira Tachlitsky.

323_first_2_11Mônica Bienveniste Koatz, Karina Berenstein, Robson Lispector, Helena Ribemboim, KeylaTachlitsky e Eliana Beigler (São Paulo).

323_first_2_12Liane Tandeknik, Katia Pines (Israel) e Lana Choze Grin (São Paulo).

323_first_2_13 A Presidente do Colégio Israelita, Bela Ludmer, ladeada pela shlichá Maayan e pelo moré Vítor Azoubel.

20
20