EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Rabino Nilton Bonder, Szyja Lorber, presidente da B’nai B’rith Paraná, Wanda Camargo, Julieta Tabacnik, Luísa Rodrigues, Prof. Dr. Eugênio Bucci, Hezi Carp, Eduardo El Kobbi, o ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero, dentre outros.


ALMA E POLÍTICA, TEMA DO RABINO NILTON BONDER AO LANÇAR LIVRO EM CURITIBA

323_first_5_1Rabino Nilton Bonder, Szyja Lorber, presidente da B’nai B’rith Paraná e Wanda Camargo

O rabino Nilton Bonder esteve na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel em Curitiba para realizar o lançamento curitibano de seu mais recente livro, “Alma & Política”, e proferir palestra com o mesmo tema. Contou com o apoio da B’nai B’rith Paraná, organização judaica dedicada à disseminação da cultura e presidida por Szyja Lorber, e do UniBrasil Centro Universitário, representado por Wanda Camargo, assessora da presidência.

Durante sua fala, Bonder, que é rabino da Congregação Judaica do Brasil (RJ) e diretor do Midrash Centro Cultural (RJ). abordou a questão de um ponto de vista original e profundo, vinculado à tradição rabínica chassídica (o termo tem raiz em “devoção”), no qual a política não se dissocia da evolução humana.

Na sabedoria judaica são definidos dois modos básicos e distintos do pensamento humano: o “machmir” (intransigente) e o “mekil” (conciliador). Daí se originam as dualidades mais diversas, e a partir destas as tendências de opinião, escolha e julgamento: esquerda e direita, liberal e conservador, “pomba” e “falcão”, republicano e democrata e outras.

“Nossas inclinações nos conduzem até onde é possível ludibriar a Realidade. Daqui para frente, estaremos no coeficiente máximo de flexibilidade para torcê-la sem produzir uma quebra. […] esquerda ou direita, ambos são seres da polis, criaturas antigas que não podem liderar uma cidadania planetária ou, mais ainda, transpessoal. Simbolizam o Regime que conheceu o “outro” e forjou contratos sociais, representando nossa primeira evolução a um estágio coletivo de consciência. O ‘outro’, porém, fez melhor enxergar-se a si próprio. Assim chegamos no limiar de um novo despertar ”.

A apresentação do rabino foi esclarecedora e trouxe uma reflexão necessária para nosso tempo de confrontos, em que os antagonismos de todo tipo parecem ter assumido o papel do pensamento e dificultam qualquer entendimento entre contrários e até entre semelhantes. Queiramos ou não, estamos conflagrados, cada vez mais o sectarismo toma conta dos debates políticos, religiosos, de gênero, de ideologia; e parece não haver como escapar, vale o dito “mesmo que você não esteja interessado na guerra, saiba que a guerra está interessada em você”.

Texto: Wanda Camargo – Foto: Dannielle Sommer e S. Lorber


CHAVERÁ DA NA’AMAT SÃO PAULO VENCE PROJETO RAÍZES DE A HEBRAICA

323_first_5_2Receita de vareniques de batata conquistou o primeiro lugar

Julieta Tabacnik, chaverá da Na’amat Pioneiras São Paulo, foi a grande vencedora do Projeto Raízes, Concurso Cultural realizado pela A Hebraica de São Paulo, que trouxe para a mesa pratos típicos da cultura judaica com histórias emocionantes.

Julieta conquistou os jurados com sua receita de vareniques de batata e foi premiada com duas passagens para Israel.

“Participei do concurso com mais de 30 pessoas e jamais imaginei ficar em primeiro lugar. Foi uma emoção indescritível”, relatou Julieta.


TROFÉU PHODIUN PARA LUISA RODRIGUES

323_first_5_3Luísa Rodrigues, diretora da Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul (ACORS) recebeu dia 25 de setembro em Porto Alegre o Troféu Phodiun na categoria Colunista Destaque 2018.

Crédito da foto: Dinarci Borges Flashtop


CLÓVIS ROSSI E EUGÊNIO BUCCI DEBATEM SOBRE FAKE NEWS

323_first_5_4No dia 13 de setembro, o grupo de Novas Gerações do Congresso Judaico Latino-Americano, realizou um debate sobre Fake News, tendo como convidados os jornalistas Clóvis Rossi, colunista da ‘Folha de São Paulo’, e Prof. Dr. Eugênio Bucci, articulista do jornal ‘O Estado de São Paulo’, com mediação de Ariel Krok, ativista há mais de 20 anos de diversas entidades judaicas, entre as quais CJL e Congresso Judaico Mundial.

Após uma breve apresentação dos debatedores e do mediador, iniciou-se uma profunda discussão sobre o que hoje é considerado Fake News, como ela ocorre, se dissemina e o que podemos fazer para distingui-la de uma notícia de fato, entre outros pontos. Depois da fala dos convidados, a pessoas puderam tirar suas dúvidas.

O evento ocorreu na B’nai B’rith, que cedeu o espaço para a atividade.


DIRETORIA DO KKL BRASIL RECEBE O NOVO SHELIACH PARA A AMÉRICA DO SUL

323_first_5_5Diretoria do KKL Brasil recebe Hezi Carp

Hezi Carp, o novo sheliach do KKL – Keren Kayemet LeIsrael para a América do Sul, reuniu-se com a diretoria do KKL Brasil, nesta quarta-feira, 03 de outubro, na Sede da Organização em São Paulo.

Nascido no Uruguai, Hezi emigrou para Israel aos oito anos de idade. Sua relação com o KKL e também com o Brasil vem desde a infância, pois seu pai foi ativista do KKL durante toda sua vida, inclusive foi sheliach aqui no país de 1980 e 1983.

Sediado em Buenos Aires, Hezi ficará responsável por fazer a ligação do KKL Israel com o Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. “Agradeço pela acolhida calorosa e parabenizo a toda diretoria do KKL Brasil por realizarem um trabalho voluntário que beneficia Israel. Vou trabalhar juntamente com vocês para fazermos o enlace com o KKL Israel e para que possamos realizar muito mais pela Organização “, declarou.

“Hezi está sendo recebido como um novo membro da nossa equipe e está aqui para nos ajudar a realizar muitos dos projetos que ainda temos para o KKL”, frisou o presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi, após apresentar toda a diretoria, bem como os últimos projetos realizados e os que estão por vir.


B’NAI B’RITH DO PARANÁ LEVA ALEGRIA PARA HOSPITAL INFANTIL

323_first_5_6A Loja Chaim Weizman da B’nai B’rith do Paraná realizou mais uma atividade de seu Projeto Tikkun Olam Ismar Strachman no hospital infantil Pequeno Príncipe, dia 26/9, graças à colaboração de seus voluntários.Foi uma das mais movimentadas e divertidas reuniões do ano, com as crianças em tratamento no hospital pintando bonecos de gesso com tintas coloridas. O projeto é desenvolvido desde 2015 em parceria com o Hospital Infantil Pequeno Príncipe.

À atividade, compareceram muitas crianças, voluntários e pais que as sessões de pintura tiveram que ser realizadas nas áreas de lazer de dois pavimentos distintos do hospital. Além dos bonecos de gesso dos desenhos animados como os Minions, Bob Esponja, Hello Kitty e unicórnios, cada criança ganhou também livrinhos para colorir com pincéis e tintas durante seu período de tratamento.

O projeto Tikun Olam (que em hebraico significa “reparar o mundo”), segundo o presidente da Loja Chaim Weizmann, Szyja Lorber,“é uma iniciativa da B´nai B´rith e homenageia a memória do médico pediatra Ismar Strachman, que ali trabalhou e cujo nome foi dado à UTI infantil. O objetivo é incentivar jovens e adultos a atuarem num trabalho voluntário com as crianças internadas no hospital”.


ABL ENTREGA O PRÊMIO SENADOR JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES DE 2018 AO EX-MINISTRO DA FAZENDA RUBENS RICUPERO

323_first_5_7Foto: Reprodução ONU

O livro vencedor foi “A Diplomacia na Construção do Brasil: 1750-2016”.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) entregou hoje, dia 2 de outubro, terça-feira, o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes de 2018 ao jurista, professor, embaixador e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero, autor do livro A Diplomacia na Construção do Brasil: 1750-2016, em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon.

O Acadêmico Alberto Venancio Filho leu o parecer que decidiu a escolha e, logo depois, o representante do Grupo Votorantim, José Pastore, fez a entrega do prêmio – instituído pela família do Senador José Ermírio de Moraes e pelas indústrias Votorantim, em 1995 – e discursou sobre a obra e Ricupero. De acordo com o regulamento da premiação, cabe à ABL a indicação do ganhador, o que é feito em sessão ordinária dos Acadêmicos.

Rubens Ricupero é diplomata aposentado, professor universitário e escritor brasileiro. Ocupou inúmeros cargos importantes: assessor internacional de Tancredo Neves e de José Sarney, embaixador em Washington, Genebra e Roma, Secretário Geral da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), órgão da ONU sediado em Genebra, Subsecretário Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ministro do Meio Ambiente e da Amazônia e, posteriormente, da Fazenda, do governo Itamar Franco. Nasceu em São Paulo no dia 1º de março de 1937, filho de João Ricupero e Assunta J. Ricupero.

20
20