UMA HISTÓRIA REALMENTE INCRIVEL – RABINO KALMAN PACKOUZ

324_história_2_1Há algo mais importante que a vida física. O Todo-Poderoso não nos colocou neste mundo apenas para envelhecermos e ficarmos confortáveis – e a maioria das pessoas neste planeta não tem nem um nem o outro.


Pelo que você estaria disposto (a) a entregar a sua vida? Seus filhos, sua esposa, sua comunidade, seu país? Que tal por D’us?

A seguinte história está no livro Incredible (editora Artscroll), a biografia do rabino Yossi Wallis, CEO da renomada organização Arachim. O Rabino Nachman Seltzer, o autor, compartilha uma história tão incrível quanto o título – a trajetória de um jovem a partir de gangues no Bronx a encontros com a Máfia, passando pela força aérea israelense até finalmente descobrir a sua herança judaica enquanto esperava em um restaurante para comer um sanduíche treif (não casher). A história abrange desde a Inquisição Espanhola, passando por seu pai no Holocausto até o presente.

O avô materno do rabino Wallis, Shraga Feivel Winkler, era um homem tsadik (justo). Durante o Holocausto, ele foi enviado para um campo de trabalhos forçados. Embora alimentado com rações mínimas, ele nunca comeu comida não-casher.

Todos no campo de trabalho admiravam este homem que ousava passar fome por suas crenças quando todos ao seu redor estavam sucumbindo à fome voraz e comendo tudo o que pudessem. Todos – exceto seus captores nazistas.

Quando os russos estavam prestes a libertar o campo, o chefe da SS dirigiu-se aos detentos na chamada da manhã. Ele tinha mais uma ‘brincadeira’ para antes que ele e os outros nazistas fugissem para salvar suas próprias vidas. O nazista agarrou Rav Shraga Feivel Winkler e empurrou-o à força para o centro do círculo. “Ouvimos dizer que você é um homem de crença inflexível. Agora vamos descobrir a verdade”.

Os nazistas trouxeram um prato com um pedaço de carne de porco. “Se comer isso, você vai para casa com os outros. Mas se recusar, Rabbiner, você será o último judeu a ser morto neste campo”.

Ninguém respirou enquanto esperavam para ver o que Rav Shraga Feivel iria fazer. Que dilema terrível! Um pedaço de carne de porco correspondia à vida. Todos os rostos se voltaram para o seu amado líder espiritual, esperando para ver qual decisão ele tomaria. O que o tsadik iria fazer?

O alemão tirou a sua Luger e segurou-a contra a cabeça do rabino. Sem vacilar, o rabino Winkler respondeu: “Eu não vou comer a carne de porco”.

O alemão atirou no avô de Yossi e ele caiu no chão, falecendo no local, o último judeu a perecer naquele campo. Foi assim que ele morreu, recusando-se a abandonar a santidade que o tornava tão único, recusando-se a comprometer os ideais mais elevados do que significa ser um judeu.

Como o rabino Winkler pôde desistir de sua vida? A vida não é a coisa mais importante? A Torá não declara: “Vocês devem guardar Meus decretos e leis, devem mantê-los e viver por eles” (Levíticus 18: 5), que o Talmud (Yoma 85b) entende como significando “e não morrer por eles”? A vida tem precedência sobre 610 mandamentos, com a exclusão de assassinato, relações proibidas e idolatria – e santificar o nome de D’us.

Todos os dias, três vezes por dia, recitamos a prece do Shema. Nela reafirmamos: “E amarás a D’us, o seu Senhor, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças” (Deuteronômio 6: 5). As palavras “com toda a sua alma” implicam “até mesmo com a sua vida”. Se alguém for forçado a violar um mandamento para atender o prazer de seu perseguidor – escreveu sobre isso Maimônides: “Se ele (o judeu) está sozinho e não há dez outros judeus presentes, ele deve transgredir e não sacrificar a sua vida. No entanto, se o perseguidor o forçar a transgredir alguma mitsvá na presença de dez judeus, ele deve sacrificar sua vida e não transgredi-la” (Hilchot Yessodei HaTorá 5:2). Isso se chama “Kidush HaShem” – santificar o nome do Todo Poderoso.

Enquanto Yossi Wallis esperava na fila daquele restaurante por um sanduíche de carne de porco, ele de repente lembrou-se de seu avô que preferiu abrir mão de sua vida ao invés de comer um pedacinho de porco. Yossi teve uma visão iluminadora! Ele devia ao sacrifício de seu avô tentar descobrir o que era mais importante do que a própria vida, ao ponto que seu avô escolheu morrer como um judeu tsadik ao invés de viver.

Há algo mais importante que a vida física. O Todo-Poderoso não nos colocou neste mundo apenas para envelhecermos e ficarmos confortáveis – e a maioria das pessoas neste planeta não tem nem um nem o outro. Ele nos colocou aqui para desenvolvermos as nossas almas ao vivermos com retidão, cumprindo as mitsvot e para ganharmos o nosso lugar no Mundo Vindouro. Seguramente vale a penas sabermos mais sobre esse assunto!


Pensamento: Saiba pelo que está disposto a morrer… e viva por isso! – Rabino Noah Weinberg Z”TL (1930-2009)


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20