O CANDIDATO DO TALMUD – RABINO DOVI GOLDBERG

324_história_5_1O Talmud nos ensina que não devermos esquecer nossos erros. Mas eles devem ser utilizados para o positivo, para nos manter humildes e nos tornar mais fortes.


Caros amigos,

Do ponto de vista de personalidade e qualidades morais, quais são as condições para a nomeação ou eleição de alguém para cargos públicos?

No Talmud encontramos duas abordagens aparentemente contraditórias a essa questão.

A primeira diz que um bom nome é um pré-requisito essencial para o candidato. O Judaísmo dá mais importância à personalidade e às qualidades morais do candidato do que às suas habilidades profissionais.

A outra abordagem que aparece no Talmud diz: “Não se nomeia ninguém a um cargo público, a menos que exista uma caixa de vermes atrás dele, e caso ele se orgulhe poderemos dizer-lhe para lembrar-se de seu passado”.

Uma das táticas mais eficazes que nossa má inclinação usa contra nós é nos fazer lembrar dos erros e pecados de nosso passado. Ela nos diz: “Afinal, quem é você para pregar moral e valores quando você mesmo fez isso e aquilo”. O Talmud nos ensina que não devermos esquecer nossos erros. Mas eles devem ser utilizados para o positivo, para nos manter humildes e nos tornar mais fortes.

Nossas deficiências do passado não devem limitar nosso futuro brilhante.

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

dg@chabadmorumbi.org.br

20
20