EM COMBATE AO CÂNCER DE MAMA, EINSTEIN FICOU COR-DE-ROSA EM OUTUBRO

324_saúde_5_1Em outubro, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein iluminou a fachada do Centro de Oncologia e Hematologia Família Dayan-Daycoval de rosa para dar início à campanha voltada ao Outubro Rosa, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo de útero. A organização promoveu diversas ações em prol da prevenção e conscientização, como palestras e encontros para debater o assunto, afinal, segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) podem surgir 59.700 novos casos de câncer de mama nos anos de 2018 e 2019.

Esta foi a abertura da série de iniciativas organizadas pelo Centro de Oncologia e Hematologia Família Dayan-Daycoval e pela AmigoH (Amigos Einstein da Oncologia e Hematologia). O momento especial contou com a participação de Sidney Klajner (foto), presidente do Einstein, e de Ida Sztamfater, presidente da AmigoH. Dentre as ações direcionadas a pacientes e colaboradores, foram realizadas oficinas de maquiagem, de turbante e hair stylist para dicas sobre próteses capilares.

No dia 16 de outubro, a equipe do Einstein promoveu o Talk Show Rosa: Convivendo com o Câncer de Mama, que destacou os desafios e superação das mulheres que passam pela doença. O encontro foi conduzido pelo oncologista Antonio Carlos Buzaid em um bate-papo com os mastologistas Silvio Bromberg e Antonio Frasson e também com a geneticista Fernanda Tereza de Lima. Compondo a mesa participou também Ana Carolina Pires de Rezende umas das maiores especialistas em radioterapia em mama.

Já no dia 17, pacientes, pessoas que venceram o câncer e não pacientes participaram ainda do evento Trocas e Experiências: Um Convite para a Vida, cujo propósito foi estimular a interação por meio de trocas de experiências, relatos e vivências. A interação foi conduzida por Fábio Romano, coach do programa Survivorship do Einstein, e Juliana Todaro, hematologista e bailarina, que também teve a oportunidade de falar sobre o papel da dança no bem-estar durante o tratamento. Já os relatos sobre as deusas femininas e o sagrado foram compartilhados pela convidada especial Lia Diskin, cofundadora da Palas Athena, uma incubadora de programas e projetos nas áreas de educação, saúde, direitos humanos, meio ambiente e promoção social, com a finalidade de aprimorar a convivência humana.

As ações se estenderam ainda para fora do Einstein, com palestras e bate papos interativos em cinco empresas como extensão do ciclo de palestras Câncer: Prevenção!. Por cerca de uma hora, o corpo clínico do Einstein incentivou e promoveu a prevenção do câncer de mama com o objetivo de dar cada vez mais autonomia às mulheres presentes.

20
20