AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Alguns dos melhores eventos para sua cultura e lazer estão aqui, como a lembrança dos 80 anos da Noite dos Cristais, o lançamento da pedra fundamental do Novo Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, o espetáculo “Um Beijo em Franz Kafka”, o show do Grupo Chorolê de Israel e a exposição sobre a história do teatro yidishe no Brasil, dentre outros.


OS 80 ANOS DA NOITE DOS CRISTAIS

Neste ano de 2018 a fatídica ”Kristallnacht”, a Noite dos Cristais, na Alemanha, completa 80 anos. Está data foi um verdadeiro divisor de águas na história do Holocausto. Aqueles judeus que conseguiram fugir do país salvaram suas vidas, enquanto aqueles que persistiram em ficar pagaram com suas próprias vidas, morrendo nos campos de concentração e extermínio. Venha ao Memorial do Holocausto e participe deste importante evento.

O Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto relembra a data no dia 12 de novembro, às 19h.

Endereço: Rua da Graça 160 – Bom Retiro – SP – Tel. 55 11 3331 4507

memij.org.br

memorialdoholocausto.org.br

324_fique_5_1


NOVO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA ALBERT EINSTEIN – LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein está convidando para a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Novo Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, seguida de um brunch no Salão Chella Safra.

Data: 5 de novembro, às 10h30.

Local: Auditório Moise Safra – Av. Albert Einstein, 627 – Jardim Leonor – Morumbi – Bloco A


ESPETÁCULO:“UM BEIJO EM FRANZ KAFKA”

Com texto inédito de Sérgio Roveri e direção de Eduardo Figueiredo, o espetáculo “Um Beijo em Franz Kafka” estreou dia 20 de outubro no Auditório do MASP, em São Paulo – Avenida Paulista, 1578.

Anderson Di Rizzi viverá Max Brod, o melhor amigo, tutor e herdeiro das obras de Franz Kafka, interpretado pelo ator Maurício Machado.

Temporada: até 02 de dezembro

Horário: Sextas e sábados às 21h e domingos às 20h


ISRAEL: CINEMA E SOCIEDADE

Começou dia 24 de outubro e vai até 28 de novembro o curso “Israel: cinema e sociedade”, ministrado pelo Dr. Bruno Szlak, no salão nobre do CEUMA.

O curso tem por objetivo aproximar o público brasileiro de problemáticas israelenses através do cinema e das séries televisivas.

Entre as problemáticas abordadas está a própria observação do multiculturalismo atual da sociedade em questão em contraposição ao projeto Sionista de construção do Estado, onde se destacam as diferentes etnias presentes, o modus vivendi das comunidades ortodoxas, o papel da mulher, questões relativas à guerra como constante estrutural da sociedade israelense e a brecha nacional entre judeus e palestinos.

Horário: quarta-feira, das 14h30 às 17h30.
Local: CEUMA, salão nobre – R. Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP.
Para informações sobre inscrições e valores acessar: sce.fflch.usp.br
Apoio: Centro de Estudos Judaicos | Universidade de São Paulo | E-mail: cejudaic@usp.br
Tel.: +55 11 2648-6120


MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA E DO HOLOCAUSTO APRESENTA EXPOSIÇÃO SOBRE HISTÓRIA DO TEATRO YIDISHE NO BRASIL

Mostra é composta por cartazes, folhetos e fotografias dos colecionadores Marina e Marcos Chusyd

Para contar a história do Teatro Yidishe no Brasil, o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto exibe, a partir da próxima segunda-feira, 15, cartazes, folhetos e fotografias do casal de colecionadores Marina e Marcos Chusyd. A mostra ficará em cartaz até 15 de novembro e revela os diversos espetáculos teatrais produzidos e interpretados por imigrantes da Alemanha e da Europa Oriental, que tiveram destaques nos palcos nacionais e internacionais. Na abertura da exposição haverá um recital de músicas Yidishe com Berta Waldman e Silvio Band.

Entre os cartazes expostos estão a peça “A Sorte Grande”, escrita por Sholem Aleichem em 1936 e dirigida por Zygmunt Turkow, que também atuava junto ao grupo de teatro “Os Comediantes”, no Rio de Janeiro e “O Idiota”, adaptação da obra de Fiódor Dostoiévski, escrita por Ben Ami, de 1936. A exposição leva aos visitantes uma visão do teatro profissional e amador no Brasil do século 20, que buscava a preservação da memória do povo judeu por meio da língua ídiche, que era o idioma mais falado. Entre os que se destacavam estava Avraham Goldfaden, que escreveu, dirigiu e produziu a primeira peça profissional em ídiche no século XIX.

Serviço:

Exposição: História do Teatro Yidishe no Brasil

Data: até 15 de novembro

Horários de visitação: segunda-feira à quinta-feira, das 9h00 às 17h00 e de sexta-feira das 9h00 às 15h00

Local: Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto

Endereço: Rua da Graça, 160 – Bom Retiro/ Centro

Telefone: (11) 3331- 4507

Site: http://memij.com.br/

Entrada gratuita e mediante agendamento


A WIZO TRAZ O GRUPO CHOROLÊ DE ISRAEL

324_fique_5_2


FESTIVAL DO RIO E ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA APRESENTAM CONCERTO DANÇANTE

Concerto dançante será em homenagem a filmes dos anos 70 e 80

Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival do Rio e a Orquestra Petrobras Sinfônica se unem para oferecer ao público o encontro entre cinema e música. Na programação, canções dos filmes “Grease”, “Dirty Dancing”, “Os Embalos de Sábado à Noite” e “Xanadu”

No dia 3 de novembro, sábado, às 20h, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresentará no Teatro Rival o concerto “Música de Cinema”, em homenagem a filmes dançantes das décadas de 70 e 80. O concerto vai apresentar versões orquestradas de músicas das trilhas sonoras dos longas-metragens “Grease”, “Dirty Dancing”, “ Os Embalos de Sábado à Noite” e “Xanadu”.

O repertório será apresentado por um octeto de sopros e percussão e contará com canções como “Summer Night”, “You are the one that I love”, “Rock´n Roll is where I am” e “Hound Dog”, do filme “Grease”; “Staying Alive”, “How Deep is Your Love”, “A Fifth of Beethoven” e “Open Sesame”, de “Saturday Night Fever”; “The Time of My Life”, “Be my Baby” e “Hey Baby”, do longa “Dirty Dancing”; além de “Dancin”, do longa “Xanadu”.

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 46 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Modelo de gestão: A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que faz gestão do grupo, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

Sobre a PETROBRAS: A Petrobras completa 31 anos de patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica em 2018. Através do Petrobras Cultural, a companhia busca contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção, difusão e fruição da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas plateias. Esta parceria é essencial para manter a Orquestra Petrobras Sinfônica entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de democratização da música clássica e de renovação do público do gênero.

O Festival do Rio acontece até 11 de novembro, com exibição de filmes de diferentes cantos do mundo, dos mais variados temas, espalhados por diversos pontos de exibição da cidade. Ainda promove oficinas e workshops no RioMarket e debates com diretores e atores, tornando o evento um dos mais importantes festivais do audiovisual da América Latina.

O Festival do Rio é realizado através da lei de Incentivo do Ministério da Cultura, patrocínio da PETROBRAS e demais apoiadores e parceiros.

Ingresso: R$50,00 / R$25,00 (meia)

Meia entrada para: Funcionários Petrobras, professores da Rede Municipal e Assinantes do Jornal O Globo

www.rivalpetrobras.com.br


NA’AMAT SP E SENAC- SP REALIZAM O CURSO “TÉCNICAS DE CONGELAMENTO”

Com a proposta de explorar as técnicas de congelamento que garantem sabor, qualidade, praticidade e ajudam a preservar os alimentos por mais tempo, a Na’amat Pioneiras São Paulo em parceria com o SENAC- SP, realiza o curso “Técnicas de Congelamento”.

A iniciativa é do Departamento de Geração de Renda da Na’amat Pioneiras São Paulo e acontecerá de 05 a 09 a de novembro, na Unidade Aclimação do SENAC- SP (Rua Pires da Mota, 838).

Informações e inscrições na Na´amat Pioneiras São Paulo – tel: (11) 3667.5247, whatsapp (11) 9.5327.4482 ou pelo email: naamat.sp@naamat.org.br.

20
20