INSTITUTO OLGA KOS É HOMENAGEADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SP

325_Especial_3_1“O Colar de Honra ao Mérito representa que estou no caminho certo para fazer a diferença quando se trata de inclusão social. Tenho em mente que é impossível salvar o mundo, se movimentar para mudar a realidade de uma parcela da população já é válido pra mim”.

O empresário Wolf Trambuch Kos, fundador do Instituto Olga Kos, recebeu da Assembleia Legislativa de São Paulo o Colar de Honra ao Mérito Legislativo como reconhecimento ao trabalho feito pela entidade em prol da inclusão de pessoas com deficiência intelectual na sociedade.

A iniciativa partiu do Deputado Fernando Capez, que premia uma história de sucesso pessoal e o esforço diário de toda a equipe do Instituto Olga Kos para promover a inclusão social de cerca de 3 mil crianças com deficiência intelectual ou em situação de risco social, atendidas em projetos de artes e esportes desenvolvidos em 40 oficinas espalhadas pela capital paulista.

A comenda especial é uma das principais honrarias concedidas a pessoas e empresas que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado de São Paulo. É considerada tão importante, que a sessão solene só é aprovada com o voto unânime dos deputados estaduais.

“O Colar de Honra ao Mérito representa que estou no caminho certo para fazer a diferença quando se trata de inclusão social. Tenho em mente que é impossível salvar o mundo, se movimentar para mudar a realidade de uma parcela da população já é válido pra mim”, comenta o Dr. Wolf.

Wolf Vel Trambuch Kos há 12 anos está à frente do Instituto Olga Kos, nome este em homenagem à esposa dele. Empresário bem sucedido do ramo imobiliário, Wolf Kos decidiu se dedicar à causa da inclusão depois de ser internado para tratar de uma doença grave no coração. Durante o período em que esteve na terapia intensiva acompanhou o drama de uma personagem com Síndrome de Down, na novela páginas da vida, da TV Globo. Ao sair do hospital decidiu fundar a entidade para amparar crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.

O Instituto Olga Kos é hoje uma instituição reconhecida pela transparência e credibilidade na execução de projetos e acumula prêmios concedidos por entidades públicas e privadas. Além de promover a inclusão dos participantes das oficinas, o IOK ajuda também a fomentar o desenvolvimento do esporte paralímpico e dar exposição à aspectos importantes da cultura nacional.

WOLF VEL KOS TRAMBUCH

325_Especial_3_2Nascido no Rio de Janeiro, Wolf Kos graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Gama Filho, especializou-se em Analista de Sistemas, Impermeabilização em edificações/barragens, Vendas, Perícia Ambiental e Metodologia para Realização de Prova Pericial de Vícios, Defeitos e Não – Conformidades Construtivas de Edificações.

Atuou fortemente no ramo Civil como Superintende e Diretor por Construtoras renomadas, e em 1997, como Diretor Comercial fundou Imowel Negócios Imobiliários, sendo premiado como Top Imobiliário de 1993 a 1999.

Em 2007, fundou o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, que é uma associação sem fins econômicos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.

A frente da luta pela causa da Inclusão tem sua companheira Olga Kos, vice-presidente, à qual a Instituição leva o seu nome, onde foram contemplados pelos prêmios: Cultura e Saúde 2009 e 2010 – 1º lugar; 3º lugar Prêmio Lift; Prêmio Arte; Ordem de Mérito Cultural; Prêmio Tuxava; 1º lugar Prêmio Brasil Esporte e Lazer de Inclusão Social; Prêmio pela Arte de incluir; Salva de Prata 2014 – Câmara Municipal de São Paulo; Voto de Jubilo – 2015 – Câmara Municipal de São Paulo; Medalha Anchieta – Cidade de São Paulo; Prêmio ABCA – 2015, Prêmio Brasil + Inclusão 2016, Selo de Qualidade oferecido pela Secretaria de Esportes 2017, Prêmio Melhores Ongs 2017 e Destaque do ano de 2017 pela pluralidade cultural e esportiva para pessoas com deficiência.

20
20