HEBRAICA RIO REÚNE 700 DANÇARINOS

325_first_2_1

700 dançarinos de diferentes partes do mundo estiveram na Hebraica Rio para o maior festival da América Latina de dança israelí, o Hava Netze Bemachol. Em sua 48° edição, a Noite de Gala, que fechou o evento, reuniu 20 grupos se apresentando ao som de inúmeros ritmos, desde músicas clássicas judaicas até canções mundiais contemporâneas como “Halleluya”.

325_first_2_2

A maioria das coreografias apresentadas nos dois dias de festival celebrou o 70° aniversário da independência de Israel, que aconteceu em 14 de maio de 1948.

“Houve encenação das guerras, conquistas, histórias, imigrações e operações especiais de resgates de comunidades como os do Iêmen, Etiópia, Sudão, Iraque. Os grupos também levaram temáticas sobre as tradições judaicas e histórias das comunidades pela diáspora ao longo dos séculos. Essas tradições são, em última análise, o que regem o espírito sionista e a manutenção do Estado de Israel”, explicou Daniel Adesse, coreógrafo e responsável pelo festival.

325_first_2_3

Além dos grupos do Rio, estiveram presentes dançarinos de Porto Alegre – do Club Campestre e do Colégio Israelita -, e de Miami, do Bamachol Dance Program, o Jewish Community Center de Aventura, um programa que conta com mais de 700 dançarinos.

325_first_2_4

Um evento externo também levou mais de 100 dançarinos da Hebraica Rio parq a Praça Garota de Ipanema. A abertura contou com uma série de apresentações em roda dos dançarinos atraindo olhares de curiosos, no Arpoador, por conta da música animada e dos passos que misturam danças regionais e folclóricas de locais onde os judeus se instalaram ao longo dos séculos.

325_first_2_5

“É sempre uma grande festa. Durante esses dias, dançarinos e membros da comunidade se encontram, conhecem gente nova, reencontram amigos de outros estados. A dança folclórica israelí possui um caráter único e muito intenso de conexão e união das famílias ao redor da cultura e das tradições judaicas, independentemente da idade ou nível técnico”, pontua Luiz Mairovitch, presidente da Hebraica Rio.

20
20