A ARTE DE RENOVAR-SE – AKIM ROHULA NETO

326_saúde_2_1É interessante que as pessoas que mais aproveitam as férias são aquelas que não alteram drasticamente sua rotina, apenas aprofundam mais aquilo que lhes faz bem.


O mês de dezembro chega e, com ele, as férias. Aproveitar as férias, porém tem se tornado tarefa difícil visto a quantidade ampla de opções que temos. Será que realmente temos?

Ocorre que nossas férias se tornaram mais um mercado. Acreditamos que temos muitas opções para fazer algo nas férias, mas o fato é que todas estas opções encobrem algo muito importante: não somos mais livres para escolher o que fazer nas férias. Não somos mais livres para escolher como nos revigorar e renovar.

A volta das férias sempre traz consigo o comentário: “preciso de férias das minhas férias”. Isso porque, durante o período a pessoa foi captada pela sedução do mercado. Acreditou que tinha que ir dormir mais tarde, que tinha que aproveitar as viagens, e fazer um monte de coisas que, de fato, não precisava, mas, como dizer não para um anúncio de viagem para um lugar paradisíaco?

Uma das importantes tarefas das férias, em um sentido mais profundo, é revigorar a alma e renovar-se. Este sentido já se perdeu há muito. Não prestamos mais atenção aos nossos corpos, por este motivo boa parte das pessoas não sabe como se revigorar. Acreditam que o farão numa viagem, mas viagens são eventos estressantes por definição. Acreditam que o farão indo dormir mais tarde e até mais tarde, mas isso é fato: mudanças nos hábitos de sono estressam o organismo ao invés de revigorá-lo.

Renovar-se envolve conhecer as necessidades do corpo para descanso. Mas descanso não trata de fazer nada e jogar a rotina para cima, pelo contrário: é a participação na rotina de uma forma diferente, que traz mais energia do que desgaste.

Quando a saída da rotina leva este fator em conta, ela pode tornar-se muito proveitosa. O problema é que a maior parte das pessoas se ressente de sua rotina. Por este motivo querem, como se fosse possível, “dar o troco” na realidade. O que as férias mostram para estas pessoas é seu profundo desespero e depressão em relação à sua vida.

Porém, se é possível perceber o que o corpo precisa, dizer não aos apelos da indústria das férias e ser fiel ao que você realmente ama fazer com sua vida, as férias poderão ser um momento de inclusão numa rotina de renovação.

O que você faz que lhe ajuda a ver sentido em sua vida? Que atividades nutrem sua alma com expectativa positiva diante do futuro? Que tal colocar essas atividades nas suas férias?

Quais os efeitos da alimentação sobre você? O que comer para poder deixar o organismo leve e forte novamente? Que tal olhar para o que você vai comer nessas férias?

Que atividades físicas centram seu corpo e sua mente? Quais são as leituras que podem ajudar você a se revigorar e olhar além do seu cotidiano? Que tal incluir tudo isso nas férias?

É interessante que as pessoas que mais aproveitam as férias são aquelas que não alteram drasticamente sua rotina, apenas aprofundam mais aquilo que lhes faz bem. Isso é algo que ajuda o período livre de trabalho a se tornar um período de trabalho interno o qual reforça o próprio trabalho. Assim sendo, as férias não se tornam um período para fugir da realidade, mas, sim, para ir novamente para ela com ainda mais energia.


AKIM ROHULA NETO – Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Psicologia Corporal pelo Instituto Reichiano Psicologia Clínica e Centro de Estudos e em Programação Neurolingüística. Saiba mais.

akimrohula@gmail.com

20
20