POR QUE AS PESSOAS MANTÊM RELACIONAMENTOS EM QUE SÃO INFELIZES?

326_saúde_3_1“Pesquisas anteriores mostraram que a quantidade de tempo, recursos e emoções investidas em um relacionamento podem ser fatores que pesam na decisão de encerrar um relacionamento romântico”.

[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]


Infelicidade versus sofrimento do outro

Inúmeras pessoas reconhecem estar infelizes em seus relacionamentos, mas permanecem ligadas ao parceiro – Por quê?

A resposta pode lhe surpreender: Porque elas acreditam que a separação seria muito ruim para o seu parceiro.

Ou seja, as pessoas que ponderam se terminam ou não um relacionamento consideram não apenas seus próprios desejos, mas também o quanto acham que seu parceiro quer e precisa que o relacionamento continue.

“Quanto mais as pessoas acreditavam que seu parceiro era dependente do relacionamento, menor a probabilidade de elas iniciarem um rompimento,” conta Samantha Joel, professora da Universidade de Utah (EUA) e da Universidade Ontário Oeste (Canadá).

Pesquisas anteriores mostraram que a quantidade de tempo, recursos e emoções investidas em um relacionamento podem ser fatores que pesam na decisão de encerrar um relacionamento romântico. Além disso, as pessoas podem optar por permanecer em um relacionamento insatisfatório se a alternativa – ficar sozinho, os parceiros que estão disponíveis etc. – parecer menos atraente.

Nesses casos, decidir permanecer ou se mandar se baseava no interesse próprio, analisa a professora Samantha. Esta nova pesquisa mostra assim a primeira evidência de que as decisões sobre manter ou terminar um relacionamento romântico insatisfatório podem envolver um componente altruísta.

“Quando as pessoas percebem que o parceiro está altamente comprometido com o relacionamento, é menos provável que iniciem um rompimento. Isso é verdade mesmo para pessoas que não estavam realmente comprometidas com o relacionamento ou que estavam pessoalmente insatisfeitas com o relacionamento. Geralmente, não queremos prejudicar nossos parceiros e nos importamos com o que eles querem,” disse Samantha.

Além disso, ao fazer essa escolha, o parceiro infeliz pode estar esperando que o relacionamento melhore.

Leia mais: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=por-pessoas-mantem-relacionamentos-infelizes&id=13125

20
20