A COZINHA CASHER DE SARAH STEINMETZ

326_especial_5_1Chalá. Esta gostosura da culinária judaica pode ser feita de várias maneiras. E aqui você tem algumas delas.


CHALÁ

Ingredientes

2kg de farinha de trigo peneirada

3 ovos

3 1/2 xícaras de água morna

60g de fermento fresco

1 xícara mais 1 colher (sopa) de açúcar

1 xícara de óleo

1 colher (sopa) de sal

gergelim

Para chalá integral substitua metade da farinha branca por farinha integral. Adicione mais 1/4 de xícara

de água morna.

Preparo

Enquanto o fermento, junto com 1 colher de açúcar, se dissolve na água, misture na batedeira (usando a peça para massas) o resto dos ingredientes, menos a farinha. Adicione a farinha de trigo e o fermento diluído na água, alternando sempre. Quando a batedeira não aguentar mais, acabe de misturar o restante da farinha a mão até formar a massa. Trabalhe a massa por alguns minutos. Deixe crescer numa tigela grande por 2 horas, abrigada do vento e coberta com plástico.

Antes de moldar os pães individuais, separe um pedaço da massa, cerca de 30g, para ser queimado separadamente recitando a bênção especial da separação da massa: Baruch Atá A-do-nai E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu lehafrish chalá.

Divida a massa em 10 partes e molde chalot individuais trançadas ou redondas (conforme o costume de Rosh Hashaná). Se quiser usar uvas passas, coloque algumas no meio da massa antes de moldar cada chalá.

Disponha cada chalá em forma separada, untada com óleo. Se usar tabuleiro grande, coloque várias chalot de cada vez, com bastante distância entre elas. Deixe crescer novamente, por 20 minutos (não ultrapassando este tempo). Pincele com um ovo e salpique com gergelim. Asse em forno préaquecido, por aproximadamente 40 minutos. Após 20 minutos, vire as chalot para se assegurar que estão dourando uniformemente. Depois de esfriar, guarde as chalot num saquinho plástico. Também se conservam no congelador por muito tempo.


PRECE APÓS A MITSVÁ DE HAFRASHAT CHALÁ

Seja Tua vontade, Eterno, nosso D’us e D’us de nossos pais, que se reconstrua o Templo Sagrado, brevemente em nossos dias, e conceda-nos a nossa porção na Tua Torá. E lá Te serviremos com temor, como nos antigos dias e como nos anos passados. Que as oferendas de Yehudá e de Jerusalém sejam agradáveis ao Eterno, como nos antigos dias e como nos anos passados.

Que seja Tua vontade, Eterno, nosso D’us e D’us de nossos pais, considerar a minha mitsvá de hafrashat chalá como se eu a tivesse cumprida com todos os seus detalhes e minúcias da forma mais perfeita, e como uma oferenda no Altar que era aceita com agrado.

Assim como no passado a chalá era dada ao cohen, e o mérito da mitsvá servia para expiar pecados, da mesma forma possa eu ser perdoada pelos meus pecados e obter a pureza de uma criança recémnascida.

Que eu possa cumprir a mitsvá de Shabat e Yom Tov (junto com meu marido e filhos) e receber a energia da santidade destes dias. Por mérito desta mitsvá, possa eu (meu marido e meus filhos) receber o sustento das mãos do Eterno, bendito seja, com ampla misericórdia, benevolência e amor (para que possamos contribuir a causas de caridade e sustentar eruditos de Torá).

Que seja aceita a minha mitsvá de hafrashat chalá como se eu tivesse dado maasser (o dízimo). Assim como eu cumpro a mitsvá de chalá com todo coração, rogo que D’us me proteja de sofrimentos e angústias por todos os meus dias. Amên.


CHALÁ DE CENTEIO E AVEIA

Ingredientes

170g de fermento fresco

5 xícaras de água morna

1 1/2 xícara de mel, mais 2 colheres (sopa)

7 ovos

1 xícara de óleo

3 1/2 colheres (sopa) de sal

3 xícaras de farinha de centeio

4 xícaras de farinha de aveia

9 xícaras de farinha de trigo integral

3 xícaras de farinha branca

1 ovo batido para pincelar

sementes de girassol, linho e/ou gergelim

Preparo

Numa tigela pequena, dissolva o fermento, 2 xícaras de água morna e 2 colheres de sopa de mel. Reserve. Numa tigela grande, misture o restante do mel, 3 xícaras de água morna, ovos, óleo e sal.

Acrescente a mistura do fermento à tigela grande. Acrescente a farinha de centeio, farinha de aveia, farinha de trigo integral, farinha branca e comece a amassar. Se a mistura estiver pegajosa, acrescente mais farinha branca.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse por cerca de 15 minutos. Pincele a massa com óleo e coloque numa tigela. Cubra a tigela com plástico ou um pano de prato e deixe a massa crescer em local aquecido durante 2 horas. Separar CHALÁ com berachá.

Amasse a massa por 10 minutos e forme os pães. Coloque-os numa assadeira, cubra e deixe crescer novamente em local aquecido por cerca de 1 hora. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 1800 C. Pincele as chalot com o ovo batido e salpique com as sementes, Asse por cerca de 45 minutos, até que os pães fiquem dourados.


DEIXE SUA CHALÁ AINDA MAIS GOSTOSA

Farelo doce para chalá: Misture os seguintes ingredientes com uma colher até formar farelo e polvilhe sobre a chalá moldada antes de assar: ½ xícara de farinha, ½ xícara de açúcar, 1 colher (sopa) de baunilha e 5 colheres (sopa) de óleo.

Toppings: sementes de papoula, sementes de girassol, amêndoas em lâminas, alho amassado com orégano e azeite, cebola picada frita, açúcar e canela, aveia, zaatar

Adicione o sabor dentro da massa antes de trançá-la:

Chalá de pizza: No processador misture tomate seco, azeitona, orégano e alecrim.

Chalá de azeitonas: Pique azeitonas.

Chalá de zaatar: Adicione zaatar dentro massa antes de moldar os pães. Polvilhe com zaatar depois de

moldados.

Chalá doce: Adicione uvas passas, amêndoas e castanha de caju picadas. Polvilhe com canela e açúcar.

Chalá de chocolate: Adicione chocolate em pó parve dentro massa antes de moldar.

Chalá de chocolate chip: Adicione chocolate chips parve às tiras da massa antes de moldar.


SARAH STEINMETZ – Dá aulas de culinária no Beit Chabad Central – São Paulo

20
20