EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Rudi Solon, o filósofo Bernard-Henri Lévy, Eva Alterman Blay, rabino Sany Sonnenreic, Fernando Honorato, Jayme Blay, Miriam Doris Lilienfeld, Margherita Cassi Mizan, Leonor Szymonowicz, Eduardo El Kobbi, Daniel Atar, maestrina Argene Ivasco, Drs. José Henrique Germann Ferreira, Claudio Lottenberg e Sidney Klajner, Anita Waingort Noveinsky e a maestrina Hugueta Sendacz, dentre outros.


AVANHANDAVA CELEBRA 80 ANOS COM CABALAT SHABAT E LANÇAMENTO DE LIVRO

326_FIRST_5_1A tnuá Avanhandava da Congregação Israelita Paulista celebrou seus 80 anos com um Cabalat Shabat especial e o lançamento de um livro na Sinagoga Etz Chaim. Os jovens trouxeram uma nova decoração para o espaço com elementos da historia do movimento juvenil e a simulação de um acampamento. O serviço religioso foi integralmente conduzido por madrichim da tnuá e contou com a presença de mais de 500 pessoas entre pais, chanichim, bogrim, líderes comunitários e frequentadores da CIP. Na ocasião também foi lançado o livro “Uma História de Todos Nós” com crônicas escritas por ex-membros sobre suas experiências nos últimos vinte anos de Avanhandava.

“O nosso objetivo com o projeto de 80 anos foi trazer a herança histórica da Avanhandava para a comunidade judaica e estreitar laços para alcançar cada vez mais jovens e gerar mais transformação em pessoas e no mundo”, conta Rudi Solon, coordenador do projeto Ava 80 Anos. A celebração contou com a presença do filósofo francês Bernard-Henri Lévy, no Brasil à convite da CONIB.


EVA BLAY: PROFESSORA EMÉRITA DA USP

326_FIRST_5_2A socióloga Eva Alterman Blay recebeu o título de Professora Emérita da Faculdade de filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, da qual foi a primeira mulher a ocupar o cargo de titular em Sociologia, de 1989 até 2007, quando se aposentou. Senadora por São Paulo, de 1992 a 1995, como suplente de Fernando Henrique Cardoso, Eva participou da fundação do Centro de Estudos Rurais e Urbanos, criou o Núcleo de Estudos sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero, propôs o primeiro curso de graduação e pós-graduação sobre a mulher e coordena o Programa USP Mulheres-ONU.


30 ANOS DA YESHIVÁ DE COTIA

326_FIRST_5_3A cerimônia em comemoração aos 30 anos de atividades da Yeshivá de Cotia, instituição educacional fundada e dirigida pelo rabino Raphael Shammah, aconteceu em 27 de novembro e teve apresentação do ex-aluno e atual professor da entidade, rabino Sany Sonnenreich.

“Fiquei muito feliz, honrado e emocionado em discursar em homenagem a essa casa que mudou a realidade do judaísmo no Brasil”, afirmou Sonnenreich.


ECONOMISTA-CHEFE DO BRADESCO VÊ FUTURO FAVORÁVEL NA ECONOMIA DO PAÍS

326_FIRST_5_4Jayme Blay recebe Fernando Honorato

Um clima de otimismo tomou conta dos convidados após a palestra-almoço com Fernando Honorato, economista-chefe do Bradesco, que falou sobre “O Futuro Econômico do Brasil, o que esperar para 2019” em evento da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria e do Bradesco, realizado no dia 26 de novembro no Restaurante Cantaloup.

Escolhido como Economista do Ano pela Ordem dos Economistas do Brasil e atual economista-chefe e diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Fernando Honorato Barbosa, também é presidente do comitê de macroeconomia da Anbima, membro do conselho superior de economia da Fiesp, da Funcex e membro convidado do G100.

“A inflação e as taxas de juros estão baixas, as famílias e as empresas estão menos endividadas e temos ociosidade na economia. Todos esses fatores, aliados a uma agenda de reformas e a abertura comercial, levam a um momento favorável para o Brasil acelerar o crescimento nos próximos anos”, apontou o economista. Segundo ele, o novo governo tem discutido muito a abertura comercial, e Israel pode entrar nesse hall de parcerias, contribuindo de maneira extraordinária nas áreas de segurança e tecnologia.


ENVELHECIMENTO E BEM ESTAR EM PAUTA NA NA’AMAT SP

326_FIRST_5_5Miriam Doris Lilienfeld, Margherita Cassia Mizan e Leonor Szymonowicz

Margherita Casssia Mizan, psicóloga e pós-graduada em Gerontologia pela PUC/SP, esteve na Sede da Na’amat Pioneiras São Paulo para falar sobre Envelhecimento e Bem Estar.

A gerontologa destacou os principais fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e psicológicos que levam a um envelhecimento saudável, tais como: alimentação equilibrada, atividade física, convívio social, aprender a respirar e a dormir bem e tentar se estressar o mínimo possível frente a situações críticas.

“Quem teve uma vida inteira saudável, vai ter uma boa “reserva” para quando chegar na terceira idade, disse ela.


BRASIL MARCA PRESENÇA NO VII CONGRESSO AMLAT DO KEREN KAYEMET LEISRAEL QUE ACONTECEU EM BOGOTÁ

326_FIRST_5_6Cerca de 112 profissionais e voluntários de 18 países da América Latina e de Israel, incluindo o Brasil, participaram do VII Congresso AMLAT (América Latina), realizado pelo Keren Kayemet LeIsrael, que aconteceu de 23 a 27 de novembro de 2018 em Bogotá (Colômbia).

O KKL Brasil esteve representado com 15 ativistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Sergipe, além do sobrevivente do Holocausto George Legman e sua esposa Irene.

Durante o Congresso as comunidades tiveram a oportunidade de trocar experiências. Dos 18 países presentes, apenas quatro foram convidados a apresentarem projetos de sucesso em seus respectivos países e comunidades, dentre eles o Brasil. “Destacamos as parcerias com os jovens líderes do Meidá e diretoria de sustentabilidade da Hebraica, e com a CBM – Confederação Brasileira Macabi, que valoriza a inclusão e a cultura judaica tendo como pano de fundo o esporte”, destacou o presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi.

“Estamos comemorando os 70 anos de Israel e em todos esses anos o KKL vem acompanhando de perto o desenvolvimento do país, bem como suas dificuldades, alegrias, tristezas e muito trabalho. Nossos principais desafios para os próximos anos se referem a nossa relação com o mundo e a diáspora, cujo apoio e atividades são muito importantes para o êxito da nossa Organização. Tenho certeza que vocês continuaram atuando em favor do Estado de Israel, do povo judeu, e das futuras gerações e do KKL”, declarou Daniel Atar, após participar intensamente de toda a programação do Congresso.


SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS APRESENTOU CORAL DE CRIANÇAS DO COLÉGIO RENASCENÇA

326_FIRST_5_7O Shopping Pátio Higienópolis recebeu apresentação especial do Coral Infantojuvenil do Colégio Renascença, sob regência da Maestrina Argene Ivasco, formado por 52 crianças entre 8 e 12 anos de idade. A apresentação aconteceu na celebração ao início do Chanuká (“Festa das Luzes”), comemorado pela comunidade judaica por 8 dias – a cada dia é acesa uma das velas do Chanukiá (candelabro com nove braços). Além do coral, foi realizada demonstração de dança típica para a data.


JOSÉ HENRIQUE GERMANN FERREIRA É NOMEADO NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE

326_FIRST_5_8

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o médico José Henrique Germann Ferreira como o futuro secretário estadual de Saúde.

Germann, 69, formado pela USP, foi diretor-superintendente dos hospitais Albert Einstein e do Sírio Libanês. Atualmente, ele é supervisor do programa de residência médica da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.

A expectativa é que o governador eleito expanda programas que implementou na prefeitura de São Paulo, como o Corujão da Saúde, que contrata exames de hospitais privados para zerar a fila no SUS.

O governador contará também com o suporte de um Comitê Gestor de Saúde do qual farão parte o Dr. Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e o Dr. Sidney Klajner, presidente do Einstein.


ANITA WAINGORT NOVINSKY LANÇA LIVRO EM SÃO PAULO

326_FIRST_5_9Reunindo o melhor de sua produção, a consagrada historiadora e professora da USP Anita Waingort Noveinsky lançou em São Paulo, pela Editora Perspectiva, o livro “Viver nos Tempos da Inquisição”. A autora, conhecida internacionalmente por seu trabalho, é especialista na Inquisição portuguesa no Brasil, os costumes dos crypto-judeus deste país e o renascimento da consciência judaica destes, 200 anos após o fim da Inquisição no Brasil.


A CASA DO POVO COMEMORA 30 ANOS DO CORAL TRADIÇÃO

326_FIRST_5_10O Coral Tradição canta exclusivamente na língua ídiche e desenvolve suas atividades na Casa do Povo desde 1988. Seu objetivo é preservar as canções e os valores da cultura ídiche para transmiti-los às novas gerações. Regido desde sua criação pela maestrina Hugueta Sendacz, o repertório do Coral Tradição é composto por mais de 100 músicas folclóricas judaicas e populares.

O ídiche é uma língua originada do alemão medieval, escrita no alfabeto hebraico. Era popularmente utilizado pela comunidade judaica da Europa do Leste até a Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra e com a escolha do hebraico como língua oficial de Israel, o ídiche caiu gradativamente em desuso, porém, nos últimos anos o interesse pela língua voltou a crescer. Na Casa do Povo, a cultura ídiche está presente em diversas ações ligadas à preservação da memória: do Coral Tradição ao grupo de estudos ídiche, passando pelo acervo documental e sua biblioteca, composta por mais de 4 mil títulos em ídiche.

Ficha técnica
Maestrina: Hugueta Sendacz – Pianista: Adriana Regina S. Rodrigues – Técnico vocal: Mario Rogério S. de Oliveira – Coralistas: Amália Knoploch, Cláudio Weizmann, Daniel R. Amgel, Fany Kuperman, Heni E. Skitnevsky, Lídia Nobel, Lídia Weizmann, Malca Turchick, Marilza de Carvalho, Nochem (Nelson) Skitnevsky, Paula Ciobotariu, Raquel Budow, Terezinha M. da Silva, Walter Eugenio Tabacniks.

20
20