CONCURSO WIZO PREMIA ALUNOS DA REDE PÚBLICA

O salão Franco Montoro, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ficou completamente lotado para a cerimônia de premiação da 30ª edição do Concurso WIZO de Pintura e Desenho. O evento homenageou os alunos das escolas públicas que melhor representaram o tema “Brasil e Israel: Música & Dança”.

A mesa diretora foi formada por Teruko Araki Kamitsuji, presidente do Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras; Celia Maria Monti Viam Rocha, da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado de SP; Cecilia Goren, consulesa de Israel em São Paulo; Sergio Napchan, diretor de Relações Institucionais da Confederação Israelita do Brasil; Jacques Griffel, diretor da Federação Israelita do Estado de São Paulo; e Nava Shalev Politi, presidente da WIZO São Paulo.

Sergio Napchan destacou o trabalho da WIZO e considerou extremamente importante a iniciativa do Concurso. “As coisas funcionam melhor quando o terceiro setor age em parceria com a esfera pública e por isso essa iniciativa é extraordinária”, disse, lembrando que este ano se comemora os 70 anos de Israel e que as relações entre Brasil e a comunidade judaica se dão desde a época do descobrimento. Jacques Griffel lembrou como a educação é uma preocupação essencial da Federação Israelita e de todas as entidades judaicas. “A educação é parte essencial da nossa cultura, está no nosso DNA o incentivo ao estudo, e o que nos interessa primordialmente é o investimento em educação”. Nava Shalev Politi ressaltou a qualidade das obras. “São trabalhos como esses que nos inspiram e nos estimulam na continuidade desse concurso

A diretora do Concurso Tânia Tarandach, mostrou números impressionantes sobre a história do Concurso. “Do ano 2000 até hoje, contamos com a participação de 1500 escolas, de 410 cidades do Estado de São Paulo”, ressaltando que de 1988 até 1999 não havia registro computadorizado. “Nos primeiros 15 anos recebemos uma média de 600 trabalhos por ano, no total de 9 mil, enquanto que nos 15 anos seguintes, foram 1100 trabalhos anuais, totalizando 16500 obras, ou seja, desde o início, recebemos 25,5 mil obras”, complementou.

A professora Marli Aparecida Ribeiro de Paula Dias, que orientou o trabalho da primeira colocada, Clara Gonçalves Silva, descreveu a dificuldade de se elaborar a obra vencedora. “Sou professora de artes, mas não tenho muito conhecimento de música e dança, mas enfrentei o desafio e estudei bastante a apostila informativa para passar o conteúdo aos alunos”, contou. A aluna também explicou sobre sua obra. “A professora me mostrou a técnica do mosaico, que eu gostei bastante, e apesar de difícil, fica um resultado muito bom”, relatou Clara. Sobre o tema, ela revelou: “eu não conhecia muito sobre Israel, e pesquisando deu para entender bastante da cultura, da música, e essa ligação com o Brasil, que é muito especial”.

Na ocasião, foram mostrados dois vídeos, um sobre Israel e outro sobre a WIZO, e o Coral Sharsheret encantou cantando os hinos do Brasil e Israel e mais duas canções de seu repertório. Ao final, foram sorteados uma bicicleta e um porta-retratos digital. Os sortudos foram alunos Artur Lopes Costa, de São Bernardo, que levou a bike, e Mikely da Silva Barros, de Ribeirão Preto, que ficou com o porta-retratos.

Confira o nome, a escola, a cidade e a professora de todos os alunos vencedores:

1º Lugar:

Aluna Clara Gonçalves Silva

EE Profa. Cordélia Ribeiro Ragozo – Ribeirão Preto

Profa. Orientadora: Marli Aparecida Ribeiro de Paula Dias

2º Lugar:

Aluno José Felipe da Silva Nascimento

EE Profa. Marilena Piumbato Chaparro – São Paulo

Profa. Orientadora: Rosimari Zapalá

3º Lugar:

Aluna Samantha de Souza e Silva

EE Profa. Benedicta Aranha de Oliveira Lino – Santa Barbara D´Oeste

Profa. Orientadora: Silvia de Cássia Silva

Menções Honrosas (2):

Aluna Julia Letícia Barbosa

EE Abilio Manoel – Bebedouro

Profa. Orientadora: Silvana Brogna Salim Rodrigues

Aluno Lincoln Dias de Souza

EE Papa Paulo VI – Santo André

Profa. Orientadora: Marcia Regina Crepaldi Tavares

Prêmio Júri Aberto:

Aluna Rafaela de Sales Alves

EE Monsenhor José Trombi

Profa. Orientadora: Alessandra Rodrigues Pereira

Prêmio EJA:

Aluno William Luciano dos Santos

EE Prof. Joel Aguiar – Pacaembu

Profa. Orientadora: Giseli Renz Balista

326_FIQUE_1_1

326_FIQUE_1_2

326_FIQUE_1_3

326_FIQUE_1_4

326_FIQUE_1_5

326_FIQUE_1_6

326_FIQUE_1_7

326_FIQUE_1_8

20
20