ASSUNTO SÉRIO – É PRECISO SABER

FINALMENTE O ANTI-SEMITISMO DA AUTORIDADE PALESTINA GERA DEBATE NOS PAÍSES QUE REPASSAM FUNDOS

ADL CONDENA PROFANAÇÃO DE MEZUZOT NO BROOKLYN COMO FLAGRANTE DE ANTISSEMITISMO

JERUSALÉM ORIENTAL: LIGA ÁRABE APROVA PROPOSTA DO QATAR


FINALMENTE O ANTI-SEMITISMO DA AUTORIDADE PALESTINA GERA DEBATE NOS PAÍSES QUE REPASSAM FUNDOS

O debate relacionado ao fundo norueguês repassado à Autoridade Palestina (AP) continua pela sexta semana no Parlamento Norueguês (Stortinget). Logo após uma reportagem exibida na rede nacional da Noruega, NRK, no início de março, muitos membros da oposição norueguesa exigiram esclarecimentos do Departamento de Relações Exteriores quanto à forma que a AP utiliza os 50 milhões de dólares anuais que a Noruega lhe direciona.

A reportagem do NRK, a qual foi baseada em informações dadas pelo Observatório da Imprensa Palestina (OIP – instituto israelense que vigia as publicações da imprensa palestina), mostrou a forma como o material anti-semita e a propaganda baseada em ódio são disseminadas na AP através da televisão. No dia seguinte, no Parlamento norueguês, um representante do Partido Democrata Cristão declarou que a Noruega deveria cessar o repasse de fundos à AP se a propaganda de ódio continuasse, porque “nós temos que enviar um claro sinal político de que o país doador também quer reforçar o processo de paz. Eu penso que todos que vêem isso percebem que tal proceder fortalece o oposto.”

Dagfinn Høybråten, também membro do Partido Democrata Cristão, descreveu a propaganda da AP assim: “ Na televisão da AP – a qual foi criada pela AP – os judeus são tratados como demônios com caudas, gananciosos, criaturas poderosas e famintas que conspiram pela dominação do mundo. Isso não pode ser considerado como se fosse um simples resultado de uma batalha política entre adultos. Essas atitudes não estão relacionadas ao embate ou debate político, ou à ocupação ou à segurança, terrorismo e demarcação de fronteira. O que nós estamos falando é de puro racismo e demonização de um povo.”

Mais tarde, veio à tona que as doações norueguesas são utilizadas também para a pagar os salários dos terroristas que cumprem pena nas penitenciárias israelenses. Essa informação foi negada pelo Ministro das Relações Exteriores; contudo, depois de outra reportagem do OIP, o Ministério teve que admitir que repassou informações “imprecisas” ao Parlamento. Nessa semana, a oposição manifestou insatisfação com a resposta dada pelo Ministério de Relações Exteriores e exigiu controle mais rigoroso na maneira como o dinheiro das doações norueguesas está sendo gasto.

Comentário:

O debate ocorrente na Noruega começou muito tarde, porém, é muito necessário. Por mais de uma década, a AP promoveu propaganda de ódio e repassou a informações aos governos do mundo inteiro, especialmente para aqueles que fazem doações em dinheiro à AP. Entretanto, depois de uma solicitação dirigida à AP para solucionar o problema, havendo garantia por parte deles que isso seria feito, o dinheiro continuou a fluir – e a propaganda de ódio continuou na imprensa. Nenhum país seguiria dessa forma se nada fosse feito – e novas reportagens, no sentido de que as propagandas de ódio continuaram, foram silenciadas.

Ao contrário, Israel foi chamada de obstáculo ao processo de paz desde o momento que insistiu que a AP deveria parar com a provocação e reconhecer Israel como um Estado judeu. Entretanto, à luz das evidências, essas reivindicações de Israel aparentam ser extremamente razoáveis. É esperado que o debate na Noruega se espalhe para mais países e a verdadeira história do que se passa na AP seja finalmente exposta. Apenas baseada em fatos reais, poderá haver debate sensato e somente assim haverá progresso nessa questão.


ADL CONDENA PROFANAÇÃO DE MEZUZOT NO BROOKLYN COMO FLAGRANTE DE ANTISSEMITISMO

Ruben Ubiles, 35, foi preso em 10 de abril de 2013 por 12 acusações de roubo e crime de ódio.

A Liga Anti-Difamação (ADL) condenou hoje a profanação de mezuzot em casas de várias famílias judias, em Williamsburg, no Brooklyn, na tarde de 8 de abril. Segundo a polícia, o fogo foi ateado em quase uma dúzia de mezuzot fora das portas da frente dos residentes na Casa Taylor-Wythe, um complexo de habitação pública.

“Este é um flagrante ato de antissemitismo com uma clara tentativa de instilar o medo e intimidar as vítimas em suas casas”, disse Etzion Neuer, diretor regional em exercício da ADL de Nova York. “Particularmente preocupante é que este ato horrível de ódio ocorreu no Dia de Lembrança do Holocausto, um tempo em que se lembra os atos atrozes contra o povo judeu.”

Uma mezuzá é um pequeno pedaço de pergaminho com o texto sagrado da Bíblia hebraica colocado em uma caixa de proteção e afixada no batente de uma casa judaica.


JERUSALÉM ORIENTAL: LIGA ÁRABE APROVA PROPOSTA DO QATAR

Na terça-feira (26 de março), em reunião de cúpula realizada em Doha, a Liga Árabe aprovou a proposta do Qatar para levantar um fundo de um bilhão de dólares e destiná-lo para Jerusalém Oriental, a qual os árabes palestinos desejam que um dia seja a capital do seu Estado independente, conforme fonte do Ynet News. “A reunião de cúpula…visa arrecadar um fundo para apoiar Jerusalém com o valor de um bilhão de dólares, com o objetivo de financiar projetos e programas que manteriam o caráter árabe e islâmico da cidade e reforçaria a identidade do seu povo”, conforme mencionava o projeto de execução. O líder da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, apoiou a criação do fundo e acusou Israel de estar pondo em prática um plano “destrutivo” contra Jerusalém. Ele disse que a “ocupação israelense está planejando uma rápida e sistemática maneira de judaizar Jerusalém oriental, alterando suas características e expulsando seus habitantes árabes, atacando a Mesquita de al-Aqsa e seus muçulmanos, além dos lugares sagrados do Cristianismo.” O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, comentou as palavras de Abbas: “Fazer oposição à “judaicização de Jerusalém”, falando dessa forma, é absurdo e é a mesma coisa que fazer oposição à natureza Católica do Vaticano ou à islamização de Meca, o que é naturalmente impensável.”

Israelenses da Judéia e da Samaria estão pressionando as Forças de Defesa de Israel (FDI) para que mude suas regras e tratem ataques de arremesso de pedras da mesma forma que tratam ataques militares. O apelo foi realizado logo após um recente aumento de incidentes de arremesso de pedras na Judéia e na Samaria, o que resultou em lesões graves em uma menina de três anos de idade que passava por uma das estradas principais da Samaria. O número de ataques com pedras subiu para 70 em dezembro, 120 em janeiro e 250 em fevereiro. Em janeiro, foram cometidos 83 ataques terroristas na Cisjordânia e em Jerusalém, comparado com 41 no ano passado. Em fevereiro, o número aumentou para 138, incluindo a instalação de 15 mecanismos de bombas, 2 esfaqueamentos, um ataque em que um israelense foi atropelado e 119 ataques com coquetel Molotov a cidadãos israelenses.

Fonte: Relatos de Israel [from@newsletter.livetsord.se]

20
20