PRECONCEITO CONTRA CHEFES MULHERES É MAIOR ENTRE MULHERES

327_saúde_5_1Além do Mito da Abelha Rainha, outros estudos mostraram que as mulheres sofrem mais grosseria no trabalho de colegas mulheres do que de colegas homens.
[Imagem: Wikimedia/Waugsberg]


Politicamente corretos

As pessoas são mais preconceituosas contra mulheres líderes do que as estatísticas vêm indicando e, surpreendentemente, com um maior preconceito se revelando por parte das próprias mulheres.

Isso parece acontecer porque os participantes em pesquisas que investigam atitudes em relação a homens e mulheres em cargos de liderança não respondem honestamente a menos que tenham garantia de confidencialidade de suas respostas, explicam os professores Adrian Hoffmann e Jochen Musch, da Universidade Heinrich-Heine em Dusseldorf, na Alemanha.

Para confirmar esse efeito, Hoffmann e Musch usaram uma técnica indireta de questionário para coletar informações sobre os verdadeiros sentimentos das pessoas sobre as mulheres líderes.

Os resultados confirmaram que as pessoas nem sempre são honestas quando são perguntadas diretamente sobre suas opiniões sobre questões socialmente sensíveis, como as questões de gênero – elas tipicamente preferem dar respostas que acham que serão aceitas pelos outros.

Preconceitos contra as chefes

Para anular este efeito, Hoffmann e Musch coletaram respostas de 1.529 estudantes a uma pergunta direta convencional, ou a uma pergunta indireta, feita no formato do chamado “Modelo Transversal”. Essa técnica de questionamento impõe um elemento de aleatoriedade às respostas individuais que permite garantir total confidencialidade aos entrevistados, incentivando-os a responder perguntas de natureza sensível de forma sincera.

Os resultados do modelo transversal mostram que as pessoas são significativamente mais preconceituosas contra as mulheres (37%) do que os resultados das perguntas diretas indicam (23%).

Leia mais: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=preconceito-contra-chefes-mulheres-maior-entre-mulheres&id=13178&nl=nlds

Ver mais notícias sobre os temas:

Preconceitos
Gênero
Trabalho e Emprego

20
20