A INFLUÊNCIA DAS SUAS EMOÇÕES SOBRE O SEU CORAÇÃO – CLAUDIA P. S. NOGUEIRA

327_saúde_2_1O coração é o órgão que mais sofre com o impacto das emoções sobre nosso organismo. É o órgão em que percebemos mais claramente a resposta fisiológica desencadeada pelas emoções. A sobrecarga, quando frequente, aumenta os riscos do desenvolvimento de algumas doenças cardiovasculares.Quando vivenciamos emoções intensas, o coração bate mais forte, dispara, acelera!

A emoção é um estado de excitação neuropsicofisiológico, ou seja, é uma resposta do organismo que envolve alterações físicas, fisiológicas e cognitivas frente a um estímulo. De acordo com a emoção, teremos uma determinada sensação física, uma reação tranquila ou desconfortável. A experiência emocional pode refletir no nosso bem-estar de forma positiva ou negativa.

A experiência de uma perda, por exemplo, desencadeia alterações emocionais características do processo de elaboração do luto que vão desde a negação da perda, a raiva, depressão até a aceitação dela. A pessoa apresenta dificuldades em aceitar a perda, sente raiva e se transforma em uma pessoa hostil. Tentativas de barganha com Deus em segredo é muito comum e chega a desistir de lutar, entrando na fase de tristeza e depressão, para então, elaborar e aceitar a perda. Entretanto, neste processo do luto vivido diante da perda, a tristeza e a depressão são presentes e sua intensidade está relacionada à intensidade do vínculo estabelecido com aquilo que se perdeu, seja um objeto, um ideal, uma condição ou uma pessoa querida. Estes estados emocionais são a expressão da dor, expressão de mágoa e ressentimento que ocasionam em apatia, desânimo, afastamento social, alterações do apetite e do comportamento e, contribuem para o desenvolvimento ou agravamento de doenças cardiovasculares.

A associação entre depressão e doenças cardiovasculares ocorre de maneira complexa e por meio de mecanismos diversos, levando a maior gravidade de ambas às condições, com redução importante da qualidade de vida e maior risco de morte dos pacientes com essa combinação. (Renato Lendimuth Mancini e Renério Fraguas Jr). A depressão é um fator de risco para o desenvolvimento e agravamento de doenças cardiovasculares e associada a diversas alterações cardiovasculares como coronariopatia, hipertensão arterial, arritmias cardíacas, fatores de risco cardiovascular e mortalidade por causas cardiovasculares.

A depressão, raiva e hostilidade já foram associadas de maneira independente a diversos fatores de risco cardiovascular, incluindo o tabagismo, aumento do colesterol, hipertensão arterial e diabetes. A raiva é definida como uma emoção desconfortável que se manifesta desde uma irritação ou desagrado até a fúria e ocorre quando a pessoa se sente ameaçada ou frustrada em algo que para ela seja significativo. Sentir raiva é normal, todos sentem e quando ela é bem direcionada transforma nossas experiências, ocasionando menos dor do que quando a sufocamos esperando que ela desapareça. Quando liberamos nossa raiva, nosso pulso acelera, o coração bate com mais força, o sangue coagula mais rapidamente, os vasos sanguíneos se constringem, a pressão arterial aumenta podendo acarretar o infarto e o derrame cerebral.

Uma das principais consequências das nossas emoções ao sistema cardiológico é o stress desencadeado por elas, que afeta a área vascular com a aterosclerose. A aterosclerose caracteriza-se pela diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias. Esta diminuição no fluxo sanguíneo é causada pelo aumento da produção dos hormônios do stress noradrenalina e cortisol, com consequente redução do nível de oxigenação do miocárdio, o que poderá levar a isquemia e/ou necrose do miocárdio que corresponde a quadros clínicos de angina de peito e enfarte do miocárdio.
No processo do stress há também a liberação de colesterol, o que poderá levar ao “entupimento” das artérias coronarianas desencadeando o infarto do miocárdio. O stress eleva a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Numa pessoa com predisposição às doenças cardiológicas, a elevação da pressão arterial resultante do stress poderá desencadear acidentes vasculares cerebrais, angina de peito ou enfarte do miocárdio. (Fonte: Psicologia da Saúde, Richard O. Straub 2005). O stress emocional poderá ainda precipitar a ocorrência de arritmias ventriculares e/ou morte súbita. (Jiang, 1996).

Da mesma forma em que, ao vivenciar estados emocionais positivos, a produção dos hormônios estradiol e a adrenalina cai, beneficiando sua saúde, porém em excesso, estes hormônios afetam o sistema imunológico, diminuindo suas defesas e com isso as doenças podem surgir, dificultam o tratamento e a recuperação de várias doenças especialmente do infarto, elevam a pressão arterial, o que contribui para o desenvolvimento de doenças cardiológicas.

Não há dúvidas que ao vivenciar emoções negativas, estas afetam o sistema cardiovascular e há uma sensibilidade especial deste sistema em relação à tais emoções, mas nem sempre estamos livres delas. Experimentá-las é fundamental para desenvolver nossas habilidades para lidar com elas e assim retomar a vida e seguir em frente.

Para administrar estas emoções de maneira satisfatória, sem ser destrutivo, é preciso ser assertivo, respeitar seus limites e rever os acontecimentos com o objetivo de buscar novas interpretações do evento que desencadeou tais emoções e assim melhorar sua qualidade de vida.

Cláudia P. S. Nogueira – Psicóloga do Spa Sorocaba


SOBRE O SPA SOROCABA

327_saúde_2_2O SPA Sorocaba é referência no segmento graças à sua infraestrutura e aos diferenciais oferecidos aos hóspedes, tanto para aqueles que buscam tratamentos para problemas de saúde, como obesidade, reeducação alimentar, sobrepeso, estresse e reabilitação cardiovascular, quanto para aqueles que buscam por momentos de lazer e tranquilidade.

Dirigido por médicos sobre a responsabilidade técnica do cardiologista Manoel Carlos Beldi Castanho, o SPA Sorocaba trabalha com uma equipe multidisciplinar, que conta com endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, clínico geral e cirurgião plástico, nutricionista, psicóloga, educadores físicos, fisiologistas, fisioterapeuta e esteticistas, além de toda a estrutura para garantir a melhor estada aos visitantes.

Spa Sorocaba – Rod. Raposo Tavares km 104,5 Sorocaba SP 18052-775

0800558878 / 08007018878 15-21026700 www.spasorocaba.com.br


Conheça o Spa Sorocaba – Muito mais que um Spa Médico
O Spa Sorocaba é um dos melhores spa médico, veja como levar uma vida mais leve e saudável para toda vida. Spa médico com Cultura de Excelência e qualidade.
www.spasorocaba.com.br

20
20