FLORIANO PESARO ASSUME EM FEVEREIRO A SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – POR GLORINHA COHEN

327_Especial_1_1Terá sob sua égide as políticas de cuidado e amparo com as pessoas em situação de vulnerabilidade, além do repasse de recursos para os estados e municípios por meio do Fundo Nacional de Assistência Social.


Sociólogo formado pela USP e nascido em São Paulo no dia 14 de Abril de 1968, pessoa que se destaca por sua simplicidade, carisma e pela paixão com que enfrenta seus desafios, Antonio Floriano Pereira Pesaro, mais conhecido como Floriano Pesaro, fez de sua carreira política uma trajetória de sucessos.

Eleito Deputado Federal em 2014 pelo PSDB-SP e o melhor deputado federal de São Paulo em 2018 pela ONG Ranking dos Políticos, Floriano Pesaro também foi vereador da cidade de São Paulo (2008 e 2012), liderou a bancada tucana por quatro vezes consecutivas e foi considerado, por duas vezes, o melhor parlamentar do Legislativo paulistano pela ONG Voto Consciente. Em 2011, ganhou o prêmio “Boas Práticas Legislativas” (1ª edição), com o projeto “Aquisição de Papéis com Certificação”, na categoria “Inovação”.

É servidor público desde 1995, tendo exercido importantes funções nas três esferas de governo. Em Brasília, foi subchefe para assuntos parlamentares da Casa Civil da Presidência da República, então chefiada por Clóvis de Barros Carvalho, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. No Ministério da Educação, em 1999, foi diretor de Projetos da Secretaria de Educação Superior, quando criou e implantou o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), que substituiu o programa brasileiro de crédito educativo (CREDUC).

De Janeiro de 2001 a Dezembro de 2002, Floriano foi secretário do Programa Nacional da Bolsa Escola, o primeiro do País na área de transferência de renda que deu origem aos programas sociais do atual Governo, durante a gestão do Ministro da Educação, Paulo Renato Souza. Integrou a Comissão Especial constituída pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, do Ministério da Justiça, então chefiado por José Gregório, para acompanhar denúncias de exploração do trabalho forçado, trabalho infantil e outras formas de violação de direitos. Foi membro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), do Ministério da Previdência e Assistência Social.

Entre Janeiro de 2003 a Dezembro de 2004, foi Secretário Adjunto da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, então chefiada por Arnaldo Madeira, do governo Geraldo Alckmin; Secretário Executivo do Comitê de Qualidade da Gestão Pública; e Coordenador do Comitê Gestor de Política Social, criado para formular políticas, programas e ações sociais do Governo do Estado.

No estado de São Paulo foi Coordenador do Comitê Gestor de Política Social, criado para formular políticas, programas e ações sociais do Estado. Em 2005, foi nomeado Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo na gestão José Serra e Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo durante o governo de Geraldo Alckmin, cargo que ocupou até abril de 2018.

Ademais, Floriano fez especialização em Processo Legislativo e Relações Executivo/Legislativo na Universidade de Brasília (UNB). Fez curso de extensão na Escola de Governo de São Paulo e pós-graduação em 2011 na FIA/USP e MBA sobre Meio Ambiente na Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE). Participou do curso Executive Leadership Program in Early Childhood Development na Universidade de Harvard, Massachusetts (EUA).

Portanto, qualidades não lhe faltam para assumir, a partir de fevereiro, a Secretaria Nacional de Assistência Social a convite de Osmar Terra, Ministro da Cidadania do governo Bolsonaro que irá cuidar de programas como o Bolsa Família e de políticas de combate à miséria, além de abrigar as atribuições dos ministérios do Esporte e da Cultura.

Claro que os desafios não serão poucos e nem pequenos e Floriano terá sob sua égide as políticas de cuidado e amparo com as pessoas em situação de vulnerabilidade, além do repasse de recursos para os estados e municípios por meio do Fundo Nacional de Assistência Social.

“Acredito que o principal desafio para o futuro é qualificar melhor os serviços que são prestados na proteção básica, por meio dos Cras; na proteção especial, por meio dos Creas; e na capacitação continuada dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, que permite o adequado atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, com cursos gratuitos, por exemplo. Estou muito feliz e honrado por ter sido lembrado por minha capacidade técnica pelo ministro Osmar Terra”, disse Floriano em recente entrevista concedida ao jornalista Djan Moreno.


Crédito fotográfico: Glorinha Cohen

20
20