EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o Primeiro-Ministro de Israel – Benjamin Netanyahu, o Presidente Jair Bolsonaro, Maria Luiza Tucci Carneiro, os rabinos Fernanda Tomchinsky-Galanternik, Michel Schlesinger e Ruben Sternschein, Myriam Glatt, Marco Lucchesi, Merval Pereira, Ana Maria Machado, Edmar Bacha, José Murilo de Carvalho, Abraham Goldstein, Fernando Lottenberg e Leonor Szymonowicz, dentre outros.


BRASIL E ISRAEL VIVEM NOVO CICLO DE RELACIONAMENTO

327_first_5_1Maior aproximação entre os dois países traz benefícios relevantes aos brasileiros do nosso Brasil

Desde o fim das eleições presidenciais de 2018, Brasil e Israel aproximaram-se significativamente. Inclusive, foi a primeira vez que um Primeiro-Ministro de Israel – Benjamin Netanyahu – em exercício do cargo veio ao nosso país para uma posse Presidencial – neste caso, de Jair Messias Bolsonaro. Essa proximidade amplia as relações entre os dois países trazendo para cá tecnologia de ponta que beneficiará os brasileiros de forma geral.

Como exemplo prático, já foi anunciado um projeto com tecnologia israelense para a região nordeste do Brasil, há anos sofrendo com a seca, a fim de que se consiga dessanilizar a água salobra e do mar para armazenamento e utilização na agricultura e uso familiar, levando uma vida com mais oportunidades para milhões de cidadãos que lá residem. Além da dessanilização, já há equipamentos que transformam a umidade do ar em água potável. Inclusive, convidados presentes à posse do Presidente Jair Bolsonaro puderam usufruir desta tecnologia numa máquina instalada num dos espaços do evento.

O ministro de Ciências e Tecnologia, o astronauta Eng. Marcos Pontes, visitará Israel nas próximas semanas e verá, in loco, o processo citado acima, além de outras tecnologias que possam também beneficiar a nossa população.

“Israel é reconhecido, internacionalmente, como celeiro de inovação tecnológica com soluções importantes para a melhoria de vida das pessoas em diversos campos. Parabenizamos a todos que possibilitaram esta maior aproximação a qual, certamente, trará aos brasileiros mais oportunidades e qualidade de vida”, afirma Abraham Goldstein, presidente da B´nai B´rith do Brasil.


CIP LANÇA LIVRO QUE DESTACA CHEGADA A SÃO PAULO DOS JUDEUS REFUGIADOS DO NAZIFASCISMO

327_first_5_2A Congregação Israelita Paulista (CIP) realizou no dia 05 de dezembro, o lançamento do livro “Olhares de Liberdade. CIP – Espaço de resistência e memória”, organizado pela historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro e que inclui textos dos três rabinos da Congregação: Fernanda Tomchinsky-Galanternik, Michel Schlesinger e Ruben Sternschein (todos na foto).

O lançamento contou com um bate-papo com os autores, costurado com uma emocionante apresentação musical com a participação da cantora Sheila Negro, do Maestro Natan Bádue, e dos cantores litúrgicos da CIP, Avi Bursztein e Alê Edelstein, que interpretaram clássicos da música brasileira e internacional, como Aquarela do Brasil, Papa Can You Hear Me (do filme Yentl), e a versão em Hebraico de Bring Him Home ( do musical Les Miserables), de forma a ilustrar a liberdade através da música.

A apresentação foi seguida do acendimento da quarta vela de Chanucá, coquetel e sessão de autógrafos.

“Olhares de Liberdade. CIP – Espaço de resistência e memória”

“OIhares de Liberdade” é dedicado ao reconhecimento da Congregação Israelita Paulista – CIP como um lugar de resistência e memória. Hoje, com 82 anos de existência desde a sua fundação em 1936, a CIP é distinta pelo seu patrimônio arquitetônico, religioso e cultural.

As histórias de vidas publicadas, algumas no formato de testemunhos, foram registradas pela equipe do Núcleo de Estudos Arqshoah do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação – LEER/USP.

O livro é dividido em três partes. A primeira traz três artigos, “Liberdades e limitações do livre-arbítrio humano nas fontes do pensamento judaico”, “Mitos e leis” e “A vivência plena da liberdade”, escritos pelos rabinos Ruben Sternschein, Michel Schlesinger e Fernanda Tomchinsky Galanternik, respectivamente.

Na segunda parte, a professora Maria Luiza escreve sobre “CIP, espaço de liberdade e acolhimento”. Já a terceira parte, “Artífices da liberdade”, reproduz histórias de vidas de judeus refugiados no Brasil, registradas por pesquisadores do Núcleo de Estudos Arqshoah do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Leer) do Departamento de História da FFLCH.

Crédito Fotográfico: Eliana Assunpção


A ARTISTA PLÁSTICA MYRIAM GLATT ABRE EXPOSIÇÃO NA HEBRAICA DE SP

Dia 26 de janeiro próximo e com curadoria de Olívio Guedes, a artista plástica Myriam Glatt abre a exposição “Pardes” na Galeria de Arte A Hebraica, onde poderá ser vista até o dia 17 de fevereiro. E dia 16 de fevereiro haverá, às 11h, o evento “Diálogo Artista e Curador” . A entrada é franca.


‘NINGUÉM SE ILUDA: A CULTURA É O DERRADEIRO BALUARTE DA DEMOCRACIA’, AFIRMA O ESCRITOR MARCO LUCCHESI EM SEU DISCURSO DE POSSE NA PRESIDÊNCIA DA ABL

“A paz não virá de uma resposta armada. A paz resultará, apenas e tão somente, quando a injustiça social, a fome e a miséria forem encaradas de modo frontal”, enfatiza Lucchesi

A nova Diretoria da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleita no dia 6 de dezembro passado, para o exercício de 2019, tomou posse em solenidade no Petit Trianon. O Presidente é o Acadêmico Marco Lucchesi, o mais jovem dos últimos 70 anos e, também, o mais moço a cumprir dois mandatos em toda a história da Instituição. Assumiram, ainda, os seguintes Diretores: Secretário-Geral, Merval Pereira; Primeira-Secretária, Ana Maria Machado; Segundo-Secretário, Edmar Bacha; e Tesoureiro, José Murilo de Carvalho.

Em seu discurso de posse, Lucchesi afirmou: “Queremos a construção da paz e da hospitalidade, não a bandeira da barbárie, porque Roma não cairá, nem poderá celebrar a cultura do ódio, contradição no adjetivo, pois ódio e cultura não sabem e não podem caminhar juntos”.

O Presidente disse, ainda: “Não me falta uma certeza, das poucas que guardei, ante o naufrágio das ilusões. Se a beleza salvará o mundo, nas palavras de um personagem de Dostoiévski, não hesito em dizer que a pluralidade salvará o Brasil. Ninguém se iluda: a cultura é o derradeiro baluarte da democracia.

MARCO LUCCHESI – Sétimo ocupante da cadeira nº 15 da ABL, eleito em 3 de março de 2011, na sucessão de Padre Fernando Bastos de Ávila, Marco Lucchesi, nascido no Rio de janeiro em 9 de dezembro de 1963, é o mais jovem Presidente da Academia Brasileira de Letras eleito dois anos seguidos.Escritor muitas vezes premiado, tanto no Brasil quanto no exterior, Lucchesi é autor de uma obra que abarca poesia, romance, ensaios, memórias e traduções. Publicou mais de 40 livros ao longo de sua trajetória. Professor titular de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lucchesi tem pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Alemanha.

MERVAL PEREIRA – Oitavo ocupante da cadeira nº 31, eleito em 22 de junho de 2011, na sucessão de Moacyr Scliar, Merval Pereira é jornalista e comentarista da Globonews e da CBN e Colunista de O Globo. Foi eleito Correspondente Brasileiro da Academia das Ciências de Lisboa, em novembro de 2016.

ANA MARIA MACHADO – Sexta ocupante da Cadeira nº 1, eleita em 24 de abril de 2003, na sucessão de Evandro Lins e Silva, e recebida em 29 de agosto de 2003 pelo acadêmico Tarcísio Padilha. A escritora Ana Maria Machado presidiu a Academia Brasileira de Letras em 2012 e 2013. É membro do PEN Clube do Brasil e do Seminário de Literatura da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

EDMAR BACHA – Economista, fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, um centro de pesquisas e debates no Rio de Janeiro, Edmar Bacha nasceu em Lambari, Minas Gerais, de uma família de escritores, políticos e comerciantes. Sexto ocupante da Cadeira 40 da ABL, eleito em 3 de novembro de 2016, na sucessão de Evaristo de Moraes Filho, concluiu a Faculdade de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Minas Gerais e, em seguida, obteve o Ph.D. em Economia na Universidade de Yale, EUA. É autor de inúmeros livros e artigos em revistas acadêmicas brasileiras e internacionais. O último livro foi Belíndia 2.0: Fábulas e Ensaios sobre o País dos Contrastes.

JOSÉ MURILO DE CARVALHO – Historiador, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Brasileira de Letras (Sexto ocupante da Cadeira nº 5, eleito em 11 de março de 2004, na sucessão de Rachel de Queiroz). Nascido em Andrelândia (MG), fez sua graduação em Sociologia e Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é Ph.D pela Universidade de Stanford.


NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO ELEGE NOVA DIRETORIA

Durante Assembleia Geral realizada na Sede da Organização em 13 de novembro de 2018, a Na’amat Pioneiras São Paulo elegeu sua nova diretoria para o biênio 2019 / 2020, encabeçada pela presidente Leonor Szymonowicz, que assumiu o Centro São Paulo no início de 2016, quando a então presidente, Clarice S. Jozsef, foi eleita presidente da Na’amat Brasil.

“Inicio essa nova gestão com a missão de manter os projetos de sucesso e de formar um novo grupo de jovens, com idade entre 17 e 20 anos. Agradeço mais uma vez a importante parceria de todas as chaverot e espero continuar contando com o empenho de todas vocês para juntas fazermos mais pela nossa comunidade, pela sociedade em geral e também por Israel”, declarou Leonor.

Relação do corpo-diretivo para o Biênio 2019 – 2020

Presidente – Leonor Szymonowicz

Vice Presidentes – Sheila Szymonowicz, Gladys Singal e Etla Adler

Secretária – Sandra Kuperman Pesso

2ª Secretária – Ruth Citrin Enk

Tesoureira – Leoni Bien

2ª Tesoureira – Simone Clerman Grossmann

3ª Tesoureira – Pérola Branca Berezovsky

Conselho Fiscal – Amália Liberman Wasserstein, Sara Gertel Dolhnikoff e Glaucia Maria La Regina

Suplentes – Myriam G. Tessler, Edite Zajac Leonora Zylbergeld


SANCIONADA LEI QUE PERMITE FALTAR A PROVAS POR CRENÇA RELIGIOSA

O Diário Oficial da União publicou hoje alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo flexibilização na aplicação de prova e aula a alunos impossibilitados de comparecer à instituição de ensino por motivos religiosos. “A Conib vinha pleiteando esta alteração e acompanhando de perto a tramitação do projeto de lei há tempos. O texto, relatado pela Deputada Maria do Rosário (PT/RS), assegura a alunos o direito de ausentar-se de prova ou aula marcada para data na qual, segundo seus preceitos religiosos, seja proibido o exercício de atividades. A sanção desta lei representa o acolhimento de uma demanda legítima, de parte da população brasileira que guarda o sábado. É mais uma vitória importante para a comunidade judaica e todos os que se envolveram nesta luta – entre os quais se destacam os adventistas – que se soma à mudança, implementada em 2017, na agenda do ENEM, que deixou de ter provas aplicadas aos sábados”, destacou o presidente da Conib, Fernando Lottenberg.

O texto, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê que seja assegurado o direito a estudantes em qualquer nível (exceto os de ensino militar) de se ausentar de prova ou aula marcada para um dia que tenha objeção religiosa para realização de determinadas atividades. A lei prevê ainda medidas como: prova ou aula de reposição, conforme o caso, realizada em data alternativa, no período de estudo do aluno ou em outro horário pré-agendado; e (ou) trabalho escrito ou outra modalidade de atividade de pesquisa, com tema, objetivo e datas de entrega definidos pela instituição de ensino.

20
20