EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE …

E faz acontecer, como o embaixador de Israel, Yossi Shelley, Tzipora, Sandro, Simone e Eduardo Assayag, Daniel Bialski , Ariel Krok, israelense Yehuda Amichai, Adele Benzaken, Fernando Lottenberg, a apresentadora Faa Morena, Jacopo Crivelli Visconti, o sobrevivente do genocídio nazista Saul Friedländer, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o Procurador Geral de Israel, Avichai Mandelblit.


COMUNIDADE JUDAICA AUXILIA TROPA ISRAELENSE EM BRUMADINHO/MG

328_first_5_1Embaixador Yossi Shelley com militares israelenses

É motivo de orgulho para a comunidade judaica brasileira a chegada de uma missão especial formada por mais de 130 militares israelenses, acompanhada pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, para auxiliar nas buscas às vítimas da terrível catástrofe ocorrida na cidade de Brumadinho (MG). Esta mobilização era formada por um grupo especializado do Exército Israelense, que atua em situações de crise, operando com auxílio de aparelhos sofisticados e cães farejadores, com o objetivo de busca e resgate.

328_first_5_2Equipes da Conib e Fisesp chegam para auxiliar tropa israelense na busca por vítimas da barragem de Brumadinho.

Antes mesmo da chegada da equipe, comunidades judaicas de todo o país se mobilizaram em redes sociais para ajudar as vítimas com doações de mantimentos e roupas. Com o avião ainda no ar, a caminho do Brasil, a CONIB, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, em comunicação direta, cuidavam de questões logísticas para que o grupo tivesse acesso a alimentos casher, no período em que permaneçam no país.

Em algumas horas, após alguns contatos feitos pela FISESP, a Casa de Carnes Livenn Kosher Today disponibilizou 260 kg de carne bovina e de frango, que rapidamente, com a colaboração da Avianca Brasil, a pedido da CONIB, foram despachados para Belo Horizonte.


COMEMORANDO IDADE NOVA

328_first_5_3Tzipora Assayag (na foto com o filho Sandro, Simone e o marido Eduardo Isaac) foi devidamente homenageada no dia em que comemorava idade nova.


CORINTHIANS ADERE À CAMPANHA #WEREMEMBER

328_first_5_4O time do Corinthians posou para uma foto em apoio à campanha mundial #WeRemember, de memória do Holocausto, promovida pelo World Jewish Congresss – o Congresso Judaico Mundial, com apoio da Conib. No ano passado, a campanha atingiu 650 milhões de pessoas em todo o mundo. Neste ano, os organizadores querem aumentar ainda mais seu impacto e abrangência.

A iniciativa de obter apoio da equipe do Corínthians partiu do ex-conselheiro do clube Daniel Bialski (que é também presidente da Hebraica) e de Ariel Krok, que participa da organização da campanha no Brasil. Eles levaram a ideia ao presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, que prontamente aceitou. Para participar da campanha basta acessar o site https://wjc.weremember.info/ ou mandar e-mail para arielkrok@gmail.com


LANÇAMENTO DO LIVRO “TERRA E PAZ”, DE YEHUDA AMICHAI, NO RIO

328_first_5_5

Pela primeira vez traduzida para o português, a poesia do israelense Yehuda Amichai chega ao Brasil com o lançamento de “Terra e paz”. No Rio de Janeiro o lançamento foi na Livraria da Travessa de Botafogo, no último dia 29 de janeiro e teve debate com o tradutor Moacir Amancio, a poeta Laura Erber, o psicanalista e escritor Paulo Blank e leituras de Valeska de Aguirre, Ramon Nunes Mello e Jaime Leboivitch.

Em São Paulo, a obra foi lançada dia 30 na Comunidade Shalom, com a presença de Moacir Amâncio e da atriz Rosaly Papadopol, que fez leitura de poemas do livro.


ADELE BENZAKEN É EXONERADA DA DIRETORIA DO DEPARTAMENTO DE HIV/AIDS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

328_first_5_6

A médica sanitarista Adele Benzaken foi exonerada da direção do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das ISTS, do HIV e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. A decisão foi tomada em janeiro, em meio a uma série de manifestações pela permanência da médica no cargo e uma semana depois da polêmica em torno da cartilha, lançada há seis meses para homens trans. Assumiu a diretoria seu adjunto, Gerson Pereira.

O Ministério da Saúde atribuiu a mudança a uma renovação da equipe e informou que Adele foi convidada para continuar a contribuir para formulação de políticas para o setor. Adele assumiu a direção do departamento em 2016. Em sua gestão, o País começou a adotar a profilaxia pré-exposição (PrEP), que prevê o uso de antirretrovirais não como tratamento do HIV, mas para prevenir a infecção. Com amplo apoio de organizações não governamentais, a permanência de Adele era considerada como uma garantia da manutenção de ações modernas de prevenção, de combate ao preconceito e de promoção dos direitos humanos.


SANCIONADA LEI QUE PERMITE FALTAR A PROVAS POR CRENÇA RELIGIOSA

O Diário Oficial da União publicou alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo flexibilização na aplicação de prova e aula a alunos impossibilitados de comparecer à instituição de ensino por motivos religiosos. “A Conib vinha pleiteando esta alteração e acompanhando de perto a tramitação do projeto de lei há tempos. O texto, relatado pela Deputada Maria do Rosário (PT/RS), assegura a alunos o direito de ausentar-se de prova ou aula marcada para data na qual, segundo seus preceitos religiosos, seja proibido o exercício de atividades. A sanção desta lei representa o acolhimento de uma demanda legítima, de parte da população brasileira que guarda o sábado. É mais uma vitória importante para a comunidade judaica e todos os que se envolveram nesta luta – entre os quais se destacam os adventistas – que se soma à mudança, implementada em 2017, na agenda do ENEM, que deixou de ter provas aplicadas aos sábados”, destacou o presidente da Conib, Fernando Lottenberg.

O texto, sancionado na quinta-feira (3 de janeiro) pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê que seja assegurado o direito a estudantes em qualquer nível (exceto os de ensino militar) de se ausentar de prova ou aula marcada para um dia que tenha objeção religiosa para realização de determinadas atividades. A lei prevê ainda medidas como: prova ou aula de reposição, conforme o caso, realizada em data alternativa, no período de estudo do aluno ou em outro horário pré-agendado; e (ou) trabalho escrito ou outra modalidade de atividade de pesquisa, com tema, objetivo e datas de entrega definidos pela instituição de ensino.


FAA MORENA LANÇA LIVRO EM HOMENAGEM AOS 465 ANOS DE SÃO PAULO

328_first_5_7A antologia realizada pelo Sarau dos Conversadores e a Editora Patuá conta com outros 39 escritores

Faa Morena participou de mais uma antologia no Sarau dos Conservadores em comemoração ao aniversário da maior cidade do país, a tão amada e animada São Paulo. A apresentadora compartilhou a autoria de três escritas em “40 poetas em São Paulo” com outros 39 escritores, como o próprio nome sugere. Em suas redes sociais Faa agradeceu o convite e distribuiu elogios aos escritores do livro.

A coleção, com a realização da Editora Patuá, tem curadoria de Cacá Mendes, Edson Tobinaga e Mariana Torres. A obra abrange poetas que já participaram ou ainda participam do Sarau dos Conversadores, principal iniciativa do grupo Os Conversadores que, desde 2008, reúne artistas para promover, principalmente, a literatura e a música.


FUNDAÇÃO BIENAL APONTA CURADOR DA 34ª BIENAL DE SÃO PAULO

328_first_5_8

Jacopo Crivelli Visconti, curador da 34a Bienal de São Paulo. © Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo

A Fundação Bienal de São Paulo anuncia a indicação de Jacopo Crivelli Visconti como curador da 34ª edição da Bienal de São Paulo, que irá acontecer em 2020.
Nascido em Nápoles, Itália, em 1973, Jacopo Crivelli Visconti é crítico e curador independente. Radicado em São Paulo, é Doutor em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), é autor de Novas derivas (WMF Martins Fontes, São Paulo, Brasil, 2014; Ediciones Metales Pesados, Santiago, Chile, 2016). Como membro da equipe da Fundação Bienal de São Paulo (2001-2009), foi curador da participação oficial brasileira na 52ª Biennale di Venezia (2007).
“Crivelli Visconti reúne uma carreira com circulação internacional além de uma valiosa trajetória dentro do Brasil. Tem também uma grande conexão com a Fundação Bienal, o que possibilitará um trabalho de cooperação para um projeto ambicioso”, afirma o Presidente da Fundação Bienal José Olympio da Veiga Pereira.


SOBREVIVENTE DO HOLOCAUSTO ALERTA CONTRA NACIONALISMO CRESCENTE

328_first_5_9Em discurso no Bundestag (Parlamento alemão) em evento pelo Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, o historiador e sobrevivente do genocídio nazista Saul Friedländer alertou contra a crescente tendência nacionalista mundo afora e o ressurgimento do antissemitismo. Ele pediu à Alemanha que não se renda a essas tendências e continue lutando por tolerância, inclusão e pela “verdadeira democracia”.

“É claro que é legítimo criticar o governo israelense, mas a ferocidade e a dimensão das críticas têm sido absurdas e contêm um traço de antissemitismo velado”. “E o antissemitismo é apenas um dos flagelos que agora se infiltram numa nação após a outra. A xenofobia, a tentação de práticas autoritárias de governo e especialmente um nacionalismo cada vez maior estão em alta em todo mundo de maneira preocupante”” alertou.

Diante de um plenário lotado – com a presença da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente do país, Frank-Walter Steinmeier – Friedländer classificou o atual ódio contra judeus de “irracional, como sempre foi”.

O historiador de 86 anos, que cresceu em Praga na década de 1930, relembrou a fuga da sua família para a França e como ele foi escondido em um colégio interno católico. Friedländer fugiu da escola e foi de encontro a seus pais, que tentavam se esconder em um hospital. Friedländer foi aplaudido de pé ao final de seu discurso, em que narrou perseguição à sua família judia.

O Bundestag costuma realizar sessão especial para marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado em 27 de janeiro, data em que o campo de concentração nazista de Auschwitz foi libertado por tropas soviéticas em 1945.


PROCURADOR NEGA PEDIDO DE NETANYAHU PARA ADIAR ANÁLISE DE ACUSAÇÕES EM CASOS DE CORRUPÇÃO

328_first_5_10O Procurador Geral de Israel, Avichai Mandelblit, negou um pedido do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para adiar para depois das eleições de abril uma decisão sobre as acusações de corrupção que pesam contra ele.

Os advogados de Netanyahu se reuniram com Mandelblit na semana passada e pediram que ele não anunciasse o acolhimento das acusações em três casos de corrupção contra Netanyahu antes da eleição de 9 de abril, argumentando que isso significaria uma “intervenção” no processo eleitoral.

Em carta enviada à equipe jurídica de Netanyahu, no entanto, Mandelblit respondeu que a análise das acusações contra o premier é de “interesse público” e que “por mais impactante que seja (para o processo eleitoral) não há nada que impeça a justiça de dar prosseguimento à análise dos fatos sobre acusações contra o primeiro-ministro, sujeitas a uma audiência, antes da data das eleições”. Mandelblit argumentou que atrasar o anúncio de uma audiência por causa da preocupação de Netanyahu de que isso poderia prejudicá-lo politicamente equivaleria a uma intervenção nas eleições.

“Esse processo já estava em andamento mesmo antes da decisão de se convocar eleições, e não há justificativa para se desviar dele”, disse Mandelblit. (Raoul Wootliff, Times of Israel).

20
20